TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Habilidades Técnicas – São habilidades voltadas para a execução do trabalho, fazendo uso do conhecimento, métodos, técnicas, tecnologia e equipamentos necessários para realizar a tarefa da melhor maneira possível. Ou seja, é saber realizar uma determinada tarefa teoricamente, com estudos, porém, também saber realizá-lo na prática, adquirindo experiência utilizando os conhecimentos no dia-a-dia.

Segundo BOOG, ao afirma-se que determinada pessoa, é do ramo, significa que a mesma domina adequadamente as habilidades técnicas do setor em que atua.

Estas habilidades são consideradas Nível Operacional.

Exemplos:

  • Habilidades Técnicas de um diretor financeiro significa conhecer técnicas de fluxo de caixa, contabilidade, tesouraria, aplicações, orçamentos e aplicá-los na prática para que a empresa seja bem sucedida.
  • Vendedores necessitam de habilidades técnicas, para que possam vender o seu produto. Precisam conhecê-lo e convencer o cliente de que realmente este produto é bom e útil.

Habilidades humanas – Estão relacionadas com a interação com as pessoas, habilidades de relacionamento tanto interpessoais quanto grupal. Facilidade de comunicação, motivação, saber coordenar, liderar e principalmente compreender suas atitudes e resolver conflitos entre as mesmas.

[...] Habilidades humanas representam a habilidade que a administração deve ter no trato com pessoas. Se ele deve atingir resultados através de pessoas, é preciso que estas pessoas sejam lideradas, motivadas, recebem as comunicações necessárias ao seu trabalho, ora sendo realizadas, ora sabendo trabalhos como uma equipe coesa. (KATZ, 1995).

Esta habilidade é de nível Tático. Segue abaixo dois exemplos:

  • Gestor de recursos humanos, tem facilidade de resolver problemas pessoais, considerado psicólogo, dando motivação para a equipe.
  • Técnico de futebol, deverá saber lidar com sua equipe também fora do campo, motivando-os incentivando para que possam competir num torneio.

Habilidades Conceituais – Está vinculado com o pensar, raciocínio rápido, eficiência envolve criatividade, planejamento, diagnosticar situações, no entanto, destacar alternativas para soluções de problemas.

È considerado Nível estratégico.

Segue dois exemplos:

  • Os diretores de uma entidade, onde devem sempre estar informadas, tomando decisões de melhoramento, sempre visando o plano de negócios, os planejamentos.
  • Professores são profissionais que utilizam basicamente 70% destas habilidades, pois estudam, planejam as aulas e a cada dia vão em busca de novos conhecimentos.

BIBLIOGRÁFIA.

BOOG.G.G. O desafio da competência. São Paulo: Best Selh, 1991.

KARTZ. R.L.”Skills of an effective administrados”. Harvard Business Review. Jan, Fev. 1955.

Site www.administradores.com.br/artigos/marketing/administrador-habilidades-e-caracteristicas/13089. Acessado em 09/05/2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com