TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica de Pessoas – Uma Ferramenta Poderosa

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.912 Palavras (40 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 40

ETAPA 01 – Passo 01:

Fichamentos individuais que retratam a importância das pessoas dentro das organizações e também como uma gestão estratégica contribuí com o sucesso empresarial. Proporcionando melhor compreensão dos desafios da área de gestão de pessoas, possibilitando agregar novos conhecimentos.

Fichamentos embasados nos artigos:

• LIMA, Renata Fernandes de Oliveira. Gestão Estratégica de Pessoas – uma Ferramenta Poderosa. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9lr9AyNKXpDQkFzRXh0Y1YxRWs/edit?usp=sharing>. Acesso em: 02 nov. 2014.

• DALLA VALLE, Cátia et. al. Gestão de Pessoas como parceira principal para o sucesso organizacional. Disponível em: <http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_014/artigos/artigos_vivencias_14/n14_03.pdf> e compartilhado em:

<https://drive.google.com/file/d/0B9lr9AyNKXpDelpVRjBMdnR3VWs/edit?usp=sharing>. Acesso em: 02 nov. 2014.

DANILO DA SILVA SOUZA.

LIMA, Renata Fernandes de Oliveira. Gestão Estratégica de Pessoas. Uma ferramenta poderosa. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9lr9AyNKXpDQkFzRXh0Y1YxRWs/edit?pli=1>. Acesso em: 18 mar 2015.

Gestão Estratégica de Pessoas – Uma Ferramenta Poderosa:

O texto Gestão Estratégica de Pessoas, aborda um tema bastante comentado na atualidade, aborda a importância e o diferencial de uma gestão de pessoas aliada com uma gestão inovadora e seus principais benefícios.

Com o fato da globalização principalmente no que tem envolvimento com a parte empresarial, exigiu a necessidade de mudanças que foram adotadas nos últimos tempos, uma das principais mudanças foi ha valorização do funcionário na parte de gestão de pessoas.

O mercado se tornou mais competitivo e assim a busca por talentos se tornou mais necessário nas empresas e a valorização dos seus talentos hoje é algo indispensável.

As empresas buscam qualificar melhor seu empregado com isso tento um retorno positivo em relação a organização, hoje os funcionários são muito mais completos empenham varias funções.

Hoje os seres humanos são sem sombra de duvidas a potencia das grandes organizações, eles que dão vida ao cotidiano dos processos, tomadas de decisões e colocam em pratica a gestão qualificada e inovadora.

Com isso de valorizar o funcionário foi criado uma competitividade saudável onde os funcionários buscam cargos de liderança e iniciasse uma disputa onde o melhor tem como recompensa em grande maioria das vezes uma premiação ou reconhecimento.

Hoje as organizações são muito mais focadas nas relações humanas ao contrario dos séculos anteriores, onde colabores eram vistos como produtos e não como parceiros. Vendo isso o passo foi crucial para evolução do mercado de trabalho e hoje são indispensáveis nas grandes empresas, gerando uma forma eficaz de liderança e assim dando os devidos valores a todos os envolvidos.

Palavras chave: Gestão de Pessoas - Vantagem Competitiva - Liderança.

DANILO DA SILVA SOUZA.

DALLA VALLE, Cátia et. al. Gestão de Pessoas como parceira principal para o sucesso organizacional. Disponível em: <http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_014/artigos/artigos_vivencias_14/n14_03.pdf>. Acesso em: 18 mar 2015..

Recursos Humanos x Gestão de Pessoas

O texto analisado relata as seguintes diferenças entre o recurso humano e a gestão de pessoa. Como fato ele comentado é de que o tempo de departamento de pessoal de recursos humano era levado de uma forma mecânica, onde somente era abordados assuntos como folha de pagamentos e contratação de funcionários, isso era uma visão mais fechada sobre o assunto, o funcionário apenas executava ordens, uma cultura de cumprimentos de tarefas, não existia inovação nem adaptação, porque a função era repetitiva de forma mecânica não permitindo inovação.

Já a gestão de pessoa veio com o intuito de mudar esse cenário, ela permite a capacitação e envolvimento do ser como peça fundamental de uma organização. A área denominada como Recursos humanos deixaram de ser apenas mais um departamento da organização e se tornou um dos elos mais importante.

No cenário de hoje o ser humano passou a ser mais valorizado e se tornou algo de tal importância para organização, graças essas mudanças podemos valorizar mais a mão de obra e talentos que antes eram somente vistos como simples funcionários e hoje são a grande e principal potencia.

Nos dias atuais o foco da organização é estimular o desenvolvimento do funcionário para que o mesmo possa crescer intelectualmente, e com isso a empresa crescer com suas ideias e inovações. Hoje podemos dizer que as organizações estão dispostas a dar uma condição necessária para o funcionário mostrar e valorizar a empresa que atua, assim não querendo se quer buscar novas alternativas no mercado externo.

Palavras chave: Gestão de Pessoas – Recursos Humanos - Capital Intelectual.

DANILO DA SILVA SOUZA.

MENDONÇA, Mario. Os parceiros da organização. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9lr9AyNKXpDelpVRjBMdnR3VWs/edit?pli=1>. Acesso em: 18 mar 2015.

Os parceiros da Organização

O texto os parceiros da organização de Mario Mendonça, aborda um tema interessante sobre sociedade e parcerias de organizações, no tema abordado ele fala sobre a organização e seus processos.

Descrição principal da organização é de que ela esta dentro de um complexo conjunto de interesses, com isso cada organização forma uma rede de relacionamento buscando servir de alguma forma os interesse de diversos públicos e também a si mesmo. Esses públicos são organizações que tem como principal envolvimento os investidores, funcionário e fornecedores, cada um exerce uma função essencial para este andamento e desenvolvimento. Os investidores são os responsáveis por contribuir com toda parte de matérias prima, serviços e tecnologias, assim se tornando um fornecedor e tem como principal objetivo obter lucros e novos negócios. Investidores e Acionistas cuidam de toda a parte do capital e investimento, principal objetivo são os lucros definitivos. Os empregados dispõem das habilidades e conhecimento, buscando salários e benéficos. Os clientes buscam a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.8 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (49.3 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com