TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Organizacional

Ensaios: Gestão Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  3.377 Palavras (14 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .............................................................................. 4

2 DESENVOLVIMENTO ................................................................... 5

2.1 Estrutura Organizacional ................................................................................... 5

2.2 Áreas da Administração ...................................................................................... 7

2.3 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas ..................................................... 10

2.4 Plano de Remuneração e Benefícios .................................................................. 12

2.5 Ética , Política e Sociedade ................................................................................. 15

2.6 Área Econômica no Setor Público ....................................................................... 16

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................... 17

4 BIBLIOGRAFIA .............................................................................. 18

1. INTRODUÇÃO

O Presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos , na área de Gestão Organizacional das empresas .

A gestão Organizacional é a filosofia administrativa que visa planejar, organizar, implementar, avaliar e controlar a performance conjuntural de uma organização empresarial, buscando a eficiência dos processos, a eficácia das ações, o aumento da produtividade e o desempenho qualitativo dos serviços e das atividades afins, e por fim, mas, não por último, a Qualidade de Vida no ambiente empresarial. Nos seguintes tópicos abordarei , a estrutura organizacional , áreas da administração , treinamento e desenvolvimento de pessoas , planos de remuneração e benefícios , ética politica e sociedade , e área econômica do setor publico .

A proposta deste trabalho é apresentar os principais conceitos que envolvem as teorias das estruturas organizacionais e alguns tipos de estruturas das organizações , contrapondo opinião de diversos autores .

2.1 Estrutura Organizacional

Toda empresa ou organização possui departamentos que possibilitam o andamento e sucesso do planejamento. Esses departamentos são responsáveis por áreas especificas : funções, pessoas, clientes, áreas geográficas , entre outros. A estrutura organizacional da empresa , portanto, é definida por esses critérios de departamentalização . Identificar as responsabilidades de cada departamento é essencial para a estrutura organizacional , pois elas são as obrigações ou os deveres das pessoas, pela realização de tarefa ou atividades da empresa.

Tratando este capítulo de organizações e suas estruturas , deve-se conceituar , mesmo que brevemente , alguns termos que serão recorrentes ao longo deste texto .

Muitos foram os autores que expuseram seus pontos de vista e suas definições a respeito de organização e estrutura organizacional .

Maximiano (1986:153) explica que para juntar todas tarefas especializadas , é necessário estabelecer uma rede de relações entre indivíduos ou grupos de indivíduos , de forma que seus trabalhadores sejam coordenados e coerentes com a tarefa final. Esta estrutura de coordenação chama-se estrutura organizacional .A estrutura Organizacional , portanto ,é o produto das decisões de divisão e coordenação do trabalho , e define não apenas as atribuições especificas , mais também o modo como devem estar interligados os diversos grupos especializados , chamados departamentos .

Segundo Vasconcellos (1989:3) a estrutura de uma organização pode ser definida como resultado de um processo através do qual a autoridade é distribuída , as atividades desde os níveis mais baixos até a Alta Administração são especificadas e um sistema de comunicação é delineado permitindo que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade que lhes compete para atingir os objetivos organizacionais .

Para Oliveira (2000:85) a estrutura organizacional é um conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades , comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa .

Estrutura organizacional desempenha um papel fundamental, tanto para uma empresa e seus funcionários. Muitos fatores influenciam a forma como uma empresa desenvolve e do estilo e da cultura finalmente implementado pela administração. O produto, alcance e natureza do negócio desempenham papéis importantes e da estrutura organizacional do negócio pode fazer a diferença entre sucesso e fracasso. Muitas organizações optam por implementar o modelo de

Estrutura organizacional Vertical e Horizontal:

Estrutura organizacional vertical

Uma estrutura organizacional vertical funciona com base em uma cadeia de comando que começa pelo presidente da empresa e vai ate os departamentos mais baixos. Uma desvantagem deste tipo de estrutura e que ela tende a ser burocrática e não estimula a comunicação entre as pessoas de níveis diferentes. Este tipo de organização se destaca por agilizar a tomada de decisões e favorecer a coordenação das atividades da empresa.

Estrutura organizacional horizontal

Uma estrutura horizontal agrupa as pessoas com base em suas habilidades e funções. Ela pode agrupar aqueles que trabalham juntos em um departamento específico ou os que trabalham em uma determinada área, como finanças ou marketing. Uma vantagem deste tipo de hierarquia é que estimula a comunicação entre os empregados e também facilita a propagação do conhecimento. A desvantagem é que conforme a empresa cresce, pode faltar integração entre as diferentes funções ou departamentos.

2.2 Áreas da administração

Administração se baseia no ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Mas nada adianta conhecimento de uma técnica e esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com