TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Conflitos

Por:   •  6/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  3.117 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO        4

1.1.1 Tema        4

1.1.2 Delimitação do Tema        4

1.1.3 Apresentação do Problema        4

1.2 OBJETIVOS        5

1.2.1 Objetivo Geral        5

1.2.2 Objetivos Específicos        5

1.3 JUSTIFICATIVA        5

2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA        6

2.1 OS CONFLITOS INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL        6

2.2. LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS        8

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        9

4 CRONOGRAMA        10

5 REFERÊNCIAS         11


  1. INTRODUÇÃO
  1. CONTEXTUALIZAÇÃO
  1. Tema

O conflito é natural do ser humano e por isso tão presente no ambiente empresarial, que é composto por pessoas, das mais diversas opiniões e personalidades. O conflito constitui a fonte que alimenta a energia transformadora, que enseja a mudança. Não se pode neutralizá-lo, deve-se compreendê-lo, e hoje a palavra correta quando se trata de conflito, é gestão. Quando o conflito se torna conhecido pelas pessoas envolvidas, pode ser destrutivo e violento, conciliatório ou amistoso. Não importa qual a origem do conflito ou a postura adotada para geri-lo, as pessoas envolvidas terão sempre a intenção de expor suas razões e ter suas necessidades atendidas. Diante disso se torna instigante estudar e conhecer melhor o assunto, que é ainda pouco abordado em trabalhos científicos e nas organizações, embora seja de suma importância para uma boa gestão de pessoas.

  1. Delimitação do Tema

É cada vez mais importante a participação da liderança na administração dos conflitos no ambiente de trabalho. Esta importância está associada ao fato de que pessoas são os recursos mais importantes dentro de um sistema produtivo. pois pensam, agem e monitoram seus procedimentos levando em consideração o ambiente em que vivem. O líder atua em uma organização, tal qual em uma família. É designado gestor e precisa conscientizar-se da sua importância.

  1. Apresentação do Problema

A questão central deste trabalho é que fatores podem desencadear os conflitos interpessoais nas organizações, e que metodologias e técnicas já foram desenvolvidas e estão disponíveis para a gestão dos mesmos no ambiente de trabalho?

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Analisar como os líderes diagnosticam a existência de conflitos interpessoais e como lidam com eles.

  1. Objetivos Específicos
  • Identificar os aspectos positivos e negativos de um conflito interpessoal no ambiente organizacional;
  • Verificar como os líderes identificam um conflito, suas causas e implicações
  • Apontar as possibilidades de atuação proativa do líder na administração de conflitos.

  1. JUSTIFICATIVA

Considerando que uma organização não consegue sucesso sozinha e o trabalho em equipe é um dos pontos fundamentais para alcançar o êxito. Já que não escolhemos nossos colegas, chefes, clientes ou parceiros, é preciso funcionar bem com eles para realizar algo junto. Daí surge a importância do relacionamento interpessoal. Os conflitos são inevitáveis. Surgem tanto no ambiente de trabalho como nas relações pessoais, sendo que eles acontecem quando há diferentes interpretações sobre um mesmo problema. Neste sentido o presente estudo justifica-se pela necessidade de administrar os conflitos de maneira que líderes possam transformá-los em oportunidades, ou seja, transformar o conflito em aspectos positivos tais como: aperfeiçoamento do trabalho em equipe; estabelecer mais confiança e recuperação da sua imagem; fortalecimento das relações humanas; melhor desenvolvimento pessoal dos colaboradores; funcionários mais comprometidos; a energia e a motivação sejam voltadas ao trabalho e desempenho profissional.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. OS CONFLITOS INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Quando a organização diversifica seu capital humano com pessoas de diversas raças, crenças e idéias na busca de novas soluções os valores gerais dos  envolvidos se chocam gerando conflitos tanto funcionais quanto disfuncionais. (ALMÉRI; BARBOSA; NASCIMENTO, 2014).

Por conflitos funcionais entendem-se aqueles que amparam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho, já os disfuncionais atrapalham o desempenho do grupo. McShane e Glinow (2013) separam os conflitos em conflito construtivo e conflito de relacionamento. Sobre outro prisma, Carvalhal, Neto, Andrade e Araujo (2009) entendem que os mais importantes tipos de conflito são os intrapessoais, os interpessoais e os intergrupais, sendo estes dois últimos os que fazem parte do dia a dia dos gestores nas organizações. (apud COLARES; CRUZ, 2013)

O objeto de estudo deste trabalho são os conflitos interpessoais que ocorrem dentro das equipes de trabalho. Esses conflitos podem acarretar hostilidade entre os envolvidos, aflorando no ambiente organizacional, gerando atitudes negativas acompanhadas de raiva e ódio. Se levadas ao extremo podem levar a organização a falência, acontecimentos esses que não são raros de acontecer.

Para Nascimento e Sayed (2002), tais conflitos se dão entre duas ou mais pessoas e podem ocorrer por vários motivos: diferenças de idade, sexo, valores, crenças, por falta de recursos materiais, financeiros, por diferenças de papéis, podendo ser divididos em dois tipos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (77.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com