TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Conhecimento Caso Educação Corporativa

Por:   •  7/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

MBA em Liderança e Gestão de Pessoas – UFRJ /

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Professor: Antônio Eugênio Valverde Mariani Passos

Caso Educação Corporativa SulAmérica – UNIVERSAS

[pic 1]

1895: SulAmérica é fundada como uma companhia de seguro de vida no Brasil. 123 anos no mercado.

Ao longo dos anos foi expandindo o seu portfólio, atua nos ramos de seguro, saúde e odontológico, automóveis e outros ramos elementares. A Companhia atua ainda nos segmentos de seguros de vida e acidentes pessoais, gestão de ativos, produtos de previdência privada e capitalização.

Em 2017 recebeu 10 Prêmios, dentre eles destacamos:

[pic 2]

[pic 3]

No ano de 2017, as receitas operacionais da Companhia atingiram R$168,2 bilhões, sendo R$17,4 bilhões em receitas de seguros. 

Com aproximadamente cinco mil funcionários, seus negócios são realizados por meio de uma ampla e diversificada rede de distribuição que inclui mais de 30 mil corretores independentes, além de parcerias com mais de 20 instituições financeiras de varejo, que adicionam à SulAmérica 16 mil pontos de venda. 

Com aproximadamente 7,0 milhões de clientes (pessoas físicas e jurídicas) e 100% das suas receitas geradas no Brasil, a sede administrativa da Sul América fica localizada no bairro Cidade Nova do Rio de Janeiro.

PONTOS PRINCIPAIS DO CASO

A SulAmérica, antes de implantar o e-learning, já adotava a metodologia de ensino a distância, desde 1981. Os funcionários estudavam por apostilas que eram enviados por correspondências internas.

Em 2001, implantaram o e-learning. Como os funcionários já estavam habituados a estudar por apostilas e pela metodologia presencial, houve dificuldade de adaptação a nova tecnologia. Diante dos resultados da avaliação, tomaram a decisão de acabar com o ensino através das apostilas, para acelerar a adaptação ao ensino via computador.

De 2003 a 2004 foram disponibilizados 3 cursos via e-learning, treinando 1425 funcionários.

Em 2005, com a implantação da Universidade Corporativa, a cultura do e-learning consolidou-se. E em 2006 foram treinados 17.603 funcionários.

O RH da seguradora investe constantemente na qualificação de seus funcionários e utiliza a UNIVERSAS como principal ferramenta.

A UNIVERSAS é um canal virtual com foco no aprimoramento de competências profissionais de funcionários e corretores. São acompanhados por tutores, acessíveis por meio de e-mails, cursos on-line, testes, exercícios, avaliações e materiais didáticos. Ainda são disponibilizados espaços para fóruns, chats, divulgações a partir de murais eletrônicos e pesquisas de opiniões.

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

IDENTIFICAÇÃO:        

O conhecimento encontra-se em cursos presenciais , on-line e híbridos.

DEFINIÇÃO DE METAS:

Aprimoramento de competências profissionais dos funcionários e corretores. Estão concentradas as iniciativas de desenvolvimento e educação contínua, a partir das estratégias da empresa.

AQUISIÇÃO:

Disponibilização da plataforma online para funcionários e corretores.

DESENVOLVIMENTO:

Os conteúdos oferecidos pela UNIVERSAS são cuidadosamente planejados, de acordo com as necessidades do público-alvo, a natureza dos objetivos de aprendizagem e recursos disponíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (463.2 Kb)   docx (633.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com