TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero Do Narrar E A Linguagem Corporal

Projeto de pesquisa: Gênero Do Narrar E A Linguagem Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa visa apresentar uma sintexe a respeito do estudo de gêneros do narrar e analisar algumas tendências sobre linguagem corporal.

O objetivo desse trabalho visa verificar como são utilizados os gêneros textuais do agrupamento do narrar e sobre linguagem corporal. Para isso, será realizado uma explanação a cerca do assunto.

Para desenvolver a temática, o trabalho está estruturado em duas partes. Inicialmente é apresentada a análise que será relatado como o gênero textual do agrupamento do narrar e sobre linguagem corporal, permite o contato com diversos textos, bem como seus desafios e possibilidades. Em seguida, descrever os procedimentos metodológicos da pesquisa, onde os dados obtidos são analisados e discutidos.

Por fim, são feitas as considerações finais a respeito da temática enfatizando os resultados alcançados neste estudo, bem como a necessidade de redimensionar a prática docente tendo em vista a diminuição da segregação social que ainda afeta os alunos em Educação Infantil.

DESENVOLVIMENTO

Texto 1 - Gênero Textual

Trabalhar o ensino de gêneros textuais visa envolver os educando em situações concretas de uso da língua, de modo que consigam, de forma criativa e consciente, escolher meios adequados aos fins que se deseja alcançar.

Sabemos que existem diversos gêneros textuais que circulam em nossa sociedade criados para formar e informar o leitor sobre vários assuntos. Muitos deles são gêneros atraentes para a criança, que os manuseiam diariamente.

Gênero textual é o que dá forma ao texto e se constitui a partir de intenções comunicativas e necessidades de interação humana que se colocam em um determinado momento histórico.

Portanto, trabalho gêneros textuais são formas interativas e reflexivas de organização social e de produção de sentidos, pois circulam a todo momento na sociedade de uma maneira fascinante, envolvendo linguagem meramente diversificada, possibilitando ao educando ter uma melhor participação com o meio social em que estamos inseridos. Alem de possibilitar ao educando a aprender sobre a organização dos gêneros, possibilita-o a uma melhor compreensão dos eventos que rodeia o meio social em que estamos inseridos.

Gênero Textual do Agrupamento do Narrar

Os Gêneros textuais do agrupamento do narrar, são textos cujo sentido, são colocados os gêneros da cultura literária ficcional, como contos, lendas, romances, fábulas, crônicas. A situação de produção desses gêneros sempre envolve a ficção e a criação.

Desde os dias mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pôs começar com pequenos contos, que vem sendo estudada por muito tempo e, de acordo com a opinião de profissionais em psicologia e sociologia, detecta diferentes sentimentos e expressões que não se comunicam com palavras, mas sim com o comportamento físico.

Portanto, construir o seu próprio conhecimento, desenvolve-se o seu próprio cognitivo e as suas condições sócio-morais e éticos, levando o educador a uma condição de mediador no processo de desenvolvimento durante o processo ensino-aprendizagem.

Para chegar às capacidades de linguagem a fim de justificar os critérios de seleção adotados para o agrupamento. Doz e Schneuwly dividiu o agrupamento do narrar em cinco grandes grupos, sendo eles conhecido em:

• Narrador: é o que narra a história,

• Tempo: é um determinado momento em que os personagens vivenciam as suas experiências e ações.

• Espaço: lugar onde as ações acontecem e se desenvolvem.

• Enredo: é a trama, o que está envolvido na trama que precisa ser resolvido,

• Personagens: através das personagens, seres fictícios da trama, encadeiam-se os fatos que geram os conflitos e ações.

Tipos de Gênero do Narrar

Encontra-se aqui alguns tipos de gênero do narrar e suas devidas características são:

- Romance: é uma narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, possui personagens variadas em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados.

• Novela: é um módulo mais compilado do romance e também mais dinâmico, é dividida em episódios, são contínuos e não têm interrupções.

• Conto: é uma narrativa curta que gira em torno de um só conflito, com poucos personagens.

• Crônica: é uma narrativa breve que tem por objetivo comentar algo do cotidiano; é um relato pessoal do autor sobre determinado fato do dia a dia.

• Anedota: é um tipo de texto produzido com o objetivo de motivar o riso. É geralmente breve e depende de fatores como entonação, capacidade oratória do intérprete e até representação. Nota-se então que o gênero se produz na maioria das vezes na linguagem oral, sendo que pode ocorrer também em linguagem escrita.

• Lenda: é uma história fictícia a respeito de personagens ou lugares reais, sendo assim a realidade dos fatos e a fantasia estão diretamente ligadas. A lenda é sustentada por meio da oralidade, torna-se conhecida e só depois é registrada através da escrita.

Linguagem Corporal

O corpo é apropriado pela cultura. que vai sendo cada vez mais suporte de signos sociais.

Ao trabalhar com o desenvolvimento e com a relação linguagem corporal e esquema corporal com as crianças devem prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre o seu corpo. Sendo que, criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da psicomotricidade irá permitir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com