TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Getsão Do Conhecimento

Exames: Getsão Do Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa1

A gestão do conhecimento é reconhecida nas empresas como um recurso estratégico e inserido no cotidiano das pessoas. Encontramo-nos na era do conhecimento, sabemos que tudo o que for de experiência e informação gerada pelo ser humano em sociedade torna-se conhecimento, que estão presentes em livros, enciclopédias, trabalhos acadêmicos e internet.

Com isso a Gestão de Conhecimento , incentiva as pessoas a compartilhar aquilo que sabem, proporcionando a criação de um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da organização.

Conhecer significa conquistar, elaborar e praticar melhor, mas por outro lado saber muito por si só não mostra um dos melhores níveis de competividade. O conhecimento abrange o capital intelectual, humano e a capacidade de pesquisar e inovar e a inteligência empresarial.

Segundo Davenport e Prusak (1998), a Gestão do Conhecimento é um conjunto de processos que governa a criação, semear e utilizar do conhecimento para atingir os objetivos da organização. (DAVENPORT e PRUSAK, 1998).

Logo, segundo Griffiths (2011), vem com o conceito afirmando que o GC se trata dispor em certa ordem o ambiente organizacional para desenvolver soluções baseada em valor que dispõem a aquisição e armazenagem, uso, partilha e criação de ativos de conhecimento organizacionais, que podem então ser aplicados estratégica e taticamente para se atingir as necessidades de inovação de organização, capacidade de mudança, e para permitir tomadas de decisão dentro dos ambientes físico e virtual.

A Gestão de Conhecimento aumenta a vantagem competitiva e concorrencial da empresa, reduz os custos com Planejamento e Desenvolvimento, geração de novos modelos de negócio, aproveitando e desenvolvendo melhor o capital intelectual da empresa, dando suporte nas decisões, melhorias na produção e na prestação de serviços.

Um dos desafios para as empresas atualmente é aplicar a GC de forma alinhada aos negócios, direção para os objetivos estratégicos da empresa. Nada adianta implantar a GC sem pensar em quais resultados se quer alcançar, caso contrário gera pouco impacto.

Responda ás questões a seguir:

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Estimular as pessoas a inovar, e vencer seus próprios limites de conhecimento, promovendo encontros entre equipes de diferentes áreas.

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

Compartilhando conhecimentos por meio de palestras, troca de informações positivas, deixando às informações a disposição para todos dentro da empresa.

c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Dando oportunidades de crescimento para todos os colaboradores, fazendo com que eles possam passar por todas as áreas, e quando se tem somente uma única pessoa no departamento, a mesma deve obrigatoriamente ensinar o procedimento do seu setor.

d) Descrevam os quatros processos de conversão do Conhecimento-Processo SECI- façam um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com