TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Governança Corporativa e Excelência Empresarial

Por:   •  3/11/2017  •  Resenha  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

A WorldCom, que já foi a segunda maior empresa de telecomunicações nos EUA, seja, talvez, mais conhecida devido ao enorme escândalo contábil que levou a empresa a declarar falência em 2002. Os executivos da WorldCom efetivamente fraudaram os números contábeis da empresa, inflando os ativos da empresa por cerca de $12,8 bilhões de dólares. A falência rápida que se seguiu levou a perdas maciças não só para investidores, mas também para varejistas e funcionários. O escândalo WorldCom é considerado um dos piores crimes corporativos na história, e vários ex-executivos envolvidos na fraude foram responsabilizados por seu envolvimento. A WorldCom inflou seus ativos entre $11 e 12.8 bilhões, levando a perda de 30.000 empregos e $180 bilhões em perdas para investidores.

Pressões que levaram os gerentes a cometerem as fraudes

Devido à baixa demanda no início da recessão econômica e as consequências do colapso da bolha econômica e também como resultado da alta concorrência, a indústria de telecomunicações começou a cair. Isso também levou o preço a cair. Então, a WorldCom também forçou a aumentar suas receitas. Eles pensavam que não seriam mais atraídos pelos investidores. Além disso, Bernie Ebbers, o CEO (Presidente), forçou os gerentes a melhorarem a receita para permanecer em seus empregos.

A fraude cometida pela WorldCom foi caracterizada principalmente pela redução inadequada dos custos de linha e falsos ajustes para relatar o crescimento da receita. O custo da linha é o custo que a WorldCom teve que pagar para outras empresas de telecomunicações devido ao uso de suas chamadas telefônicas.

Se um cliente da WorldCom faz um telefonema de Nova York para Londres, então a ligação passaria pela linha da companhia telefônica local em Nova York para a longa distância da WorldCom e, finalmente, para as companhias telefônicas locais de Londres. Esse processo foi muito caro para a WorldCom, isso era metade do custo que eles haviam comprometido em um determinado período de tempo. A WorldCom teve que reduzir esses custos para torná-los lucrativos. Especialmente depois de 2000, tornou-se crucial para eles gerenciar esses custos de forma a ajudá-los a mostrar aos acionistas que a WorldCom era lucrativa.


Os concorrentes da WorldCom, como a Sprint e a AT&T, tiveram custos de linha que eram 52% das receitas. A WorldCom relatou custos de linha de cerca de 42% das receitas, na realidade esses custos foram de 50 a -52% das receitas. A WorldCom fez lançamentos de provisionamentos inadequados nas divisões nacionais e internacionais, que cresceram cerca de $3,3 bilhões.

Formas pelas quais cometeram fraude:

Reversão de provisionamentos

De acordo com Richard C. Breeden (2003), o final de cada mês, durante o período de fraude na WorldCom, caracterizou-se pela estimativa de custos associados ao uso das linhas telefônicas de outras empresas. A conta real para os serviços normalmente não era recebida por vários meses. Isso significava que algumas das entradas que tinham feito nas contas a pagar foram superestimadas ou subestimadas. Como resultado, a responsabilidade foi superestimada e, quando a conta efetiva foi recebida, teria um excedente de responsabilidade.

A WorldCom ajustou seus provisionamentos de três maneiras; alguns provisionamentos foram liberados sem mesmo confirmar qualquer provisão. Em segundo lugar, eles não liberaram as provisões no tempo adequado. Por fim, alguns dos provisionamentos foram liberados, sem estabelecer quaisquer provisões.

Capitalização dos custos da linha

  • A WorldCom também cometeu grandes fraudes na capitalização de propriedades arrendadas.
  • Eles pagaram 4% de utilização de cabo de fibra óptica periodicamente, o que não gerava receita.
  • A WorldCom tinha alugado linha de fibra óptica de 2 a 5 anos, de forma que não poderia ser cancelado. Então eles mostraram nos registros como um contrato de arrendamento mercantil com uma vida estimada de 20 a 30 anos. Isso aumentou a quantidade de ativos fixos, que não era autêntico de acordo com o GAAP (Princípios contábeis geralmente aceitos).
  • No momento em que a fraude foi descoberta, Sullivan conseguiu reduzir indevidamente os custos da linha em aproximadamente $3.8 bilhões.

Receita

  • A WorldCom iniciou um processo de manipulações financeiras para falsificar informações de receitas nos registros da empresa.
  • Houve reuniões após cada período contábil entre a alta gerência, que ajudaram a alterar os registros da empresa. Eles receberiam um relatório que mostrava a imagem real da empresa.
  • Estes registros foram fortemente protegidos pelos títulos da empresa.
  • Os principais executivos compensariam e corrigiam as lacunas entre os principais lançamentos contábeis e demonstrativos financeiras. Desta forma, eles prepararam os registros da empresa para apresentação pública.
  • Um total de aproximadamente $958 milhões na receita foi incorretamente registrado pela WorldCom entee 1999 e 2002.

Comparação entre proporções

Em 2002, a WorldCom mostrou índices de mercado desastrosos, embora o S&P 500 tenha prometido valores muito bons para o ano. Considerando a situação financeira da empresa, isso não foi realmente uma surpresa. Com uma dívida esmagadora de $41 bilhões e $3,8 bilhões gastos indevidamente, a empresa teve que solicitar uma falência. Mais tarde, isso levou a um ROA (retornos sobre ativos) chocante de 1,33% e ROE (retornos sobre o patrimônio) de 2,39%, quando o S&P 500 apresentou uma média de 10% para ambos os índices. O crescimento da linha superior foi negativo em 10%, mas surpreendentemente eles conseguiram manter sua relação de adequação de fundos em 0,99. Ao comparar o desempenho do mercado, o desastre dentro da empresa era óbvio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com