TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glauce Pereira

Artigos Científicos: Glauce Pereira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

 SISTEMA LINFÁTICO

O sistema linfático é constituído por uma grande e complexa rede de vasos semelhantes às veias, chamados de vasos linfáticos, linfonodos, baço, medula óssea, timo e tonsilas, juntos eles formam uma estrutura de defesa contra vírus ou bactérias causadoras de doenças, esse sistema que protege o corpo contra infecções de vários tipos de doenças desde uma simples, como a gripe, até um câncer.

Esse sistema auxilia o sistema circulatório, retirando dos órgãos e tecidos os resíduos que restam. Esse resíduos que são retirados são denominados de linfa que é conduzida por vasos linfáticos para estruturas denominadas de linfonodos, nas quais será filtrada e depois conduzida ao coração.

Ele auxilia também o sistema imunológico contra microorganismos geradores de doenças e degradação de células mortas.

 Órgãos do Sistema Linfático

• Vasos e Capilares Linfáticos

São vasos um pouco maior que os vasos sanguíneos que estão distribuídos por todo o corpo, são eles que fazem circular a linfa e realizam a conexão entre os linfonados.

• Linfonodos

Os linfondos, chamados de glânglios linfáticos, são estruturas mais ou menos arredondadas, agrupadas por todo o corpo, que ficam presas ao vasos linfático, são centros de afluência dos vasos linfáticos, onde a linfa é filtrada e eliminam os corpos estranhos e tóxicas. Durante a ocorrência de doenças, podem aumentar de tamanho e ficar doloridos.

• Linfa

É um líquido apresenta uma composição semelhante a do plasma sanguíneo, porém não possui hemácias. É composta por uma combinação de proteínas, gorduras, uréia, linfócitos e sais minerais.

Ela possui a função de drenar o excesso de líquido intersticial (líquido onde as células ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substâncias residuais de seu metabolismo) afim de devolvê-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos no corpo.

A função é basicamente de defesa e transporte, principalmente transporte de substância lipossolúveis.

• Baço

O baço humano está localizado na parte superior esquerda do abdômen, logo abaixo do diafragma e atrás do estômago. É um órgão pequeno, no feto, a função principal deste órgão é a fabricação de hemácias e leucócitos (glóbulos brancos).

Após o nascimento esta função é interrompida. Porém, esta função pode ser reiniciada posteriormente caso apareça alguma doença que debilite esta função na medula óssea.

Ele está preocupado com a produção de linfócitos, que é um tipo de glóbulos brancos.

Os anticorpos são principalmente associados com a destruição das bactérias, vírus ou quaisquer outros microorganismos ou germes, que podem causar diversas doenças. Esta função imunológica do baço é o tema da polpa branca do órgão.

A polpa vermelha do baço, por outro lado, está preocupada com a procura após as atividades de filtração, ou seja, remover as antigas ou danificadas células vermelhas do sangue do corpo.

Apesar do papel importante que o baço exerce no sistema imunológico, ele não é essencial, outros órgãos assumem suas funções em sua ausência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com