TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTIVOS

Por:   •  13/4/2015  •  Tese  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

KAREN INGRID MATIAS DE CASTRO MEAZZA - RA 1142163

Bacharelado em Educação Física

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE

Centro Universitário Claretiano

Professor Tutor: Renato Furlaneto Bernardinis

CAMPO GRANDE

2015

Qual é a influência das atividades físicas realizadas nos períodos históricos Pré-História, Antiguidade, Idade Média e Renascimento para aulas de iniciação esportiva?

Desde o tempo antigo, a atividade física vem fazendo papel importante na sociedade, pois ajudou na civilização humana, e com isso sua evolução é constante.

Na PRÉ-HISTÓRIA, sua prática ainda não tão aprimorada, era para sua sobrevivência, fazendo que para sua busca de alimento, pois eram nômades, eles corriam, nadavam, para pescar, caçar e fugir de predadores. Num segundo momento, já deixaram de ser nômades, e e com suas moradias, tiveram um tempo para se adaptar para se proteger e impedir de invasões.

Na ANTIGUIDADE: Grécia, foi nessa época em que o homem evoluiu, e pôde mostrar sua aptidão física nos Jogos Olímpicos, que foi o legado de toda a humanidade, que na época era pra cultuar ao Zeus, onde tinham prova de pentatlo, corrida, ataque e defesa, provas artísticas entre outras.

Em Roma, destacou os circos, com jogos públicos, realizado no Coliseu, onde tiveram as lutas dos gladiadores.

IDADE MÉDIA: nessa época, as atividades passavam pela decadência, onde só sobreviveu a cavalaria, pois a ascensão da igreja Católica só encorajava ao religioso.

RENASCIMENTO: com a arte e Leonardo Da Vinci, onde cultuavam ao corpo, que pela sua obra é usada até hoje para as regras de proporção do corpo humano. Nesse período o estudo da anatomia era nítido, devido as obras, como e Michelangelo, com a estátua de Davi, com toda perfeição em detalhes dos músculos.

A introdução da educação Física no mesmo nível de outras matérias escolares, onde os jogos de bola foram as atividades mais praticadas nessa época.

Qual é a influência que esse conhecimento oferece ao profissional de Educação Física que trabalha com turmas de iniciação esportiva, ao planejar suas aulas?

É se baseando no passado que possamos evoluir, tanto mentalmente como corporalmente, buscando aprimorar o desempenho de cada um, como Aristóteles pensava em relação a atividade física, onde se deve estudar qual exercício eram mais significativo para o corpo humano, pois cada um tem sua individualidade e habilidade para certas coisas, podendo transformar cada atleta isolado. Desenvolver atividades em grupo é imprescindível, pois o ensina a se comportar em uma sociedade, e ao mesmo tempo possa ver a recompensa em sua saúde.

BIBLIOGRAFIA

Sites:

http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.1/GT1_5_2002.pdf

http://www.academia.edu/5238735/A_EDUCA%C3%87%C3%83O_F%C3%8DSICA_SENDO_ACOPLADA_AOS_MODELOS_DE_ENSINO

http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/118.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com