TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica De Pessoas - Uma Ferramenta Poderosa Renata Fernandes De Oliveira Lima Renatartemidia@yahoo.com.br FMN

Artigos Científicos: Gestão Estratégica De Pessoas - Uma Ferramenta Poderosa Renata Fernandes De Oliveira Lima Renatartemidia@yahoo.com.br FMN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  1.498 Visualizações

Página 1 de 6

Gestão Estratégica de Pessoas – uma

Ferramenta Poderosa

Renata Fernandes de Oliveira Lima

renatartemidia@yahoo.com.br

FMN

Resumo: “Neste artigo procurou-se apresentar uma breve análise da importância da gestão de pessoas

nas organizações e o quanto elas refletem positivamente nos resultados finais de uma empresa. Uma

gestão de pessoas eficaz aliada a gestão da inovação e conhecimento garantem vantagens competitivas

importantes e difíceis, podemos dizer quase impossíveis, de serem copiadas pelas concorrentes”.

1. INTRODUÇÃO ”O mundo esta em processo de globalização, isto é fato, principalmente nos planos econômico, tecnológico e das comunicações, o que tem ocasionado diversas mudanças na gestão administrativa das empresas”.

“Uma organização que pretende ter de si mesma uma visão estratégica precisa levar em conta que há um fluxo de conhecimentos que afeta a produção como um todo”.

“A Administração de Recursos Humanos, é algo novo, tem suas origens no início do século XX, após o forte impacto da Revolução Industrial, porém sofreu mudanças e aperfeiçoamento durante o passar dos anos”.

“É importante lembrar que a gestão de pessoas visa à valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava à técnica e o mecanicismo do profissional”.

“Portanto, as empresas são formadas por grupos de pessoas e dependem delas para atingir suas metas. Já para as pessoas, a empresa é o caminho para a conquista de vários objetivos pessoais. Por este ponto de vista, afirmamos que o trabalho em grupo é necessário. É vital! Não podemos entender as relações profissionais como meros recursos produtivos, é preciso valorizar o trabalho em grupo”.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Gestão de pessoas na atualidade empresarial.

“Atualmente o panorama é diferente, no lugar dos funcionários e chefes estão os colaboradores e os gestores. Para gerir pessoas não se pode mais ter uma visão mecanicista, metódica, é preciso discutir e entender as diferenças entre as técnicas obsoletas e as modernas juntamente com a gestão da inovação e do conhecimento”.

“O gestor de uma organização estará gerenciando pessoas o tempo todo, podendo ser uma equipe de uma micro empresa ou de uma multinacional. O grande desafio é conseguir incentivá-las, motivá-las e fazer como que os objetivos da organização sejam seus objetivos e que o trabalho, além de ser seu sustento, seja seu grande prazer”.

“Precisamos resgatar o papel do ser humano nas organizações, com a finalidade de torná-los competentes para atuar em suas atividades como colaboradores”.

“Quando realizada da forma correta, a gestão de pessoas torna-se uma excelente vantagem competitiva, pois a empresa que tem funcionários satisfeitos funciona inteiramente melhor. Não adianta ter um belo prédio, um produto útil, se as pessoas que compõe a empresa não se sentem parte integrante, é bem provável que as consequências não sejam as melhores”.

“Os avanços ocorridos nas últimas décadas têm levado as empresas a buscarem novas formas de gestão com a intenção de aprimorar o desempenho, alcançar resultados e atingir a missão institucional, somando esses fatores tem-se o pleno atendimento das necessidades dos clientes”.

2.2 Clima Organizacional como gerador de vantagem competitiva.

Para que haja sucesso na empresa, é preciso que os objetivos da gestão estratégica de pessoas estejam claros e definidos. O que vai garantir a qualidade nas ações desenvolvidas é a motivação dos colaboradores. Desenvolver e estimular a qualidade de vida vem sendo um dos grandes desafios da atualidade em várias instituições e também nas próprias pessoas, visando além da produtividade, o bem estar social que a pessoa merece. (SOVIENSKI e STIGAR 2008, p.58).

“O gestor de pessoas deve ter sempre uma perspectiva do que quer, ele precisa pensar o futuro, portanto faz-se necessário um planejamento estratégico que deixe os objetivos e metas bem claros”.

O gestor deve ser um facilitador para que as relações ocorram dentro dos princípios e missão da instituição. Certamente, este diferencial irá motivar as pessoas tornando-os parceiros e não apenas funcionários da empresa.

Os funcionários não são apenas técnicos ou recursos, são seres humanos dotados de uma série de fatores, tais como, inteligência, razão, emoção, sentimentos, que precisam ser mais valorizados no seu todo, ou seja, de forma integral, holística. Esses funcionários se vistos como parceiros, corresponsável pela empresa, terão maior produtividade e desenvolvimento.

Dessa maneira, é possível que as pessoas tenham prazer no trabalho, dando o melhor de si, desenvolvendo a criatividade, a inteligência, as habilidades mentais, não somente as habilidades e as capacidades técnicas.

2.2. Gerentes X Líderes.

De acordo com Stadler (2009, p.1-2):

Gerir pessoas significa captar, ambientar, desenvolver, monitorar e manter colaboradores (funcionários, empregados, parceiros) dentro da organização. Significa oferecer condições organizacionais para que o elemento humano possa aprender e aprimorar suas habilidades e, dessa forma, aliar os objetivos organizacionais aos seus objetivos pessoais. Significa também utilizar habilidades técnicas, gerenciais e interpessoais. As técnicas dizem respeito ao cotidiano do trabalho, as gerenciais estão relacionadas a tomada de decisão por parte do gestor e a interpessoal é o que diferencia os profissionais, esta capacidade é percebida como liderança.

A postura do líder reflete no desempenho da equipe e nos resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com