TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Getao Do Conhecimento

Artigos Científicos: Getao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  3.725 Palavras (15 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 15

1.Introdução

O conhecimento envolvido nas atividades organizacionais já tem sido abordado desde as primeiras teorias da administração, ao menos indiretamente, tanto pelas teorias da linha da administração dita “científica”, quanto pela linha das “relações humanas”. Mesmo antes da revolução industrial e do advento dos estudos da administração, a forma de produção artesanal nas oficinas que produziam sob encomenda já fazia intenso uso da aprendizagem pela prática, por meio da transferência de conhecimentos entre mestres e aprendizes. Para não perder o resultado do conhecimento deve se sempre mantém armazenado, capturado e o mais importante compartilhado, e sempre lembrar que conhecimento é a única coisa que cresce quanto mais você compartilha. Na nova Economia, as mudanças ocorrem com extrema rapidez e as pessoas apesar de não acompanharem essas mudanças com a mesma velocidade, têm que se amoldar às novas situações, necessitando de atenção para reduzirem ou eliminarem essa diferença e conseguirem atingir os objetivos empresariais. Por outro lado, as empresas por muito tempo subestimaram o valor dos conhecimentos de seus funcionários. Hoje, sabe-se que a soma desse conhecimento tem um valor e que mensurá-lo e tê-lo sob controle, e acima de tudo, aplicá-lo em favor da empresa, torna-se um diferencial competitivo.

Mas para ser aplicado, não basta tê-lo. Nesse momento entra outro importante e decisivo componente: a motivação do funcionário para aplicá-lo, é o custo da reposição de talentos que deixam a empresa a desejar.

A maioria das pessoas muda de emprego em busca de trabalhos mais desafiadores, respeito profissional e a possibilidade de influenciar a organização.

Reter talentos é sem dúvida um desafio para as organizações. Muitas empresas já comprovaram que é mais econômico desenvolver um plano de retenção, do que buscar outros talentos no mercado. Até porque não existem tantos talentos prontos no mercado para suprir todas as empresas.

2. Desenvolvimento

Etapa 1:

Gestão do conhecimento suas bibliografias.

Segundo SVEIBY[3] (1998 apud CARVALHO 2003, p. 23), afirma que a palavra Conhecimento pode possuir vários significados, tais como, informação, conscientização, saber, percepção, dentre outras, mas, define como sendo a "capacidade de agir".

Segundo MELLO e BURLTON[4] (2000 apud CARVALHO 2003, p. 26), "definem conhecimento, situando-o em uma escada de conceitos onde dado, informação, conhecimento e sabedoria são os degraus". Estes degraus serão detalhados a seguir:

a)Dado: fatos estruturados, valores de parâmetros e medidas, geralmente sem um contexto;

b)Informação: dado e contexto de referência que estabelece significado ou valor para o negócio ou alguém relacionado a ele;

c)Conhecimento: o que orienta as pessoas no uso de dados e informações para fazer julgamento, tomar decisões ou realizar trabalho;

d)Sabedoria: Confiança comprovada no conhecimento ou tomada de decisão de alguém, geralmente obtida por meio da experiência.

Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/conceitos-da-gestao-do-conhecimento/13312/#ixzz1xXEJH4ad data de acesso: 11/06/12 horas: 21h39

Comparações dos autores e nas empresas de hoje.

Os autores afirman que Conhecimento tem várias definições, capacidade de aprender, saber e agir, e que conhecimentos e sabedorias são os degraus para uma vida empresarial de sucesso, sempre estarão juntos.

Hoje esses conceitos nas organizações tem tido ênfase no compartilhamento de conhecimentos e na formação de memória organizacional, principalmente visando captar, reter e disseminar o conhecimento tácito nas organizações.

Existem as outras correntes de pensamento, que visam trabalhar competências, com mais foco nas pessoas do que nos métodos de como fazer este tal compartilhamento acontecer. Além destes, existem os grupos de pensamento que apostam na tecnologia de informação como suporte à gestão do conhecimento, entre outros apoios. A ideia deste relato é explicitar algumas ideias com relação à gestão do conhecimento e como essa abordagem tem evoluído.

Relatório de Gestão do Conhecimento

Gestão do conhecimento é o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo. Além disso, persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras, corresponde ao conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar, compartilhar, desenvolver e administrar os conhecimentos que possui uma organização e os indivíduos que nesta trabalham de maneira de que estes sejam encaminhados para a melhor consecução dos objetivos, a criação, armazenamento, colaboração e o compartilhar informação de empregados em torno do trabalho. Isto se centrou na necessidade de administrar o conhecimento organizacional e as aprendizagens organizacionais como mecanismos básicos para o fortalecimento de uma região ou espaço em relação com as visões de futuro que vão determinar seus planos estratégicos de desenvolvimento no médio e longo prazo. Capital intelectual é a posse de conhecimentos, experiência aplicada, tecnologia organizacional, destrezas profissionais, um conjunto de ativos intangíveis. Isto é, é o conjunto de contribuições não materiais que se entendem como o principal ativo das organizações. Empresas brasileiras evoluíram bastante este ano no sentido de adotar práticas de gestão do conhecimento. A abordagem da Gestão do Conhecimento nas organizações tem tido ênfase no compartilhamento de conhecimentos e na formação de memória organizacional, principalmente visando captar, reter e disseminar o conhecimento tácito nas organizações. Existem as outras correntes de pensamento, que visam trabalhar competências, com mais foco nas pessoas do que nos métodos de como fazer este tal compartilhamento acontecer. A ideia deste relato é explicitar algumas ideias com relação à gestão do conhecimento e como essa abordagem tem evoluído. Há anos atrás, muito pouco se lia e ouvia sobre a importância do conhecimento nas organizações. No início da década de 90, ouvia–se falar muito pouco de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com