TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Horta Escolar

Artigo: Horta Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 6

1. IDENTIFICAÇÃO DA OPORTUNIDADE

“Horta se parece com filho. Vai acontecendo aos poucos, a gente vai se alegrando a cada momento. Cada momento é hora de colheita. Tanto o filho quanto a horta nascem de semeaduras. Semente, sêmen: a coisinha é colocada dentro, seja da mãe/mulher, seja da mãe/terra, e a gente fica esperando, pra ver se o milagre ocorreu, se a vida aconteceu. E quando germina -seja criança, seja planta - é uma sensação de euforia, de fertilidade, de vitalidade. Tenho vida dentro de mim! E a gente se sente um semideus, pelo poder de gerar, pela capacidade de despertar o cio da terra.”

“A Horta”- Poema de Rubem Alves – Fonte: Livro: Musica da Natureza - 2ª edição- Papirus, 2004 p.117.

O projeto Horta Escolar visa promover mudanças de valores, hábitos e de atitudes com plantio da horta e por meio da educação ambiental, para tanto usaremos a sensibilização com a participação dos alunos da EE João Pedro Fernandes e outros colaboradores, tais como: voluntários da comunidade, pais, professores e funcionários.

Não temos a ilusão de que a horta escolar resolverá todos os problemas de nutrição e meio ambiente dos nossos alunos ou da comunidade, porém o fato de a alimentação escolar ser um direito do aluno e nossa escola ter um grande espaço ocioso optamos pela implantação deste projeto. A Horta pode ser um excelente meio para a aprendizagem dos alunos, além de despertar o interesse para uma alimentação saudável. Com esta horta na escola, os professores terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas. Já os alunos terão garantidas as possibilidades de aprender a plantar, escolher o que plantar, planejar o que plantou, mudar as mudas de lugar, regar, cuidar, colher, decidir o que fazer do que colheu.

O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Professores poderão usar a interdisciplinaridade e desenvolver atividades sobre alimentação saudável com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou na merenda escolar, o que os auxiliará na promoção da saúde. Por exemplo: O professor de matemática poderá trabalhar as formas dos alimentos cultivados, poderá associar o tempo de cultivo, floração e frutificação com o desenvolvimento dos alunos. Já na área de português, por exemplo, os professores poderão sugerir temas de redações ligados ao consumo de frutas e verduras. Podendo também trabalhar as origens dos nomes de frutas e verduras, como são consumidas e se são empregadas na medicina popular.

A existência de hortas nas escolas é importante para enriquecer a alimentação, ajudar na mudança de hábitos alimentares, e despertar o interesse dos alunos pela natureza.

2. CARACTERIZAÇÃO DO SERVIÇO

Com o processo de urbanização ocorrido nas últimas décadas, nota-se que a população têm se afastado e esquecido as fontes dos alimentos que estão presentes em nosso dia-a-dia. A partir do desenvolvimento de uma horta na escola, estudantes e demais frequentadores passam a ter um contato mais próximo do manejo da terra, despertando para a importância do seu cuidado.

O projeto é baseado nos conceitos da agricultura orgânica para implantar uma horta de pequeno porte em local que se encontrava sem uso.

O objetivo deste projeto inovador na escola João Pedro Fernandes é melhorar a educação dos escolares, mediante uma aprendizagem ativa e integrada a um plano de estudos de conhecimentos teóricos e práticos sobre diversos conteúdos; este projeto trará benefícios tais como: a valorização do nosso meio ambiente, contribuir com o enriquecimento nutricional da merenda escolar, incentivar a formação de bons hábitos alimentares em nossos alunos e levar até os alunos o consumo de mais hortaliças - fonte de vitaminas, fibras e sais minerais; bem como obter noções sobre Educação Alimentar e a servir-se dela como instrumento prático do processo ensino/aprendizagem; produzir verduras e legumes frescos e sadios a baixo custo. Para isso basta que as hortaliças sejam plantadas e cuidadas com carinho e dedicação. Complementará a merenda escolar com alimentos frescos, ricos em nutrientes e sem contaminação por agrotóxicos. Além de todos os aspectos educacionais abordados com a horta escolar, é importante que o aluno aprenda também a consumir as hortaliças produzidas. O estudante deverá aprender a prepará-las de forma criativa e ser informado sobre seu valor nutricional, ao participar do seu preparo, e ter satisfação ao consumir o que ajudou a cultivar. As disciplinas envolvidas serão: Matemática, Português, História, Geografia, Ciência, Arte e Educação Física. Os professores das disciplinas citadas podem utilizar a mesma como complemento dos currículos regulares e nos temas transversais ou interdisciplinares. A Horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades pedagógicas.

É importante ressaltar que se trata de um projeto inovador na Diretoria de ensino de Bauru e na região onde a escola encontra-se localizada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com