TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão estratégica das pessoas

Relatório de pesquisa: Gestão estratégica das pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo:O presente artigo mostra o papel fundamental das pessoas dentro da organização, além de analisar os meiosde identificar, atrair e reter talentos na empresa, e reforça a importância do diferencial humano para o sucesso da instituição, mostrando a nova forma de gerir recursos humanos nos dias de hoje,mostra que as relações trabalhistas também se caracterizam um importante meio de reter o talento humano nas organizações. Também foi um dos objetivos dessa pesquisa estabelecer o objetivo principaldos sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho, a segurança do trabalho está ligada à higiene do trabalho, e também é de grande importância no que tange à retenção de talentos.SUMÁRIO

impactos positivos na gestão do clima organizacional em período de negociações sindicais

Como a gestão do clima organizacional pode impactar nas negociações sindicais de forma positiva? É possível traçar os desdobramentos e os resultados alcançados dentro de uma organização que possui a gestão do clima organizacional como estratégia de negócio? Estas são perguntas que um bom gestor de Recursos Humanos sabe responder, e mais que responder, sabe como administrar a situação.

Para que se possa compreender e intervir melhor em uma organização, é necessário investigar e estudar sua cultura, sua aprendizagem e seu clima organizacional considerando o contexto histórico e cultural em que ela está inserida.

Na Gestão Estratégica de Pessoas discorri com o diretor de Recursos Humanos da Comau - empresa do Grupo Fiat, referência em fornecimento de linhas de produção automatizadas e gestão de ativos industriais - que ressaltou a importância no investimento em pessoas, tendo como premissa criar um momento especial de relação com a empresa, independente de motivo, seja no convite para uma entrevista de trabalho ou até mesmo no desligamento.

Dessa forma, em meu ponto de vista como profissional de Recursos Humanos, tais iniciativas criam compromisso com os valores da empresa e, além disso, destaco a importância de desenvolver nas pessoas que trabalham nessa organização o sentimento de pertencimento. A empresa precisa conhecer a individualidade de cada empregado para agir mais assertivamente e, consequentemente, uma melhor gestão do clima organizacional.

O outro personagem importante que entrevistei para este artigo foi o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas (responsável pela comarca em que se localiza a Comau), que endossou o posicionamento da empresa ao afirmar que a cultura disseminada é fundamental para uma relação sólida e conjunta de sucesso.

Segundo Senge (2000), Professor sênior na MIT (Massachusetts Institute of Technology), as organizações que realmente terão sucessos no futuro serão aquelas que descobrirem como cultivar nas pessoas o comprometimento e a capacidade de apreender em todos os níveis da organização. Ao olhar para esse cenário de aprendizagem, a empresa avalia a possibilidade de uma mudança na forma de gerir o clima organizacional. O aprendizado contínuo é uma exigência que vai determinar o posicionamento da organização no cenário global. Esta é a posição adotada pela Comau em suas relações.

Neste contexto, fica difícil separar o comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com