TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Gastronomia

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

CAÇA E COLETA, PRIMEIRAS ATIVIDADES HUMANAS

          A gastronomia é a história cultural da alimentação, sua essência é voltada para perspectivas sobre tendências. Ao longo do tempo, as gerações foram se adaptando às suas necessidades, em busca de sua sobrevivência, até chegarmos à evolução gastronômica dos tempos de hoje.

          A história da gastronomia abrange todos os aspectos culturais, representados através dos alimentos. Há muito tempo atrás, os hominídeos ocuparam a África, pois naquela época eles lutavam apenas pela sua sobrevivência, muito contribuiu para a descoberta e o controle das técnicas de fazer o fogo, que também foi usado por habitantes das cavernas.

          Com o passar do tempo, a terra aqueceu-se, as florestas se dispersam, a parti desse fenômeno apareceram os animais, como a cabra e cervos, começando também o cultivo de plantas. A espécie humana através da sua genética aproximou-se dos símios, ou seja, símios e homens exibem evoluções dispares entre 5 a 8 milhões de anos. O primeiro fóssil, no tamanho e na forma de cérebro, maior e arredondado, foi encontrado na Tanzânia, são os hominídeos que se caracterizam como fabricante de utensílios, isso nos mostra a evolução da espécie.

          Os australopiteníceos, restringiram-se à África Tropical, viveram sem vestuário, abrigo ou fogo, alguns descendentes começaram a construir abrigos, confeccionar roupas, foram mudando seus hábitos alimentares com sementes, frutas, e com o passar do tempo foram se desenvolvendo compleição física ereta, e muitas outras atividades como coleta e caça, originando-se assim como atividades iniciais humanas.

          O Homo erectus surge há 1,7 milhões de anos (200 mil a.C.), apresentando uma população ainda mais desenvolvida, e um cérebro também. Os musterianos da caverna da Dordonha utilizavam-se de algumas técnicas como braseiros para cozinhar, usavam instrumentos feitos com ossos para raspar e modelar peles. Com o retraimento das geleiras, foi possível o desenvolvimento de povos na Europa e Ásia, os primeiros fósseis foram encontrados no sudeste da Ásia e na China, contudo, a forma do Homo sapiens (homem racional) é africana.

          A África com o passar dos anos, chegou a sofrer alterações ambientais em 40 mil a.C. com a falta de chuva, surgiu uma vegetação tropical, e seus habitantes produziram utensílios de pedra.  Já em 20 mil a.C., em razão de intensas chuvas, facultaram povoar-se regiões áridas, a abundante vida animal, fez crescer a população humana. Os animais em 10 mil a.C., começaram a desaparecer, devido a dificuldade de caça, passando assim por muitas dificuldades, o homem procurou alternativas para sobreviver.

          Após 9 mil a.C. , a extinção das camadas de gelo trouxe para a agricultura, o cultivo de cereais e consequentemente, houve um crescimento na população, crescendo as comunidades, os vilarejos, as cidades. No ano de 6 mil a.C., o homem morava em cavernas e caçava para obter alimentos.  As mulheres tinham um papel muito importante, no auxilio da colheita dos frutos, nozes, raízes e cereais para complementos, esse aumento da agricultura acarretou o aumento da população. Formaram-se aldeias comunitárias até o século XIX, Na Europa foi mais visível a continuidade da história e mais dependente dessa relação.

          Pela migração ou pelo desaparecimento de animais, 5 mil a.C., os homens tiveram que se abster de carnes vermelhas, tiveram  que se submeter a deslocar-se para costas litorâneas, em buscas de peixes ,aves, ovos, lebres, lesmas, e outros alimentos da região. Surge o Homo socialis, origem dos clãs. Por não saberem produzir o fogo, eles o adoravam. Vem-se apreciar carnes chamuscadas, a palavra, o verbo tomam impulso e o Homo socialis, se transforma no Homo loquax, transmitindo a seus descendentes, descobertas e hábitos. No fim da era glacial chega o Homo sapiens, matador de mamutes e rinocerontes, os quais comiam. Selecionam músculos tenros, fígado, miolos. Incorporam a rena, o cavalo e os pescados, cultivam vegetais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com