TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Guia Alimentar Brasileiro

Por:   •  15/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  3.134 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Capítulo 1 e 4:

  1.  Qual a principal mensagem do Guia alimentar?
  2. Qual a principal mensagem em cada um dos seus cap.?

O capítulo 1 retrata os cinco princípios adotados pelo guia que serviram de base para a sua construção. Dessa forma, a alimentação não se trata apenas de ingerir nutrientes, sendo a alimentação abordada de modo mais dinâmico e amplo, levando em consideração questões sociais, culturais e ambientais. Além de ter em vista as combinações alimentares e a autonomia de cada indivíduo para realizar suas escolhas alimentares, não apenas individualmente, mas também no âmbito familiar e na sua comunidade.

O capítulo 4 discorre sobre a alimentação e a comensalidade, ou seja, sobre o ato de comer e a socialização com outras pessoas à mesa. Além disso, aborda as influências desta atividade em diversos aspectos da vida do ser humano, sendo apresentadas três orientações básicas para uma alimentação mais adequada e consciente: comer com regularidade e com atenção; comer em ambientes apropriados; e comer em companhia. Nesse contexto, a principal ideia deste capitulo é que a alimentação é um ato de sociabilização e prazer, desta forma, deve-se ter atenção especial ao tempo dedicado às refeições, ao local desta alimentação e em tornar um momento de interação social com familiares e amigos.

  1.  Qual a importância de cada cap.?

O capítulo 1 é importante para que se tenha conhecimento dos princípios utilizados para a elaboração do Guia Alimentar e o seu objetivo. Os cinco princípios são: a ampliação da alimentação para além da ingestão de nutrientes, as recomendações alimentares levando em conta a questão evolução alimentar e o cenário da saúde da população, a alimentação saudável com consciência social e ambiental, as complexas dimensões alimentares da população e, por fim, a autonomia alimentar e a reivindicação do direito à alimentação com garantia da segurança alimentar e nutricional.

O cap. 4 demonstra grande relevância na conscientização da população sobre a importância do ato de comer. É muito comum o momento da alimentação ser negligenciado por falta de tempo ou falta de ambiente adequado, contudo, neste capítulo, o Guia Alimentar destaca os efeitos positivos que uma atenção especial à alimentação podem ocasionar. Entre estes benefícios, têm-se: melhor digestão dos alimentos, controle mais eficiente da quantidade ingerida, oportunidade de convivência com familiares e amigos, maior interação social e, de modo geral, maior prazer com a alimentação.

  1. Quais as facilidades (motivações) que você encontrou em cada cap.?

A principal motivação do capítulo 1 é autonomia alimentar, sendo incentivado que o indivíduo brasileiro faça suas escolhas alimentares considerando seu ambiente social e cultural. Sendo o Guia Alimentar um agente facilitador de acesso ao conhecimento para uma alimentação saudável, tendo em conta a consciência ambiental e social para certificar o direito a uma alimentação saudável e adequada.

No cap. 4 observa-se constante motivação para a prática da comensalidade. É muito estimulado que a população valorize os momentos de alimentação e que utilize esse momento para socialização com amigos, familiares, etc. Além disso, também se estimula a valorização da alimentação no geral, ou seja, que a população dedique um tempo e atenção para essa atividade e que escolham locais apropriados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com