TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica: Empresa Grimm

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Módulo: 3

Atividade: Atividade Individual

Título: Caso Grim Entretenimento S.A.

Aluno:

Disciplina: Gestão Estratégica

Turma: 1215-5_2

Introdução

Grim Entretenimento S.A. é uma empresa do ramo de entretenimento que foi criada há doze anos e hoje ocupa uma posição de destaque no mercado que atua. Possui colaboradores com alto nível de treinamento e que buscam o desempenho como excelência.

Situação da Grim Entretenimento S.A.

A empresa passa atualmente por um período atordoado, devido ao crescimento da concorrência, uma falta de visão estratégica do que estaria por vir após anos de liderança no setor de atuação e falta de planejamento nos diversos setores da empresa, tais como, treinamento, custos, aumento das despesas administrativas. Alguns funcionários mais antigos também foram demitidos por causa desta turbulência que está sendo enfrentada.

Posicionamento e recomendações do diretor escolhido

O diretor escolhido foi o Bankropt, que é Diretor financeiro da empresa. O posicionamento tomado por este diretor está embasado em dados e fatos da empresa em questão, onde o aumento de custos e despesas e a falta de treinamento e renovação são as grandes dificuldades enfrentadas no momento.

Dois pontos fracos e dois pontos fortes para a Grim nas recomendações do diretor escolhido

Bankropt não tem o feeling da área operacional, ou seja, não possui nenhuma relação com clientes e principais fornecedores da empresa, isso o deixa em uma posição mais desfavorável quanto a negociação com os clientes e fornecedores da empresa.

Outro ponto fraco que podemos detalhar foram as normas severas imposta por ele para controle dos gastos e a criação de um novo cargo de auditor de contas que acabou criando um ambiente hostil em toda a empresa. Entretanto esse ponto fraco citado acaba sendo também um ponto forte nas suas recomendações. Pois segundo Certo at. al., esse controle criado pelo Diretor financeiro abrange o cumprimento de uma série de etapas por parte do gestor, que envolvem...
 “
 análise do ambiente;
 
 estabelecimento de diretrizes organizacionais;
 
 formulação, implementação e controle da estratégia.”

Desta forma o diretor com os dados em mãos pode analisar o que está acontecendo detalhadamente com a empresa, estabeleceu novas diretrizes organizacionais e implementou um novo controle de gastos.

O segundo ponto forte é já ter mostrado que é capaz de entregar bons resultados financeiros nos primeiros anos da empresa, conquistando a confiança do presidente da empresa, também de conhecer seus pontos fracos (área operacional, contato com clientes e fornecedores) e quem tem a capacidade de atuar nessa área.

Ações propostas, por esse diretor, para potencializar os pontos fortes e neutralizar os fracos

Como explanado no tópico anterior o diretor Bankropt propôs ações de corte de gastos que aumentaram 33% nas despesas administrativas, as áreas operacional e de marketing aumentaram seu número de pessoal, representando um acréscimo de 12%, sendo que o custo de cada funcionário da empresa aumentou sobre a receita 12%. Nem as campanhas promocionais de marketing, tampouco as medidas paliativas tomadas por seus colegas não representaram nenhuma economia significante.

Sendo assim ele potencializa seus pontos fortes no ajuste de custos e investimento nos funcionários e em tecnologia (que pode reduzir os custos operacionais) e ao mesmo tempo neutraliza os pontos fracos motivando novamente os funcionários trilhando-os à redução de custo

Conclusão

Analisando a atual da Grim Entretenimento S.A., observa-se que a mesma não passa por uma crise tão grave e sim um momento de turbulência devido à falta de experiência da equipe em tempos de crise. Desde o nascimento da empresa a mesma sempre passou por momentos tranquilos de ganhos e premiações, fazendo com que a mesma nunca tivesse atravessado um cenário turbulento. O diretor Bankropt mostra através do ajuste de custos e despesas baseado no pensamento de Porter, que menciona na estratégia de liderança do custo total, alguns pontos que são considerados para a recuperação da empresa diante esta turbulência como:  
 
 busca vigorosa da redução de custo e das despesas gerais pela experiência;

    minimização do custo de áreas como P&D, assistência, publicidade e vendas;
 
 projeto de produto visando à fabricação a baixo custo;
 
 boa engenharia de processos e eficiência das operações;
 
 intensa aplicação de tecnologia;

Como não se trata de uma crise profunda e somente um momento turbulento da empresa, esses ajustes estruturais na empresa precisam ser efetuados para que possa se reestabelecer o caminho assim trilhado pela empresa anteriormente, onde não havia a crise.

Referências bibliográficas

HITT, Michael. et al, Administração Estratégica. São Paulo: Pioneira, 2002.

PORTER, Michael E., Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro: Elsiever, 2004.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (49.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com