TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA MAMOGRAFIA E ATUALIDADES

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.370 Palavras (10 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA

MARIANA SILVINO RIBEIRO

HISTÓRIA DA MAMOGRAFIA E ATUALIDADES

BRASÍLIA 2017

  1. Sumário

  1. INTRODUÇÃO3
  2. HISTORICO DA MAMOGRAFIA3
  3. ESTRUTURA DA MAMA4
  1. Sistema Linfático Da Mama5
  2. Câncer De Mama6
  1. INSTRUMENTO DEDICADO À MAMOGRAFIA7
  2. O EXAME10
  3. COMO É REALIZADA A MAMOGRAFIA11
  4. OBJETIVO15
  5. RESULTADOS E DISCUSSÕES16
  6. CONCLUSÃO16
  7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS17
  1. INTRODUÇÃO

A mamografia é atualmente o melhor método de detecção do câncer de mama, a mamografia é o resultado da grande descoberta do físico Wilhelm Rontgen, o cientista pioneiro Albert Salomon realizou as primeiras radiografias mamárias.

Este trabalho aborda a história e evolução da mamografia, sua grande importância para sociedade no intuito de ser um importante aliado na detecção precoce do câncer de mama e sua constante evolução.

  1. HISTÓRICO DA MAMOGRAFIA

No início do século XVIII, com a descoberta dos Raios X trazendo assim vários benefícios, sendo capaz de mostrar estruturas no interior do corpo humano e animal. O método não era capaz de mostrar tecidos moles, como a mama.

O câncer de mama e uma doença milenar, sendo datado na historia desde o descobrimento de um papiro de aproximadamente 2000 a.C., descoberto por Edwin Smith em 1862 em Tebas no Egito, não sendo o único papiro a citar sobre a doença, Ebers datado de 1500 a.C. e um papiro que descreve a doença e como tratamento o uso da faca. Sendo assim uma doença que desperta preocupação desde antes de Cristo.

Albert Salomon cirurgião alemão, pioneiro a utilizar e comprovar efeitos dos Raios X ao detectar o câncer de mama. Em 1913, Albert tirou três mil radiografias de mastectomia, sendo possível visualizar o crescimento de tumores e carcinomas.

Em 1930, Stafford Warren foi um médico e radiologista dos Estados Unidos, que no campo da medicina nuclear foi o primeiro na sua área a utilizar a técnica estereoscópica para radiografia de mama, 119 casos foram estudados, sendo 8 erros de interpretação e dentre eles 4 diagnósticos de falso-negativos e 58 casos de câncer. Seu maior reconhecimento e por sua maior invenção, a mamografia.

Em 1949, Raul Leborgne, no Uruguai foi o primeiro dar ênfase no diagnostico de cancros na mama, Leborgne realizou um exame, comprimindo a mama em um longo cone com uma superfície plana, em sua extremidade usou-se um baixo pico de quilovoltagem.

No ano de 1951, Charles Cros projetou o primeiro equipamento destinado exclusivamente para mamografia, criado a partir de um anodo de molibdênio acrescentando também um dispositivo para comprimir a mama.

Em 1960, filmes especiais, desenvolvidos pela Kodak, com a técnica de alta miliamperagem e baixa quilovoltagem descritas por Robert Egan, radiologista do MD Anderson Hospital de Houston, Texas. Sua nova técnica resultou em imagens de alta qualidade, obtendo excelente resultados e conduzindo assim o uso de mamografia para detecção de câncer de mama.

No mesmo ano, Charles Gros desenvolvia o primeiro aparelho com a única finalidade à mamografia, sua diferença ao do convencional era pelo uso de molibdênio que resultava em filmes de alto contraste.

A Companhia Geral de Radiologia (CGR) em 1967 desenvolve um modelo junto 4com Cros, o senógrafo, o alvo de molibdênio, com foco de 0,7mm, produzia maior contraste entre parênquima, gordura e calcificações, com tempo de exposição de 10segundos, com cones que diminuíam as a radiações dispersas.

Em 1987, radiologistas tentam diminuir a exposição à radiação, mudaram o modo de rastreamento de imagem em modo negativo e filtração do feixe de Raios X, o resultado piora a qualidade da imagem.

  1. ESTRUTURA DA MAMA

As mamas são constituídas por uma glândula, a glândula mamaria e localizada na parede anterior do tórax, está apoiada sobre o músculo peitoral maior, seu tamanho varia de uma mulher para outra, dependendo de sua idade e influencia hormonal. A anatomia da superfície da mama tem uma pequena projeção, denominada mamilo, contendo cerca de 15 a 20 lóbulos ou lobos mamários, glândulas responsável pela produção de leite, do qual são transportados pelos ductos e pelo estroma, tecido conjuntivo e tecido adiposo. (Figura 1).

[pic 1]    Figura 1: Estrutura da mama.

  1. SISTEMA LINFÁTICO DA MAMA

Para se compreender a forma como o câncer de mama se dissemina é importante entender o sistema linfático.

A pele, aréola, o tecido subcutâneo e o parênquima mamário são estruturas drenadas por vasos linfáticos, que se estendem da superfície para a profundidade, formando assim uma rede linfática onde se comunicam.

Os vasos linfáticos conduzem líquido linfático, sendo assim os linfonodos funcionam como filtros para substâncias nocivas, contendo células do sistema imunológico que ajudam combater infecções, que atacam e destroem germes que são transportados pelo liquido linfático. (Figura 2).[pic 2]

FIGURA 2: Linfonodos da mama.

  1. CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama e uma neoformação que atinge as células da mama, que se prolifera sem controle. O câncer de mama é uma das doenças que mais mata, alem de ser uma das neoplasias mais comuns nas mulheres.

Mesmo a mamografia sendo o melhor método de diagnostico para detecção de lesões não-palpaveis, pode assim não ser preciso e omitir lesões, ocorrendo em 10% dos casos de câncer, os falsos negativos, ou pode se identificar através da biopsia, não se confirmam como câncer, falsos positivo.

O câncer de mama é um tumor que se desenvolve na mama por alterações genéticas em algumas células, que se dividem sem controle. Os principais fatores que ocorrências do câncer na mama são: idade, histórico familiar, menstruação precoce, ausência de gravidez, menopausa tardia, obesidade, e reposição hormonal.

E importante ficar atento a todos os sinais, como: vermelhidão na pele alterações no formato dos mamilos e das mamas, nódulos nas axilas, secreção escura saindo pelo mamilo, pele enrugada como casca de laranja e em estágios avançados a mama pode criar uma ferida, na grande maioria dos casos o tumor na mama não apresenta sintomas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (417.5 Kb)   docx (254.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com