TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA E MEMORIA DA EDUCAÇAO DE ANÁPOLIS

Por:   •  6/4/2015  •  Artigo  •  4.209 Palavras (17 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 17

Anuário Docente [pic 1][pic 2]

Vol.1 , Nº. 1, Ano 2014

Aline Simas Silva

Faculdade Anhanguera de Anápolis

alinesimas.r@hotmail.com

Fábio Henrique Lustosa

Faculdade Anhanguera de Anápolis

fabiohenriquemd2@hotmail.com

Weslei Alves Santos

Faculdade Anhanguera de Anápolis

weslei.santos15@yahoo.com.br

Rafael Choze

Faculdade Anhanguera de Anápolis

rafze@hotmail.com

[pic 3]


DOENÇAS OCUPACIONAIS VIVENCIADAS PELO TRABALHADOR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

RESUMO

A saúde, como direito universal e dever do Estado, é uma conquista do cidadão brasileiro, expressa na Constituição Federal e regulamentada pela Lei Orgânica da Saúde. No âmbito deste direito encontra-se a saúde do trabalhador que veio para proteger e favorecer o ambiente em que a pessoa trabalha. O objetivo desse artigo é descrever as doenças ocupacionais vivenciadas pelo trabalhador em uma instituição de ensino superior. Firam sujeitos da pesquisa profissionais de uma instituição de ensino superior. Trata-se de um estudo qualitativo para descrever as doenças ocupacionais. Os dados foram coletados mediante questionário e foram submetidos a uma análise qualitativa por meio de gráficos que é composta por três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação. Conclui-se que a pesquisa atingiu seus objetivos, tornando-se instrumento motivador da reflexão no ambiente acadêmico e que mudou a percepção dos trabalhadores em relação às doenças ocupacionais na universidade.

Palavras-Chave: Saúde; Enfermagem; Doenças ocupacionais; Trabalhadores; Ambiente.

ABSTRACT

The health care as a universal right and duty of the state, is an achievement of Brazilian citizens, expressed in the Constitution and regulated by the Organic Health Law. Under this law is a health worker who came to protect and promote the environment which the person works. The aim of this article is to describe the lived occupational diseases by the worker in an institution of higher education. Injure the professional research subject of an institution of higher learning. This is a qualitative study to describe occupational diseases. Data were collected through a questionnaire and underwent a qualitative analysis through graphs that consists of three steps: Pre-analysis, and interpretation of the material. It is concluded that research has achieved its goals, becoming an instrument of reflection in motivating academic environment and changed the perception of employees regarding occupational diseases at the university.

Keywords: Health; nursing; Occupational diseases; workers; Environment.


  1. INTRODUÇÃO

A saúde, como direito universal e dever do Estado, é uma conquista do cidadão brasileiro, expressa na Constituição Federal e regulamentada pela Lei Orgânica da Saúde. No âmbito deste direito encontra-se a saúde do trabalhador (BRASIL, 2012).

Segundo Schmoller (2011), as cargas de trabalho é uma das principais causas responsáveis pelo desgaste dos trabalhadores influenciando a ocorrência de acidentes e os problemas de saúde.

O ambiente de trabalho pode converter-se em elemento agressor do individuo. Qualquer que seja a origem do desequilíbrio, existente a possibilidade de dano para a saúde do trabalhador, o qual deve ser protegido pela adoção de medidas adequadas (BRAGA, CARVALHO, BINDER, 2010).

A enfermagem do trabalho é a ciência que estuda as condições de segurança e periculosidade da empresa, efetuando observações nos locais de trabalho e discutindo-as em equipe, para identificar as necessidades no campo de segurança, higiene e melhoria do trabalho.

Tem a finalidade de elaborar e executar planos e programas de proteção á saúde dos trabalhadores, participando de grupos que realizam inquéritos sanitários, estudam as causas de absenteísmo, fazem levantamentos de doenças profissionais e lesões traumáticas, procedem a estudos epidemiológicos, coletam dados estatísticos de morbidade e mortalidade de trabalhadores, investigando possíveis relações com as atividades funcionais, para obter a continuidade operacional e aumento da produtividade.

Portanto doenças ocupacionais podem ser consideradas como todas as doenças que são provenientes do serviço ou do ambiente em que uma pessoa trabalha. Algumas doenças estão relacionadas ao esforço físico e outras voltadas para as condições de trabalho, o local, a iluminação e temperatura ou contaminação com produtos químicos e no caso de profissionais da saúde contaminação com secreções e cortes com pérfuro cortantes.

Antes de implementar atividades de imunização no trabalho, é preciso o conhecimento sobre organização e gestão dos processos de trabalho em saúde para que possa identificar os fatores de riscos biológicos e imunopreviníveis. O ideal é elaborar métodos em qual o trabalhador reflita a cerca do seu próprio trabalho, pois isto facilitará o ato vacinal (SANTOS, NORONHA, MATTOS, 2011).

Programas de manejo de estresse ocupacional podem ser focados na organização de trabalho. Intervenções focadas na organização são voltadas para a modificação de estressores do ambiente de trabalho, podendo incluir mudanças na estrutura organizacional, condições de trabalho, treinamento e desenvolvimento, participação e autonomia no trabalho e relações interpessoais no trabalho (MURTA, 2007).

Através disso, em 1990 foi criada a Lei nº 8.080/90 que é a Lei Orgânica de Saúde, a mesma diz que a saúde do trabalhador é um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, com o objetivo de promover e proteger à saúde dos trabalhadores, recuperando e reabilitando o trabalhador que foi submetido a riscos sobrevindos das condições de trabalho.

Diante disso, parte-se do pressuposto que a falta de atividade laboral juntamente com o excesso de trabalho é o grande causador das doenças ocupacionais que acometem os trabalhadores. Por isso, surgiu o seguinte questionamento: Quais são as doenças ocupacionais vivenciadas pelo trabalhador em uma instituição de ensino superior?

Foram traçados objetivos capazes de conduzir a pesquisa em busca de respostas a esse questionamento. O objetivo desse artigo é descrever as doenças ocupacionais vivenciadas pelo trabalhador em uma instituição de ensino superior, com a finalidade de identificar as principais doenças ocupacionais que podem acometer os trabalhadores e planejar estratégias que podem ser evitadas no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (464.8 Kb)   docx (820.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com