TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da educação escolar

Projeto de pesquisa: Gestão da educação escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

Memorial 6

Nome: Graciele Rodrigues dos Santos de Oliveira

Tutora: Rosiane D´Assumpção Vial

Curso: Secretaria escolar

Modulo: 6 Gestão da educação escolar

Vivenciamos num processo de mudanças nas relações sociais capitalistas com o impacto nos diferentes cenários da sociedade,nos seus processos de organização e gestão. Nesse contexto, compreender a lógica de organização da sociedade é buscar mecanismos que contribuam para a sua democratização é fundamental e se efetiva,entre outros, por meio de processos sistemáticos de formaçaõ continuada a ser garantida para os diferentes sujeitos sociais.

A disciplina de Gestão em educação Escolar busca propicionar a compreensão das condições objetivas em que se inserem a instituição educativa, especialmente a escola pública. Desse modo,ao apresentar e analisar os processos de organização e gestão da educação e da escola e sua relação com as relações sociais capitalistas permite a compreensão dos limites e possibilidades para a construção de processos e práticas democráticas na sociedade e na institução educativa, ela tambémo como espaço sistemático de formação, busca contribuir para o desenvolvimento de momentos de estudo e reflexão sobre a sociedade, a instituição e educativa e sua democratização.

O que pude perceber é que nos meados do século XXI, a aceleração dos avanços tecnológicos, a globalização do capital e as transformações nas relações de trabalho, como a perda dos direitos sociais, trouxeram mudanças para as políticas de gestão e de regulação da educação no Brasil. Tais mudanças interferiram nas organizações da escola e nos papéis dos diversos atores sociais que constroem seu cotidiano.

Compreender esse processo e a legislação dele decorrente, bem como fortalecer a discussão e as deliberações coletivas na escola,é um desafio que se coloca para toda a comunidade escolar,para todos os trabalhadores que atuam na escola pública.

É fundamental a importância da participação de todos para a efetivação de uma gestão democrática e participativa, que busque cotidiamente a construção da autonomia da unidade escolar. Em fim nessa direção, é fundamental a compreensão de que a contrução da gestão escolar democrática é sempre processual. Sendo, então, uma luta política e pedagógica, para efetivar, é necessário envolver a todos: pais, funcionários, professores,equipe, gestora e comunidade local.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »