TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas IMPORTACIA na organização

Tese: Gestão de pessoas IMPORTACIA na organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Tese  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTACIA DA GESTÃO DE PESSOAS EM UMA ORGANIZAÇÃO

.

Trabalho interdisciplinar do Curso Superior de Administração, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.

CONCÓRDIA

2013

INTRODUÇÃO

O mundo esta em processo de globalização,isto é fato,pricipalmente nos planos econômico, tecnológico e das comunicações, o que tem ocasionado diversas mudanças na gestão administrativa das empresas .No decorer das mudanças a organização deve estar afinada no tocante as estratégias ,elas precisam ser claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação. Este trabalho vem à analisar as situações das disciplinas do semestre, na área de Gestão de Pessoas no nível estrategico, planejamento estratégico da organização, Responsabilidade Social e Ambiental, bem como Administração de Cargos e Remuneração e Benefícios. Visando a este trabalho as organizações estão sendo cada vez mais desafiadas a ser flexíveis, ageis, criativas e inovadoras de baixos custos e socialmente responsáveis, essas são as condições para sobreviverem no cenário atual, em vulto, em mudança contínuas, em rápida e ampla disceminação da informação com consumidores mais conscientes e exigentes, numa relação política, social, ecônomica e comercial globalizada. Nessa seção iremos conhecer um pouco sobre os fatos e acontecimentos que promoveram a evolução da área de recursos humanos, dos departamentos pessoais, até a gestão estratégica de pessoas, para realizar essa avaliação iremos ter como base objetiva do trabalho os livros “Gestão de Pessoas I”, “Gestão de Pessoas II” e “Ética e Responsabilidade Social”.

DESENVOLVIMENTO

A Gestão de Pessoas é a área da organização que trata da dimensão de pessoas, podendo ser considerada por um dos dois modos: Primeiro, a gestão de pessoas é uma função de apoio na organização e seu papel é prestar ajuda em questões relacionadas às pessoas. Segundo, a gestão de pessoas é uma função de todos os administradores da organização, já que as pessoas fazem parte de todas as áreas da mesma. Os papeis do profissional de gestão de pessoas são: prestar serviços aos executivos das áreas operacionais, atuar como advogado, parceiro de negócio e agente de mudanças.Tambem é um cunjunto de politicas e práticas que permitem a conciliaçao de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizálas ao longo tempo,sendo assim um bom planejamento precisa ter tres componente. Missão,visão e valores da organização. Missão seria a razão existente de uma organizaçao sua identidade,que somos o que fazemos e porque fazemos são desejos e nessecidades que a organização quer satisfazer quando o cliente adquire seu produto ou seviço. Visão é a imagem que organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro, que está voltada para aquilo que a organização pretende ser reconhecida no mercado em que atua contribuindo para o sucesso de nossos clientes com soluções de suprimentos em recursos humanos que suportem seus projetos. Valores, normas principais ou padrões sociais aceitos por um grupo, uma instituição ou uma sociedade orientam a conduta das pessoas na organização com respeito no relacionamento aos clientes, qualidade no serviço.

A administração estratégica de RH tem como missão agregar valor aos resultados da organização, e, para isso, precisa de politicas que efetivamente se reduzam em maior produtividade e qualidade graças a uma abordagem de gerenciamento e lidernça. O gestor de RH estratégico deve ser legitimado por sua postura pessoal, pelo seu sistema de valores, deve possuir uma bagagem cristalizada de conhecimentos e experiências, e deve possuir também uma larga visão do negócio da organização. Hoje se exige novas competências aos profissionais de gestão de pessoas, pois a profissaõ está em contínua mutação, assumindo cada vez mais um papel estratégico na vida organizacional. As seguintes áreas de competências definidas aos profissionais de gestão de pessoas: conhecimento do negócio, dominio profissional na área de Gestão de Pessoas, gestão de mudança, e gestão de cultura e credibilidade pessoal. A transformação do papel de RH relaciona-se intimamente com a transformação de RH como profissão. Nessa condição, RH, fundamenta-se em um legitimo corpo de conhecimentos, em um conjunto previsível de resultados e em um modelo de competências.

Voltando ao ínicio da administração de recursos humanos, durante a era classica, ainda na administração científica, encontramos os primeiros estudos coerentes sobre os cargos e as tarefas dentro da organização, sendo o percursor desse estudo cuja preocupação era a racionalização do trabalho dos operários e consequentemente, o desempenho dos cargos descrevendo as tarefas por eles realizadas. Para a maioria das organizações os cargos necessitam de maior flexibilidade, adaptação e rapidez de mudanças, sendo assim o cargo compõe a base da aplicação das pessoas nas tarefas organizacionais, já os individiuos constituem umas das maiores fontes de perpectivas na organização. A Administração de Cargos encontra-se subsistema de aplicação RH, que analisa o que as pessoas farão na organização, e através da Administração de Cargos que são definidos os principais elementos e critérios que irão estruturar os processos de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação de desempenho, etc. portanto é através da analise, da avaliação e da descrição de cargos que as demais áreas irão desenvolver seus processos e, dessa forma operacionalizar suas atividades essenciais para implantar um programa de cargos o primeiro passo é o planejamento para elaboração do plano, seguido da analise e descrição dos cargos que serão posteriormente avaliados. Sua implantação requer a cooperação dos gestores pois eles são os responsáveis pela produtividade e motivação da equipe que terão que conviver com as politicas e regras traçadas. Assim, o orgão de recursos humanos obterá o apoio durante a elaboração do programa tendo a confiança de que será condizente com a cultura da organização. Assim também o conceito de recrutamento e seleção, as pessoas são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com