TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Ensaio: Gestão de Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Ensaio  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

1. Já faz algum tempo que a Gestão de Pessoas passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformação na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na sua implementação. No que se refere às práticas e políticas atuais de Gestão de Pessoas, que norteiam as suas ações pode-se dizer que:

(I) O direcionamento estratégico da empresa, o crescimento esperado e o mercado em que tem a intenção de atuar no futuro são aspectos relevantes para o planejamento de gestão de pessoas.

(II) As pessoas deixam de ser avaliadas pelo tempo de serviço prestado à empresa, passando a ser valorizadas em função de sua capacidade de entrega e agregação de valor à empresa.

(III) Devido ao enxugamento das empresas ocorre uma diminuição do espaço ocupacional, sendo que o profissional só poderá se desenvolver mediante sua promoção a cargos mais elevados.

Estão corretas as afirmações:

a. As afirmações I e III estão corretas

b. As afirmações I e II estão corretas

c. Apenas a afirmação III está correta

d. Apenas a afirmação I está correta

e. Apenas a afirmação II está correta

0,2 pontos

PERGUNTA 2

1. No modelo de gestão estratégica de pessoas alguns valores precisam ser respeitados tais como o desenvolvimento mútuo, a satisfação mútua e consistência no tempo. Quais as condições que asseguram a efetividade deste modelo?

a. Gestão marcada por estímulo e valorização ao desenvolvimento com exigência crescente nos resultados.

b. Os critérios devem ser claros, manter a simplicidade e para serem validados e permanecerem precisam ter flexibilidade.

c. Gestão marcada por estímulo e valorização com exigência crescente nos resultados.

d. Os critérios que norteiam a gestão de pessoas devem ser claros, manter a simplicidade e para serem validados e permanecerem precisam ser controlados.

e. Os critérios devem manter a simplicidade, ser claros e para serem aplicados devem ser definidos como uma regra a ser seguida pela gestão do negócio.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

1. De acordo com as Políticas de Gestão de Pessoas da Eletrobras, veiculadas em seu portal (www.eletrobras.com), as pessoas são agentes e beneficiárias do fortalecimento organizacional, contribuindo para a competitividade, rentabilidade e sustentabilidade empresarial. As lideranças devem adotar modelos de gestão e ambientes de trabalho capazes de motivar e comprometer as pessoas com a estratégia empresarial, visando o desenvolvimento das competências profissionais, a excelência e o alcance dos objetivos organizacionais. Por sua vez, os colaboradores devem atuar com foco em resultados, empreendedorismo, inovação, ética e transparência. Deste modo, a Gestão de Pessoas deve estar estruturada para tornar o Sistema Eletrobras o maior sistema empresarial global de energia limpa, com rentabilidade comparável a das melhores empresas do setor elétrico.

À exemplo do que ocorre na Eletrobras, no que se refere ao papel de gestão de pessoas em uma perspectiva contemporânea, pode-se afirmar que: Assinale a alternativa correta

a. Deve concentrar-se nas rotinas trabalhistas e aspectos legais, tendo sob sua responsabilidade a administração dos documentos decorrentes do contrato de trabalho.

b. Deve privilegiar a capacidade da pessoa para assumir e desempenhar atribuições e responsabilidades de nível mais elevado. O desenvolvimento da empresa está relacionado à sua capacidade de desenvolver pessoas e ser por elas desenvolvida.

c. Deve se focar em novas relações de trabalho, baseadas no vínculo empregatício e relações de controle e poder.

d. O foco atual da gestão de pessoas é o controle do indivíduo, garantindo, deste modo, a produtividade.

e. Deve encarregar-se de um conjunto de esforços para melhorar o desempenho das empresas no seu ambiente de atuação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com