TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão, comunicação e pessoas

Projeto de pesquisa: Gestão, comunicação e pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.166 Palavras (17 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO O sucesso organizacional está diretamente relacionado às práticas gerenciais aplicadas em uma empresa. A efetivação desse processo dá-se através da comunicação entre indivíduos que atuam nos diferentes níveis da organização. Nesse contexto, este projeto tem por objetivo demonstrar os benefícios de uma ação comunicativa no âmbito interno associada a estilos de gestão democráticos e transparentes, com prioridade no fator humano, bem como apresentar uma pesquisa bibliográfica pautada em teorias e conceitos acerca do tema comunicação organizacional – especificamente a comunicação interna da organização. Para alcançar tais objetivos, optou-se pelo relato do modelo de comunicação interna da rede varejista Fast Shop. Comunicação Interna; Gestão de Pessoas; Fast Shop.

Introdução

No mundo das organizações, pessoas formam grupos para alcançarem objetivos comuns e atender às suas necessidades. Deste modo estabelecem uma cultura que impulsionam os indivíduos a agirem, interagirem e se organizarem dentro de uma empresa.

A interação entre as pessoas e as empresas é fundamental para estabelecer um bom relacionamento interno e, para evitar possíveis conflitos entre as diferenças de objetivos dentro da organização. É importante a conciliação de interesses das pessoas com os da empresa, para que ambos sejam sucedidos. Para isso acontecer a comunicação interna é imprescindível.

Nos últimos anos, em função do esforço para aumento da produtividade e da qualidade, a comunicação interna tem sido mais valorizada nas empresas. Antes e depois da chegada das tecnologias nas organizações, a comunicação interna vem se consolidando como um fator estratégico para o sucesso das organizações, ocupando cada vez mais um espaço relevante. Pode-se definir comunicação interna como uma série de ferramentas utilizadas para promover a interação e a troca de informação entre a empresa e seus colaboradores.

Apesar de existir muitas formas de obter informações e conhecimentos, nem sempre significa que estamos nos comunicando. Existe uma grande diferença entre comunicação e informação. Numa empresa não é diferente. Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos colaboradores porque não são divulgadas de forma adequada e outras informações sequer chegam aos verdadeiros destinatários porque um gestor não identificou a essência comunicativa de determinado fato.

A comunicação interna é uma ferramenta estratégica para a compatibilização dos interesses dos colaboradores e da empresa, através do estímulo do diálogo, à troca de informações e experiências e a participação de todos os níveis hierárquicos da empresa. É, na verdade, um fator contribuinte ao clima organizacional.

As ferramentas da comunicação interna podem variar de um cartaz parabenizando os aniversariantes do mês à foto do colaborador de maior destaque no período, passando por um programa de tv com o mais alto executivo da instituição transmitido no refeitório da fábrica. Geralmente engloba a comunicação administrativa (memorandos, circulares), a comunicação social (boletins, jornais, vídeos e revistas internos) e a própria comunicação interpessoal (entre os colaboradores e seus superiores). Neste ponto, THAYER (1976) afirma que a comunicação nas empresas refere-se a todos os fluxos de dados que são coadjuvantes dos processos de comunicação e intercomunicação da organização.

Assim, a comunicação interna é determinante para o sucesso das organizações, pois se torna fundamental para os resultados do negócio e age como agente humanizador das relações do trabalho.

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo tornar mais clara a visão da importância da habilidade da comunicação nas organizações. Com pesquisa efetuada dentro de uma agência bancária, o artigo apresenta os resultados de um questionário feito para os colaboradores e seus setores e também apresenta o conhecimento que cada um tem sobre o assunto, suas queixas, ofertas de melhorias vindas dos destes e qual o conhecimento dos meios que a empresa utiliza para a comunicação interna.

A Escolha do Tema

O Tema- Gestão, comunicação e pessoas, refere-se à forma como a gestão de pessoas tem dado a importância na comunicação interna para motivar os colaboradores.

Comunicação interna e gestão de pessoas caminham juntas

Em linhas gerais, a comunicação interna “visa proporcionar meios para promover maior integração dentro da organização mediante diálogo, à troca de informações e experiências e à participação de todos os níveis” (REGO, 2002, p.34). Nesse contexto, a sua eficácia está diretamente relacionada com o estilo de gestão que uma organização implementa em seu âmbito interno. De modo que, apenas uma ação comunicativa associada às práticas de gestão democráticas, participativas e transparentes viabiliza um clima organizacional saudável, com profissionais motivados e comprometidos com os valores e objetivos da empresa, e possibilita ganhos de produtividade.

Segundo Maria Cristina Sanches Amorim (2000),

Os perfis autoritários, avessos à transparência e à participação, pautam-se, entre outras coisas, por esconder e manipular informações, procurando em última instância, que as pessoas saibam o menos possível. Desnecessário dizer que além da provável ineficiência, as estratégias centralizadoras desperdiçam energia e desrespeitam as pessoas. A percepção da comunicação apenas nos limites do esquema emissor -mensagem-receptor pode induzir à ideia de que o emissor comanda a situação e o receptor é um elemento passivo, que escuta apenas aquilo que o primeiro determinou (AMORIM, 2000, p.228).

Ou seja, não se trata apenas de desenvolver uma simples divulgação de comunicação para efeitos internos, como a elaboração de boletins, portal de intranet ou TV e rádio corporativas, por exemplo, mas por em prática um programa consistente e efetivo de comunicação, de forma que todos os funcionários estejam sempre bem informados sobre os fatos internos e externos que interferem no cotidiano da organização e tenham a liberdade de agir, criar, participar, sugerir e opinar na dimensão organizacional.

Essa iniciativa gera em cada colaborador o sentimento de pertencer à empresa e, consequentemente, motivação para levar adiante os objetivos da organização. Dessa forma, cada indivíduo torna-se responsável pelo resultado global da empresa.

Ao mesmo tempo, é necessário que a organização invista em estratégias de valorização dos recursos humanos, reconhecendo o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com