TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Organizacional

Artigo: Gestão Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha: Organização e Gestão, objetivos do Ensino e Trabalho dos Professores.

A organização e a gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição escolar, de modo que alcance os objetivos educacionais esperados. Os termos organização e gestão são, frequentemente, associados à ideia de administração, de governo, de provisão de condições de funcionamento de determinada instituição social – família, empresa, escola, órgão público, entidades sindicais, culturais, cientificas, etc – para a realização de seus objetivos.

No caso da escola, a organização e a gestão referem-se ao conjunto de normas, diretrizes, estrutura organizacional, ações e procedimentos que asseguram a racionalização do uso de recursos humanos, materiais, financeiros intelectuais assim como a coordenação e o acompanhamento do trabalho das pessoas.

A condução dessas funções de racionalização e coordenação e acompanhamento, mediante várias ações e procedimentos, é o que se designa “gestão”, a atividade que põe em ação um sistema organizacional.

Dessa definição geral, são extraídas duas consequências importantes. A primeira é que as formas de organização e de gestão são sempre meios, nunca fins. A segunda é que, conceitualmente, a gestão faz parte da organização, mas aparece junto com ela por duas razões: a) a escola é uma organização em que tanto seus objetivos e resultados quanto seus processos e meios são relacionados com a formação humana e fortalecimento das relações sociais, culturais e afetivas que nela têm lugar; b) as instituições escolares, por prevalecer nelas o elemento humano, precisam ser democraticamente administradas, de modo que todos os seus integrantes canalizem esforços para a realização de objetivos educacionais, acentuando-se a necessidade da gestão participativa e da gestão da participação.

A organização e a gestão da escola visam:

a) Prover as condições, os meios e todos os recursos necessários ao ótimo funcionamento da escola e do trabalho em sala de aula;

b) Promover o envolvimento das pessoas no trabalho, por meio da participação, e fazer a avaliação e o acompanhamento dessa participação;

c) Garantir a realização da aprendizagem para todos os alunos.

O sistema escolar e as políticas educacionais têm-se centrado na escola como unidade básica e como espaço de realização das metas do sistema escolar.

A escola é instância integrante do todo social, sendo afetada pela estrutura econômica e social, pelas decisões políticas e pelas relações de poder em vigor na sociedade.

Há uma relação de influência mútua entre a sociedade, o sistema de ensino, a instituição escolar e os sujeitos – ou seja, as políticas e as diretrizes do sistema de ensino podem exercer forte influência e controle na formação das subjetividades de professores e alunos.

Segundo o pesquisador português Licínio C. Lima (1996), as escolas têm uma relação de dependência com o sistema de ensino, não funcionam isoladamente. Todavia, essa dependência é relativa, já que podem assumir sua margem de autonomia.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com