TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Pensamento Filosófico

Por:   •  12/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

     Aluna: Victória Maria Rodrigues Barreira;

     Matricula: CE1720379;

     UNIP, noite 1;

     Professora: Jeniusa;

     Disciplina: História do Pensamento Filosófico;

  • Atividade do dia 2 de abril:
  1. Descreva a diferença entre a filosofia na idade antiga e a filosofia na idade média;

     

       R.  A filosofia antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C. Ela surge da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.

No início, a filosofia estava intimamente relacionada com a religião: mitos, crenças, etc. Assim, o pensamento mítico foi dando lugar ao pensamento racional, ou ainda, do mito ao Logos. Já a filosofia na idade média (medieval) foi desenvolvida na Europa nos séculos V-XV. Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental. A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica. Isto pode parecer paradoxal em nossa época, mas naquele tempo era perfeitamente compreensível.

  • Atividade do dia 16 de abril:

  1. Qual a diferença entre a filosofia de São Tomás de Aquino e Santo Agostinho?

      R. A linha de pensamento de Santo Agostinho girava em torno do dualismo, herança de Platão e dos maniqueístas orientais. Bem e mal, corpo e espírito eram totalmente separados. O filósofo condenava os pecados da carne e alegava que a fé era o essencial para a vida. Seguia uma lógica “primeiro eu creio, depois eu explico”.
    São Tomás de Aquino ia na contramão de Santo Agostinho, colocando a razão em primeiro lugar. Tentava até mesmo explicar a fé por meios racionais, alegando que podia provar a existência de Deus. Argumentava que tudo está em movimento e todo movimento é causado por alguém; desse modo, é preciso que haja uma causa inicial, um “primeiro motor”, como chamava. Além disso, constatou que é preciso que haja um Deus para que o universo esteja em tão perfeita harmonia.

  • Atividade do dia 26 de março:
  1. Qual a diferença existente entre os pensamentos de Sócrates, Platão e Aristóteles?

       R. Aristóteles define o conhecimento como parte da busca pela lógica. Deste modo, essa perspectiva parte do pressuposto que todo indivíduo sempre coloca em prática aquilo que sabe, além de afirmar aquilo que não sabem, porém, sua evolução permite que ele aprenda aquilo que não sabe.

      Platão contribuiu para a ciência e a filosofia sendo um dos grandes pensadores clássicos a existirem. Ele fundou a primeira academia de ensino do período, além de ter uma grande importância em temáticas que são debatidas ao longo do tempo, inclusive no período contemporâneo e na pós-modernidade como: A ética, a política. O conhecimento e o questionamento como uma forma de buscar a razão das coisas.

       Sócrates através dos diálogos, contribuiu para a ética e a concepção de conceitos como o método socrático e a ironia socrática, sendo junto dos dois citados acima os três filósofos que estabeleceram a base do pensamento ocidental.

  • Atividade do dia 23 de abril:
  1. Qual a importância e o legado da filosofia moderna na atualidade?

   R. A Filosofia moderna contribuiu muito na construção dos modelos morais que hoje estão presentes na sociedade, sem essa profunda reflexão acerca dos direitos e deveres do indivíduo na sociedade certamente teríamos um modelo social desequilibrado e injusto com populações vulneráveis ou minorias. O processo filosófico é importante para delinear as aspirações humanas e tornar a sociedade um lugar com sustentabilidade de opiniões diversas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com