TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do conhecimento

Tese: Gestão do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Tese  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

Para inicio precisamos de intuição de tendências de mercado, de pessoas que tenham vontade de crescer na vida, com uma visão empreendedora.

A partir do momento que o conhecimento for registrado, ele precisa ser fortemente disseminado através de treinamentos, fóruns, workshops, portais, listas de discussões entre outros.

Este repasse é importante a fim de que gere novos conhecimentos, não fique parado e desatualizado. Trata-se da prática de agregar valor a informação e expandir conhecimentos, através do seu monitoramento e controle.

A capacidade de gerar, traduzir, analisar, disseminar, armazenar, gerenciar e implantar é da empresa com essas informações tanto interna como externa e assim passar o conhecimento aos interessados.

Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Para reter o conhecimento de um funcionário que por ventura esta se desligando da empresa, o ideal é os funcionários mais velhos de casa passar todo o conhecimento obtido á longo desse tempo de empresa e treinar os jovens em diversos departamentos.

O importante é a empresa reter seus profissionais mais velhos, desde que claro, use a experiência dessas pessoas para desenvolver os mais jovens.

Pelo tempo de cada, muitos desses profissionais já passaram por diversos setores, coordenação, supervisão, experiência em todas as atividades e conhecimento no mercado de trabalho. Alem disso, eles não tem ânsia no resultado ambição pelos mais novos, pois os mais velhos valorizam a empresa para resultados positivos e um bom negocio.

A criação do conhecimento inicia com a socialização e passa através de quatro modos de conversão do conhecimento, formando uma espiral. O conhecimento é amplificado passando pelos quatros modos de conversão, que podem ser descritos como a seguir:

Socialização: Compartilhar e criar o conhecimento tácito através de experiência direta.

Externalização: Articular conhecimento tácito através do dialogo e da reflexão.

Combinação: Sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação.

Internalização: Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática.

A espiral também é amplificada à medida que passa para os níveis ontológicos, do individuo para o grupo e, então, para a organização. Cada modo do processo SECI envolve uma combinação diferente das entidades d4e criação do conhecimento, como mostrado abaixo:

Socialização: Individuo para indivíduo.

Externalização: Individuo para grupo.

Combinação: Grupo para organização.

Internalização: Organização para indivíduo.

Desenho do processo SECI.

Fonte: Google imagens

ETAPA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com