TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Artigo– Gestão Estratégica de Pessoas - Uma Ferramenta poderosa

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento do Artigo– Gestão Estratégica de Pessoas - Uma Ferramenta poderosa

Aluna: Lilian Ferreira Gomes              RA: 8070816085

Curso: Gestão em Recursos Humanos

Professor: Telma

Ficha Bibliográfica

Ficha Bibliográfica Gestão Estratégica de Pessoas - Uma ferramenta Poderosa 

Autora: Renata Fernandes de Oliveira 

Editora FMN 

Gestão Estratégica de Pessoas - Uma Ferramenta poderosa

Gestão de Pessoas na atualidade empresarial (pp 2 -4)

"Para gerir pessoas não se pode mais ter visão mecanicista, metódica preciso discutir e 
entender as diferenças entre técnicas obsoletas e as modernas, juntamente coma gestão da 
inovação e do conhecimento" (p. 2). 

"Precisamos resgatar o papel do ser humano nas organizações, com a finalidade de torna-los competentes para atuar em suas atividades como colaboradores”. (p2)

“É preciso também desenvolver ações com o objetivo de formar gerentes com postura participativa, com capacidade de estimular e orientar o desempenho dos colaboradores, possuir mecanismos para

avaliar o nível de satisfação do funcionário e os indicadores organizacionais, bem como possuir ações para identificar, analisar e solucionar problemas" (p. 2). 

"Assim, podemos afirmar que o sucesso das organizações depende do investimento nas 
pessoas, identificando, aproveitando e desenvolvendo o capital intelectual. A real vantagem competitiva no mercado não será somente representada no financeiro ou nos altos investimentos em maquinário e tecnologias, mas sim nas pessoas que compõe a organização que movimentam tudo isso no dia a dia” (p. 2). 

 “Além disso, as organizações devem se preocupar em constituir e manter um ambiente e 
clima de trabalhos propícios ao bem estar, satisfação e motivação de todos os colaboradores, 
através de técnicas e sistemáticas próprias. Em artigos publicado na revista Cientifica de Administração, disponibilizada no site docstoc.com,Sovienski e Stigar (2008,p.55), 
afirmam que existe alguns pontos básicos para um bom ambiente de trabalho que devem ser exercidos pela gestão de pessoas bem como por todos que constituem organização" (p.3).

"Promover maior integração entre os diversos grupos da organização; Criar nas equipes de trabalho uma consciência profissional, proporcionando meios para o resgate de autoestima; intensificar o treinamento; Investir no desenvolvimento profissional e pessoal não só intermédio de cursos, mas também de inovações no sistema de trabalho; permitir que o funcionalismo busque o seu próprio crescimento profissional; Reconhecer por meio de prêmios ou simplesmente por intermédio de elogio, oferecer feedback quanto ao desemprenho ". (p. 3) “A dedicação de determinado colaborador a empresa se da na medida de seu desenvolvimento emocional, ideológico  e politico com as propostas da empresa". (p. 4) 

Clima Organizacional como gerador de vantagem competitiva (pp. 4) 

 “O gestor deve ser um facilitador para que as relações ocorram dentro dos princípios e 
missão da instituição. Certamente, este diferencial irá motivar as pessoas tornando-as 
parceiros e não apenas funcionários da empresa. Os funcionários não são apenas aparato 
técnico, são seres humanos dotados de inteligência, razão, emoção e sentimentos que 
precisam ser valorizados no seu contexto global, ao passo que eles são vistos como 
colaboradores, a empresa terá maior produtividade, pois estarão envolvidos com os 
resultados e metas da empresa" (p. 4) 

“Esses funcionários se vistos como parceiros, co-responsavel pela empresa, terão maior 
produtividade e desenvolvimento" (p. 4). 

 

“Pois, proporcionando autonomia e incentivando que cada profissional busque seu próprio crescimento, é possível manter dentro das empresas, pessoas que estão buscando o sucesso pessoal e o organizacional" (p. 4). 

Gerente X lideres (pp. 5 - 6 e 7)  "Gerir pessoas significa, captar, ambientar, desenvolver, monitorar e manter colaboradores (funcionários, empregados, parceiros) dentro da organização. Significa oferecer condições organizacionais para que o elemento humano possa aprender e aprimorar suas habilidades e, dessa forma, aliar os objetivos pessoais. Significa também utilizar habilidades técnicas, gerenciais e interpessoais. As técnicas dizem respeito ao cotidiano do trabalho, as gerenciais estão relacionadas a tomada de decisão por parte do gestor e a interpessoal é o que diferencia os profissionais, esta capacidade é percebida como liderança". (p. 5) 

“Lideres precisam desempenhar seu papel organizacional com tamanha habilidade a fim de encontrar o equilíbrio entre as necessidades da maquina e as satisfações dos operadores desta. O estilo de liderança aplicado será fundamental para o crescimento coletivo ambiental organizacional a vida útil dos gerentes empresariais findou-se naquela empresa que deseja firmar-se no mercado competitivo do mundo atual e globalizado " o verdadeiro desafio reside em combinar uma liderança forte com um forte gerenciamento, usando um para contrabalançar o outro (kotter 2000, p 50 -51) (p. 5) 

“A postura do líder reflete no desemprenho da equipe e nos resultados da organização" (p. 6) 
 “Os valores éticos e morais são importantes para a formação de sustentabilidade da liderança permitindo aos lideres o progresso” (p. 6) 

“O líder eficaz é um eterno aprendiz. A aprendizagem requer abertura, curiosidade, sensibilidade e, sobretudo, contato com pessoas, ideais, valores e especialidades diferentes que permitam alargar os horizontes" (p. 6) 

Gestão do conhecimento e da inovação (pp. 7 - 8 e 9) 

"Entretanto, apenas saber muito sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior  vantagem sobre outras organizações é ai que entra e Gestão do conhecimento e da inovação que é de fundamental importância para sobrevivência e manutenção de uma vantagem competitiva sustentável" (p. 7 -8)  ”Podemos assim afirmar que a gestão da inovação é primordial para desenvolver os negócios da empresa. Diferentemente da gestão de negócios, a qual esta relacionada á qualificação e treinamento nos processos corporativos, a gestão de inovação é mais profunda, ela exige uma associação do gene da inovação com o dos negócios". (p. 8)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (176.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com