TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão estratégica das pessoas - uma ferramenta poderosa

Projeto de pesquisa: Gestão estratégica das pessoas - uma ferramenta poderosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.913 Palavras (28 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 28

Introdução

Gestão de pessoas é um departamento que tem como finalidade comandar os profissionais dentro da organização.

O objetivo dessa consultoria é auxiliar a empresa Gráfica Impress, na implantação do subsistema gestão de pessoas em sua organização, onde encontra-se com problemas por ter seu foco somente na produção, justificando sua importância pelo fato de ter ocorrido um crescimento significativo, dependendo dos resultados individuais, se deparando com a necessidade de tornar sua gestão mais profissional.

Com a situação da Gráfica Impress, apresentaremos formas de como se implantar uma gestão de pessoas na organização, sabendo que na atualidade se ter uma gestão de pessoas que desenvolva seu papel com eficiência, é um dos maiores desafios das organizações.

No primeiro passo, apresentaremos a importância das pessoas dentro das organizações e como uma gestão estratégica contribui com o sucesso da empresa.

Etapa 1

Passo 1

Gestão Estratégica de Pessoas - uma Ferramenta Poderosa

Na gestão administrativa das empresas têm ocorrido mudanças ocasionadas pela globalização. O bom desempenho de uma organização dependerá de uma gestão envolvida e participativa, adequadamente planejada, com pessoas atentas a novas técnicas de conhecimento, diferenciando recursos humanos e gestão de pessoa, minimizando o formato mecânico na execução das tarefas e descentralização do poder.

Desse modo, transformando chefia e funcionalismo em gestores e colaboradores. Para isso, a utilização de ferramentas com inovação, incentivo, motivação, valorização de talento e capacidade humana.

Neste contexto percebe-se que em qualquer segmento o sucesso produtivo será alcançado fundamentalmente com o trabalho em grupo.

O gerenciamento de pessoas objetiva o bem funcionamento da empresa, porem, deve trazer também satisfação dos seus colaboradores, que terão maior desempenho em suas tarefas, alcançando resultados positivos.

O investimento em pessoas nas suas habilidades e potencial diferencia e identifica os avanços no atendimento das necessidades do cliente.

A preocupação em construir e manter um ambiente de trabalho agradável deve ser uma das prioridades de um gestor, além do planejamento e a definição de metas. Por tanto, algumas medidas como segurança, admissão seletiva, boa remuneração, incentivos financeiros ou não; e outras devem ser tomadas.

O reconhecimento das diferenças entre lideres e gerentes facilita e aprimora a gestão, além de auxiliar na compreensão do comportamento humano.

A capacidade de influenciar e conquistar a confiança das pessoas é uma habilidade de um líder, que com isso encontra o equilíbrio entre a necessidade da maquina e a satisfação de seus operários; a postura de liderança reflete diretamente no resultados da organização, onde o conhecimento e inovação são recursos essenciais.

O conhecimento voluntariamente adquirido é necessário para que se dê a inovação, que tem por finalidade melhorar e diferenciar produtos ou serviços das empresas objetivando a agregação de valor. Continuamente em processo de desenvolvimento, o ser humano tem necessidade de se entender tudo o que se passa ao seu redor, porem absorvem as informações de maneira diferente um do outro.

As pessoas que compõem as empresas devem objetivar os mesmos resultados. A gestão de pessoas nas organizações reflete positivamente ou negativamente nos resultados finais, e tomam-se então a sustentação das organizações prestadoras de um serviço de alta qualidade.

A Gestão de Pessoas como Parceira Principal para o Sucesso Organizacional

A Gestão de Pessoas trata-se de buscar o alcance produtivo, relacionando os interesses individuais com profissionais. Sempre aprimorando suas formas de gestão, para assim ter uma finalidade satisfatória em ambas as partes.

Com a mudança do mercadológico é importante manter o equilíbrio e flexibilidade dentro da organização, pois a mudança das pessoas é inevitável, atingindo o processo produtivo. Por isso é necessário a Gestão de Pessoas entrarem na experiência estratégica de acompanha, treinar, desenvolver e avaliar.

As pessoas que produzem, aprimoram e criam são tratados como colaboradores, pois essas atentem e servem os clientes.

A Gestão de Pessoas hoje em dia deve ser moderna e reestruturada, pois é importante no alcance na qualidade do serviço. Precisa-se de agilidade nas decisões, valorização do serviço, participação e preocupação com quem esta envolvida na organização. Para ter o sucesso organizacional esperado, é necessário que haja investimento nas pessoas, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual.

Os parceiros da Organização

As organizações são como um conjunto, onde buscam seus interesses, podendo ter um relacionamento abrangente com outras, interligando a satisfação.

O processo produtivo e de geração de riqueza tem como objetivo ter uma participação conjunta de parceiros para se tornar viável. Estes parceiros contribuem para terem um retorno.

Quando os investimentos desses processos dão certo, os parceiros tende manter os investimentos. Já quando ocorre o contrario estes mesmos investimentos são diminuídos. As empresas devem tratar seus parceiros igualmente.

Passo 2

Passo 3

Ações Estratégicas

A Gráfica Impress esta passando por algumas dificuldades sobre a má administração, o Sr Paulo não soube administrar o crescimento da mesma. A falta de plano de ação dentro da empresa veio acarretando os problemas diversos com os próprios funcionários não tenta comprometimento, pontualidade na entrega do serviço, aonde veio às reclamações dos clientes por não entregar o produto na data correta. Foi onde que o Sr Paulo errou por não ter feito uma plano de ação e estratégicas ele estava interessado em produzir não queria saber sobre seus funcionários e como estavam os desempenhos das equipes.

O Sr Paulo Precisa fazer com Toda sua equipe (compras, vendas, finanças, administrativo, gestores e etc.), treinamento, integrações, reuniões de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com