TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gráfico organizacional

Artigo: Gráfico organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Artigo  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 6

Organograma

Os salários são estabelecidos de acordo com a experiência e a formação profissional de cada um, classificados dentro de um mesmo setor como Júnior, Sênior e Pleno. A preocupação central da Empresa junto a sua gestão de pessoas é a manutenção do equilíbrio interno e externo. O equilíbrio interno é conseguido pela correta avaliação dos cargos, de forma a manter uma hierarquia. O equilíbrio interno é muito importante, porque os colaboradores comumente julgam a equidade de suas remunerações, comparando-as com as dos demais colaboradores. Muitas vezes a insatisfação com a remuneração advém da diferença de remuneração entre cargos e pessoas, quando não é visível, maior é a complexidade, ou a responsabilidade, o conhecimento a capacidade e a produtividade. O equilíbrio externo é conseguido com a adequação Salarial da organização diante do mercado de trabalho. Também é muito importante o equilíbrio externo, uma vez que os colaboradores julgam a equidade de suas remunerações, comparando-as com as dos ocupantes de cargos similares em outras organizações. Além disso, quando o equilíbrio externo não é mantido, a empresa tem dificuldades em conservar seus talentos profissionais e depois de algumas pesquisas de campo identificamos que para que os equilíbrios internos e externos sejam mantidos, é necessário o desenvolvimento criterioso de um programa de cargos e salários. A administração de cargos e salários da empresa é feita considerando os seguintes princípios básicos. O salário de cada cargo será baseado nos conhecimentos exigidos pela função, complexidades das atividades desenvolvidas e responsabilidades pela execução de tarefas ou apresentação de resultados específicos esperados do cargo. Os salários são estabelecidos de forma a serem competitivos quando comparados com os padrões de mercado de empresas que tenham situação econômico-financeira semelhante à da nossa empresa. Por exemplo, empresas que sejam parecidas com a nossa em termos de porte, participação de mercado, filosofia de gestão empresarial e outros fatores que possam indicar que utilizam profissionais do mesmo gabarito dos nossos. Uma remuneração competitiva nos permitirá atrair e reter profissionais de bom desempenho.

Está sendo criado um plano com critérios de movimentação que possibilitam a evolução profissional aos colaboradores, em termos salariais (Progressão Horizontal) e de maturidade (Progressão Vertical).

A movimentação salarial se dará nas seguintes situações:

a) Término do Período de Experiência: para casos específicos, em que o colaborador tenha sido contratado com a condição de um incremento salarial após o período de experiência, o salário do mesmo será reajustado para o nível previamente acertado na contratação, considerando-se as regras e critérios estabelecidos neste Plano.

b) Ajuste de Mercado: são alterações salariais com o objetivo de ajustar a faixa salarial dos cargos aos padrões de mercado, constatados por meio de Pesquisa Salarial ou percebidos pela administração da GRAU GESTÃO quando da dificuldade de contratação e retenção de profissionais com base na remuneração existente.

c) Progressão Horizontal: consiste na mudança para uma faixa salarial superior dentro do mesmo “Grupo Salarial”, limitado a 2 (dois) “Steps”, mediante solicitação do Gestor da área e aprovação da Diretoria, nas seguintes situações:

‒ Mérito: esta alteração salarial pode ser concedida ao colaborador que se destacar na execução de suas funções.

‒ Enquadramento: ocorre quando o colaborador recebe atribuições adicionais, de maior complexidade e responsabilidade e que exijam maior conhecimento do que as atribuições anteriores.

Esses aumentos podem ser concedidos a qualquer momento, observados os limites orçamentários estabelecidos. Fica estabelecido o período mínimo de 6 (seis) meses para a concessão de um novo aumento salarial.

d) Progressão Vertical (Promoção): poderá ocorrer quando o colaborador obtiver crescimento decorrente da complexidade das atividades desempenhadas ou por Plano de Cargos, Carreiras e Salários Responsável: Diretoria Administrativa e Financeira.

As modalidades de promoção são:

‒ Promoção na mesma Carreira Específica: são as promoções de um nível para outro, dentro do mesmo cargo (exemplo: JR para PL, PL para SR).

‒ Promoção com alteração da Carreira Específica: são as promoções para cargos diferentes (exemplo: Assistente Administrativo para Analista de Recursos Humanos).

As movimentações salariais previstas neste Plano serão efetivadas mediante o preenchimento do formulário “MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL” com as devidas assinaturas e aprovações do Gestor da área solicitante, Diretor Técnico, Diretor Administrativo e Financeiro e Diretor Geral.

Situações não previstas neste Plano serão discutidas, analisadas e aprovadas pelo Diretor Geral da GRAU GESTÃO

( ) PROMOÇÃO ( ) ENQUADRAMENTO

SITUAÇÃO PROPOSTA ( ) MÉRITO ( ) AUMENTO JORNADA

( ) OUTROS ( ) REDUÇÃO JORNADA

PROPOSTA DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL

SITUAÇÃO ATUAL

NOME DO FUNCIONÁRIO

Nº MATRÍCULA DATA ADMISSÃO

CARGO

LOCAL DE TRABALHO

CHEFIA IMEDIATA TELEFONE RAMAL

HORÁRIO DE TRABALHO

JORNADA MÊS

ALTERAÇÃO SALARIAL

ENQUADRAMENTO N.º DATA

ENQUADRAMENTO

SITUAÇÃO ATUAL SITUAÇÃO PROPOSTA

CARGO:

CARGO:

JORNADA DE TRABALHO: JORNADA DE TRABALHO:

REMUNERAÇÃO GLOBAL: REMUNERAÇÃO GLOBAL:

DIFERENÇA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com