TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica de Pessoas – Uma Ferramenta Poderosa

Por:   •  1/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

Nome: Amanda Rita de Mello

RA: 8875410723

ETAPA 1

Passo1

RESUMO - Gestão Estratégica de Pessoas – Uma Ferramenta Poderosa

Á algum tempo atrás, os recursos humanos trabalhavam de outra forma, de uma forma mais fechada, mais metódica, onde o funcionário só obedecia e não expunha seus conhecimentos, só executava o que era mandado. Agora as organizações não são mais assim, são feitas de colaboradores e gestores, onde todos trabalham junto, as organizações estão mais democráticas. Estamos na fase da inovação e do conhecimento.

O desafio do gestor ainda é gerenciar os funcionários só que de uma forma mais diferente, eles tem o desafio de incentivar seus colaboradores, de motivá-los a correr atrás dos objetivos da organização. Fazer as pessoas trabalharem não só por dinheiro, mais também por prazer, satisfação. Fazer aquela organização ter destaque no mercado com a qualidade de seus serviços prestados.

Hoje o talento humano e sua capacidade são notados pelos seus gestores, e tende serem valorizadas, pessoas satisfeitas com o seu trabalho funciona perfeitamente dentro de uma organização, e com isso a organização funciona maravilhosamente bem, não adianta investir em estruturas, em qualidade nos produtos e não investir em pessoas, em buscar talentos.

Estamos hoje na era do conhecimento o mais importante, onde esta o sucesso de grandes e boas organizações é o treinamento. Treinar pessoas, investir em pessoas para alcançar os objetivos dentro de uma organização. E claro é muito importante conseguir manter esse ambiente agradável e propicio para manter a satisfação de todos os colaboradores.

Junto com a organização o gestor tem que ter uma perspectiva do que quer, ela precisa pensar e preservar o presente e também o futuro. O gestor tem sempre que este pronto para facilitar, ajudar seus colaboradores para que as relações ocorram bem dentro da organização dentro dos princípios da missão da instituição. Não podemos esquecer que nossos colaboradores são seres humanos, com inteligência, emoção, sentimentos... O melhor investimento de uma organização é um investimento em seus colaboradores, tais como: Proporcionar segurança ao pessoal no emprego, alta seletividade na admissão, remuneração elevada, incentivos financeiros e não financeira participação acionária ou nos lucros, partilhar informações, descentralização das decisões, formulação de equipes e reformulação dos processos, treinamento e desenvolvimento de habilidades, rotação de função e ampliação do trabalho, igualdade simbólica, diminuição da importância da remuneração, prioridade para promoções internas. São todas estratégias válidas para a competitividade durante um tempo, depois para ampliar o tempo dessas estratégias é saber administrar essas pessoas, não adianta serem só prometidos, colados em papel todos esses desafios e motivações, tem que ser colados em pratica. Sendo assim os seus colaboradores terão prazer no trabalho e com isso dando sempre o seu melhor, estão sempre procurando conhecimento e crescimento pessoal e organizacional.

Temos variações de tipo de lideres, podemos citar alguns deles: líderes coercitivos, líderes controladores, líderes orientadores, líderes integradores. Um bom líder tem credibilidade seja La com quem for dentro da organização, e credibilidade agente conquista, não se compra, um bom líder deve ter como características principais, se conhecer, praticar seus valores, transparência, saber dizer não quando necessário souber escutar, saber também ser escutado e claro saber reconhecer seus erros. Um bom líder é um eterno aprendiz. O líder deve caminhar sempre ao lado do conhecimento e da inovação.

RESUMO 2 – A gestão de pessoas como parceira principal para o sucesso organizacional

A gestão de pessoas hoje tem como papel relacionar os interesses individuais com o dos funcionários, visando sempre o alcance da produtividade. Mas não são todas as organizações que adquiriram os gestores, ainda existem organizações que tratam seus colaboradores como produto como números.

As organizações que enxergam seus funcionários como pessoas e não como lucros, nelas existem gestores com suas estratégias para um melhor desempenho de seus colaboradores e não funcionários. Sim hoje dentro de uma empresa inteligente tratam-se os funcionários como colaboradores, uma tática inteligente e inovadora. Por isso hoje muito se fala em gestão de pessoas e não em Recursos Humanos.

De um lado, o trabalho preenche um espaço significativo no dia-a-dia de nossas vidas, pois é através dele que depende a nossa sobrevivência. De outro lado, as organizações dependem diretamente das pessoas para alcançar sua produção e qualidade competitiva. Assim, essa relação entre colaborador e organização reflete ativamente na transformação da área de Gestão de Pessoas. Dentro de uma organização o bem mais precioso é o capital humano.  A base fundamental do crescimento de uma organização é o potencial humano, na criatividade, na forca do trabalho na relação entre colaborador e gestor, o compromisso e a inovação de ambas as partes. O segundo passo para o sucesso de uma organização aprimoramento e modernização do processo produtivo através de estratégias voltadas para as competências do colaborador. Para que haja resultados dessa adaptação, as organizações além de expandir o pensamento o gestor, redefinir estratégias empresariais e de mercado, aprimorar habilidades e atitudes, desenvolver e aperfeiçoar as pessoas deverá incorporar uma visão fortemente voltada para as necessidades do negócio. A modernização e a reestruturação da gestão de pessoas deixaram de ser uma opção e passaram a ser uma questão crítica no alcance da qualidade nos serviços. Cada cargo dentro de uma organização exige conhecimentos específicos e conhecimentos essenciais. Usar esses conhecimentos de forma adequada faz com que as pessoas construam seus próprios valores e com eles possam ser inovadores e pró-ativos dentro das organizações, tornando-se cada vez mais o maior bem já existente no mundo empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com