TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Organizacional

Ensaios: Gestão Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

onceito

Para Maximiano uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo ( ou conjunto de objetivos), ou seja , é um grupo de pessoas que combinam seus próprios esforços e outros tipos de recursos para alcançar objetivos comuns.

Entretanto nem todos os relacionamentos são estruturados pela administração. Porque os simples relacionamentos hierárquicos não nos dizem nada sobre a forma com que as partes influenciam-se entre si e com o todo. As organizações podem ter um caráter formal ou informal e , na busca de resultados , elas estabelecem normas e regulamentos como linhas de condutas para as das atividades . Enquanto as organizações informais nascem espontaneamente, não tenho normas e regulamentos formalizados, nas formais tudo isso é necessário, além de um objetivo.

Quando procura um resultado mais rápido ou de melhor qualidade, o individuo sempre dirige ás organizações. Lacombe e Heilborn dizem que a organização obtém, em media, desempenho tão superior aos indivíduos, que na maioria dos casos, fica difícil para uma pessoa competir sozinha com aquilo que esta sendo executado por uma organização. A admistração da organização sofreu aos longos dos anos muitas alterações em razão do aumento da sua complexidade, e tais organizações foram se desenvolvendo da mesma forma pela qual ocorreu o desenvolvimento das necessidades das sociedades. A organização devera definir a estrutura organizacional que melhor represente sua forma de atuação e, para isso, é necessário um conjunto de regras mais ou menos permanente e uma estrutura que estabelece os papeis e as relações de cada membro.

Obesrva-se, porem, que a organização é dinâmica e vau se alterando conforme as necessidades, e as mudanças organizacionais ocorrem quando se conjugam as pressões externas com forças internas. Existe um entendimento que não existe a melhor forma de estruturar uma organização, mas sim, aquela que melhor se adapte ao seu modo de trabalho, a sua cultura. È função do administrador realizar essa analise e definir qual será a melhor maneira a ser adotada. Para Bateman e Snell, devido a essa dinâmica organizacional, estratégica e de necessidades de resultados, novas estruturas organizacionais são criadas e todas têm como objetivo tornar as organizações mais organizas e proativas, potencializando o seu desempenho. Bateman e Snell citam que as organizações mais orgânicas e proativas são aquelas baseadas em equipes constituídas com base em diferentes unidades funcionais, e essas equipes interfuncionais de empregados são ordenadas em grupos que partilham responsabilidades e tem muita autoridade nas tomadas decisão.

Para muitas organizações, começou a parecer lógico que aqueles que eram afetados deveria fazer parte do processo de tomada de decisões. Seu julgamento deveria ser o mais lógico e, uma vez que estavam envolvidos na tomada de decisão, a implantação deveria ser mais eficaz. Assim nos últimos anos, muitas organizações tentaram descentralizar seu processo de tomada de decisão. Na busca para conseguir realizar esses objetivos, Drucker afirma que devemos seguir alguns princípios de organização. Um deles , certamente, é que a organização precisa ser transparente e é muito importante que as pessoas conheçam e compreendam a estrutura organizacional na qual se espera que trabalhem.

Organização Horizontal

De acordo com Lacombe e Heiborn, para que exista uma organização formal é necessário, alem do objetivo, um conjunto de regras mais ou menos permanentes e uma estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com