TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do conhecimento

Projeto de pesquisa: Gestão do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Este trabalho relata a importância das organizações como gestão do conhecimento. Que tem como principal aplicação a competitividade de acordo Teixeira Filho (2000), e é sob a ótica da vantagem competitiva que a implantação da gestão do conhecimento nas organizações deve ser avaliada. A relação entre gestão do conhecimento e inteligência competitiva passa por diversos aspectos: pessoas, processos, tecnologias e informação e deve ser trabalhada sob o ponto de vista da geração, preservação e disseminação do conhecimento.

A ferramenta de gestão SIG. Este tema é de grande importância para as empresas que querem e pensam em sobreviver num mundo dinâmico, onde mercados financeiros flutuam constantemente, o cenário político é incerto, etc.

O processo de Seis Sigma. Os Seis Sigmas é a ferramenta estratégica que gerencia os processos e produtos, e possibilita acoplar melhoria de qualidade e de otimização de resultados financeiros.

Todas essas organizações têm como objetivo manter o bom funcionamento da empresa sempre em busca de alcançar sucesso de suas organizações em todos os processos sempre em busca de eficiência e eficácia.

AULA-TEMA 5:

gestão do conhecimento:

Como campo de pesquisa a gestão do conhecimento é bastante explorado pela área de administração. Segundo Sveiby (2001) a gestão do conhecimento tem pelo menos três origens, nos Estados Unidos ela surgiu da Inteligência Artificial, quando se observou que asmaiorias dos sistemas se tornavam obsoletos após seis meses, foi quando se começou avaliar o contexto do conhecimento na condução dos negócios, quando se começa a pensar em criação, aprendizado compartilhado, transferência de conhecimento, etc.

Como o conhecimento individual pode ser convertido em conhecimento organizacional:

As condições de possibilidade ao aprendizado não se dão somente pela influência dos estímulos ambientais externos. As organizações e suas ações intencionais para aceleração da aprendizagem individual e coletiva afetam, de forma intencional e significativa, tanto o processo de aprendizagem como seus resultados. Neste sentido, o enfoque adaptativo quase sempre menospreza o efeito da voluntariedade dos indivíduos na busca do atingimento de metas e a sua predisposição e motivação a auto-realização e atualização. Assim, pode-se afirmar que a aprendizagem organizacional é estimulada por mudanças ambientais externas e por fatores internos, sendo que estas duas dimensões interagem de forma complexa e interativa e é nesta interação que emerge e se sustenta o conhecimento.

Não se deve buscar a geração de conhecimento, apenas acreditando que a forma de se transmitir conhecimento para os indivíduos é apenas em ambientes de treinamento, salas de aula ou quaisquer outras circunstâncias onde o aprendizado fosse viabilizado somente pela interação entre Emissor e Receptor seria um equívoco. No âmbito das organizações de aprendizagem, a educação deve concorrer para aformação de um educando que participe efetivamente do processo de criação e comunicação de conhecimentos no dia a dia do seu trabalho. O foco da atenção, nesse caso, está no aprendiz, que assume responsabilidade compartilhada nos processos de aprendizagem individual e organizacional.

Gestão do conhecimento que descrevam como as empresas estão praticando essa proposta:

O dinamismo e os níveis de incerteza do mercado, cada vez mais elevados, levam a um ambiente de ameaça à sobrevivência das empresas, aumentando assim a necessidade de se perceber a importância da Gestão do Conhecimento, o qual passa então a ser visto como fator de diferenciação das organizações. O presente artigo tem como objetivo identificar o grau de importância dada à gestão do conhecimento em organizações prestadoras de serviço. Dessa forma realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo nas organizações Translog e IFPB. Constatou-se que as duas organizações, diferem bastante na forma de tratar o conhecimento em seus ambientes de trabalho e possuem modelos de gestão não alheios a mudanças e ainda bastante aquém do que vem a ser a gestão baseada no conhecimento como diferencial competitivo. Percebe-se então a necessidade de existir programas formais para alcançar os objetivos propostos pelos modelos de gestão do conhecimento.

AULA TEMA 6:

Ferramenta de gestão SIG:

Atualmente vemos um cenário de grande competitividade entre as empresas nos mais diversos segmentos e para que possam obter êxitonessa acirrada disputa em busca de resultados cada vez mais ambiciosos. Além da manutenção e da satisfação de seus clientes, as empresas são obrigadas a lançar mão da utilização de ferramentas de otimização do gerenciamento das informações disponíveis em suas bases de dados, possibilita os executivos e gestores tomar suas decisões com base em informações atuais e fidedignas. Diminuindo então significativamente o tempo de resposta aos diversos comportamentos do mercado e da própria empresa. Uma das ferramentas que pode ser usada para essa finalidade são os sistemas de informações gerencias - SIG. Este tema é de grande importância para as empresas que querem e pensam em sobreviver num mundo dinâmico, onde mercados financeiros flutuam constantemente, o cenário político é incerto, etc. Todos esses fatores adicionados a uma má gestão geram decisões equivocadas que levam ao insucesso de uma empresa. Portanto é de extrema valia implantar tal sistema, visto que não é mais um modismo de administração, mas sim algo sólido e no final se tornará um dos pilares para o sucesso da empresa. Lembrando que em relação à necessidade de informações mais depuradas e que segundo Oliveira (2008, p. 73)“...a eficácia empresarial está sendo seriamente prejudicada por sistemas que, simplesmente, produzem enormes quantidades de dados e informações que não são trabalhados e utilizados”. Tais ferramentas segundo Oliveira (2008) permitem aos gestores obter de forma dinâmica e prática as informaçõesnecessárias para embasar as decisões que norteiam as empresas, seja em questões administrativas internas, em estratégias de vendas ou outras áreas que necessitem de uma gestão mais apurada de indicadores.

Ferramenta SIG relacionada à tecnologia de gestão horizontal:

Com a ferramenta SIG relacionada à tecnologia de gestão horizontal as empresas terão como benefício à informação gerada de forma analítica e bem estabelecida pelo gestor. SILVA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com