TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hematologia

Relatório de pesquisa: Hematologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

6.3. Hematologia

Hematologia é o ramo da biologia que estuda o sangue. A palavra é compostapelos radicais gregos:

Haima

(de

haimatos

), "sangue" e

lógos

, "estudo, tratado,discurso". A Hematologia estuda os elementos figurados do sangue: hemácias(glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, aprodução desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãoshematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos.A seção de hematologia é primariamente responsável pelo exame doselementos figurados do sangue. Estes podem ser qualitativos, como a observaçãoda aparência das células sanguíneas. Ou os testes podem ser quantitativos, com naexecução das contagens de células.O laboratório de hematologia executa testes para detectar e monitorartratamentos de anemias, leucemias e desordens hereditárias do sangue, como ahemofilia. Os efeitos de certos tratamentos, como a quimioterapia contra o câncer,podem ser determinados por testes hematológicos.Os exames utilizados na investigação hematológica incluem:

Hemograma

Mielograma

Velocidade de hemossedimentação (VHS)

Tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA)

Tempo de protrombina (TP)

Fibrinogênio

Dímeros-D

dosagens de fatores de coagulação, entre outros.A coleta para análise hematológica é em geral realizada, seguindo osprocedimentos de coleta já conhecidos, em tubos contendo EDTA comoanticoagulante (tampa roxa). A coleta de sangue deve ser feita com o paciente em jejum de pelo menos 12 horas, 24 horas sem pratica de exercícios físicos e 48 horassem consumo de bebida alcoólica. As amostras previamente identificadas sãoencaminhadas ao laboratório que procede com as análises dos exameshematológicos.

6.3.1. Hemograma

Hemograma é um exame realizado que avalia as células sanguíneas de umpaciente. As células circulantes no sangue são divididas em três tipos: célulasvermelhas (hemácias ou eritrócitos), células brancas (ou leucócitos) e plaquetas (outrombócitos).O hemograma é uma combinação de teste que usualmente inclui:- Contagem de hemácias- Contagem de leucócitos- Hemoglobina- Hematócrito- Índice de hemácias-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com