TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de produção e logística

Por:   •  16/9/2017  •  Resenha  •  9.262 Palavras (38 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 38

Atividade 1

Emirates - Em pesquisa de satisfação realizada pela Skytrax empresa de consultoria do Reino Unido, com o objetivo de analisar o mercado da aviação, "a Emirates foi escolhida como a melhor aérea" no ano de 2016 do Mundo de acordo com os viajantes. Atualmente, o público do setor aéreo não busca somente o custo beneficio, ele busca segurança, conforto e entretenimento em voos em família e de longo percurso,  e a Emirates tem o compromisso com seus clientes para oferecer os mais altos padrões de qualidade.

A empresa iniciou suas funções em 1985, e hoje é detentora das maiores frotas de Airbus A380 e Boeing 777 do mundo. Sendo ela competitiva em seu ramo e sempre objetivando sua presença global para fortalecimento de seus negócios.

http://exame.abril.com.br/negocios/as-10-melhores-companhias-aereas-de-2016/

Branco Bradesco - Com o mundo globalizado, o processo econômico e social se integrou, e nada melhor do que os bancos se adequarem a novas tecnologias, e os consumidores passaram a ser mais exigentes no que diz a respeito sobre praticidade, segurança e comodidade.

Por isso, o banco Bradesco pensando em seus clientes desenvolveu um aplicativo para dispositivos móveis que conta com toda a segurança, praticidade e comodidade, para aqueles clientes que não tem muito tempo de se deslocar para ir até o banco mais próximo e realizar transações como: consultar saldos e extratos, ver os próximos lançamentos a serem debitados, realizar transferências e consultar o cartão de credito num mesmo aplicativo, e sem gastar a internet do dispositivo.

Sendo esta modalidade usada atualmente por 72% da população do país.

Atividade 3

O gerenciamento logístico pode ser considerado como o elo de ligação entre fornecedores e clientes envolvendo internamente à indústria os setores de compres, fabricação e distribuição física. Você deve apontar quais são os dois principais fluxos entre fornecedores e clientes que existem no gerenciamento logístico e em que sentido eles ocorrem.

R: No gerenciamento logístico seus principais fluxos de movimentação, digamos que os mais modernos são: o fluxo físico de materiais e o fluxo de informações. Pois o fluxo físico ele agrega o valor, pois é colocado no local, hora e quantidade de acordo com a necessidade do cliente. Sendo que este fluxo físico deve estar em perfeita harmonia com os fluxos de movimentação, pois caso contrário, quem fez a descarga do material é que vai saber desses dados e a localização de onde foi deixada a mercadoria, ou seja, um tem que completar o outro.

Então assim, com um controle bem apurado das informações dos processos logísticos, e demonstrando a sua capacidade de se buscar oportunidades em reduzir custos logísticos, e eliminando tudo o que não foi agregar valor ao cliente.

Somente com um controle apurado de informações sobre os meus processos logísticos, bem como minhas atividades operacionais é que somos capazes de buscar oportunidades de reduzir custos logísticos, portanto precisamos encontrar onde estão nossos problemas operacionais logísticos.

Atividade 2

A técnica japonesa denominada de KANBAN, integrada no conceito JUST-IN-TIME, hoje largamente difundida quando se fala sobre produção ou administração de estoque, nasceu na maior fábrica automobilística do Japão, a TOYOTA, está idéia brotou da iniciativa realizada por Yasuhiro Monden, que fundiu todas estas idéias e conceitos sistematizando-os e difundiu para o resto do mundo. O fundamento básico desta técnica está baseado em manter um fluxo contínuo dos produtos que estão sendo manufaturados. O KANBAN (etiqueta ou cartão) traz como grande inovação o conceito de eliminar estoques (estoque zero), os materiais e componentes agregados ao produto chegam no momento exato de sua produção/execução (just-in-time). O sucesso deste comportamento está na ênfase dada no processo de manufatura nivelado e de automação – “jidoka” = autocontrole. A integração deste fluxo é denominado de produção no momento exato (just-in-time), isto significa produzir somente os itens necessários na quantidade necessária e na hora certa. Como resultante a força de trabalho e os inventários são reduzidos naturalmente, obtendo-se aumento da produtividade e a redução de custos. Apenas para ilustração, a TOYOTA em 1980, manteve estoque médio inferior a três dias. Disponível em: http://www.sato.adm.br/rh/kan_ban.htmO texto acima apresenta as vantagens advindas da adoção do sistema de produção just-in-time nas empresas. Com relação ao sistema de produção just-in-time:I. O kanban é a ferramenta básica do just-in-time, sendo utilizado para a movimentação das peças de uma estação de trabalho para a seguinte.
II. No sistema convencional, diferentemente do just-in-time, para manter as máquinas em produção, acabam sendo produzidas peças ainda não necessárias, mas que somente são transferidas para o posto de trabalho seguinte quando solicitadas;
III. Neste sistema de produção a preparação da máquina e as manutenções preventivas devem ser executadas pelo próprio operador.
IV. Os fornecedores são incentivados a fazer entregas frequentes e diretamente na linha de produção. São vistos como uma extensão da fábrica e estão inclusos no sistema kanban de controle de estoques.

R: As afirmações (I), (III) e (IV) estão corretas e a (II) incorreta.

FeedBack: A afirmação (II) está incorreta. No sistema convencional, diferentemente do just-in-time, para manter as máquinas em produção, acabam sendo produzidas peças ainda não necessárias, que são transferidas (empurradas) para o posto de trabalho seguinte sem terem sido solicitadas, ou enviadas para o estoque. No sistema de produção convencional, os postos de trabalho não se relacionam e cada um produz as quantidades definidas nas ordens de produção.

No sistema MRP, para que os dados de saída, como as ordens de produção e de compras, sejam confiáveis, todas as entradas devem ser corretamente parametrizadas e controladas com absoluto rigor. Se, por exemplo, as restrições de equipamentos, instalações e de mão de obra não forem corretamente alimentadas no sistema, o resultado poderá não ser confiável.Os elementos principais para se executar um programa MRP são: o plano mestre de produção, a lista de materiais, conhecida pela sua sigla em inglês BOM Bill of Materials e a estrutura analítica do produto. Como dado de saída resultam as necessidades de produção (os pedidos de compra e as ordens de fabricação). Para o sistema MRP É INCORRETO afirmar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.1 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com