TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginástica No Seu âmbito Escolar

Pesquisas Acadêmicas: Ginástica No Seu âmbito Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 3

Desde seu surgimento a ginástica é marcada como “corpo em movimento”. Movimento este desenvolvido de diferentes manifestações corporais em diversas culturas criadas pelo homem.

De modo geral compreende um vasto leque de atividades físicas, nas quais acontecem manifestações gímnicas e/ou culturais. A ginástica engloba os tipos de ginástica de competição (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica Desportiva, Ginástica Aeróbica), a dança, atividades acrobáticas com e sem aparelhos e também as expressões folclóricas, sem fins competitivos, destinados a todas as idades, acrescentando ainda que ela desenvolve a condição física e a integração social. Dentre as tantas funções exercidas pela ginástica ela pode proporcionar, além do divertimento e satisfação provocada pela própria atividade, o desenvolvimento da criatividade, da ludicidade e da participação, a apreensão pelos alunos das inúmeras interpretações da ginástica, e a busca de novos significados e possibilidades de expressão gímnica.

No Brasil, a ginástica desde o princípio foi valorizada no âmbito escolar tendo sido influenciada primeiramente pelo método alemão e mais tarde pelo método sueco. Por volta de 1851 durante a reforma a reforma do ensino primário e secundário da corte a ginástica passou a ser obrigatória no currículo. Por volta de 1852 os “exercícios ginásticos” eram regulamentados como parte da educação física e moral, sendo realizada principalmente nas escolas militares.

Muitas mudanças aconteceram ao longo dos anos nas orientações quanto a ginástica no âmbito escolar, sofrendo modificações que por volta das décadas de 40 e 50 é proposto uma educação física mais voltada para prática esportiva, incluindo jogos desde as series iniciais com finalidade de desenvolver capacidades e habilidades, a moral, os valores trazendo alegria e motivação.

A ginástica continuou fazendo parte fundamental do ensino em escolas de todo país e do mundo sendo institucionalizada e ampliada por diversas leis que se aprimoraram ao longo do tempo, até que nos dias atuais a ginástica é concebida em diversos cenários, sujeitos e objetivos diferentes de acordo com o contexto. Desta forma os contextos possíveis atualmente podem ser acadêmico, na abordagem escolar, em clubes, como conteúdo da educação física ou como forma de abordagem coreográfica e subdivididos didaticamente em acadêmico, público, escolar, político e outros.

No âmbito escolar a ginástica geral não é realizada plenamente, porém a proposta curricular segundo os PCN`s propõe que a mesma esteja inserida nas aulas de educação física como conteúdo e prática da "Ginástica geral: – Fundamentos e gestos, – Processo histórico: dos métodos ginásticos clássicos à ginástica contemporânea" sugerindo portanto estudar, vivenciar, conhecer, compreender, perceber, confrontar, interpretar, problematizar, compartilhar, apreender assim inúmeras interpretações da ginástica para, com base nesse aprendizado, buscar novos sentidos e significados e criar novas possibilidades de expressão gímnica.

O universo da ginástica no contexto escolar é muito abrangente, e as possibilidades de movimento e expressão através da ginástica são diversas. A ginástica é uma atividade corporal completa, pois contribui para o desenvolvimento da criança, nos seus aspectos, motor, cognitivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com