TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Horta Escolar

Por:   •  1/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 5

ESTADO DE SANTA CATARINA

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIGRINHOS - SC

PROJETO HORTA NA ESCOLA

Professora Lílian Garcia Basso

MARAVILHA, 2012.

1. INTRODUÇÃO

As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com a natureza. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente.

Esta ação oportuniza um espaço escolar para o envolvimento e comprometimento do Grêmio Estudantil, sendo eles os representantes dos alunos na Unidade escolar, bem como os demais alunos.

O Projeto visa incentivar o uso de cisternas, de composteira, de alimentos saudáveis, de hábitos saudáveis, de opinião e conclusões próprias para a confecção de seu conhecimento, de aprendizado de técnicas, de multiplicadores de ações, da importância do equilíbrio ambiental, da valorização da produção agrícola e do trabalho rural, entre outros.

2. JUSTIFICATIVAS

Pelo fato de coexistirem no Brasil, a fome, a desnutrição, as deficiências de micro nutrientes e as enfermidades produzidas por alimentação excessiva ou inadequada. A partir dos anos oitenta, doenças como diabetes, hipertensão arterial e obesidade tiveram um aumento alarmante, agravando, juntamente com os males oriundos da subnutrição, a situação da saúde pública do País.

Os hábitos alimentares estão diretamente relacionados com a qualidade de vida das pessoas. Seja pela vida agitada, seja pela produção em escala e até mesmo pela propaganda, os hábitos alimentares têm mudado para pior.

Uma alimentação que contenha vegetais, e principalmente os produzidos sem o uso de venenos, é muito mais saudável. Somam-se a isso que a confecção de hortas nas escolas coloca os alunos em contato as peculiaridades do meio ambiente, despertando-as para a crítica dos valores econômicos e sociais. Alem do aproveitamento das interdisciplinaridade nos conteúdos e/ou disciplinas.

O projeto em questão poderá oportunizar aos alunos a levarem para casa um alimento incorporado com os seus conhecimentos, com os seus trabalhos e com todas as atenções que elas dispensaram aos vegetais por elas produzidos e estudados.

Consegue-se assim uma melhor alimentação e, sobretudo uma melhora da auto-estima dos alunos, pois se sentem mais valorizadas tanto na escola como no contexto familiar.

Os alunos irão participar diretamente na elaboração e concretização das ações a serem desenvolvidas na horta, como: coletar legumes, chás, temperos, verduras, plantar sementes, fazer mudas, transplantes, ajudar na remoção de ervas daninhas, em fim auxiliar em toda manutenção da horta, na limpeza do pátio, na organização dos canteiros e vasos da escola, nas campanhas de conscientização, entre outros.

As ações serão coordenadas pela responsável pelo Projeto Horta na Escola, ou seja, pela professora Lílian Garcia Basso.

3. META

Construir e manter uma horta orgânica.

4. OBJETIVO GERAL

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os jovens de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta, o EEB Osvaldo de Mello desenvolve o projeto “Horta na Escola” com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

4.1Objetivos Específicos

Os vegetais da horta serão também utilizados para o uso de chás para os alunos e demais funcionários da escola;

Ensinar os alunos da rede estadual a cultivar produtos orgânicos (sem a utilização de agrotóxicos), tornando-os multiplicadores dessa tecnologia, e incentivando seus familiares a desenvolver a horta doméstica;

Ensinar os alunos a consumir hortaliças e legumes de boa qualidade de procedência conhecida;

Utilizar da mesma para a aplicação dos conteúdos;

Oportunizar espaço para o auxílio dos alunos do Grêmio Estudantil;

Criar, na escola, uma horta onde, todos se sintam responsáveis;

Mudar os hábitos alimentares, agregando frutos (frutas, verduras e legumes) na dieta;

Ensinar o ciclo de vida das plantas e as condições ambientais propícias para seu o desenvolvimento;

Ensinar a utilização de composteiras;

Incentivar o uso de cisternas;

Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;

Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;

Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta;

Valorizar a produção agrícola e o trabalhador rural.

5. METODOLOGIA

Ativar o espaço já existente na atuação e produção da horta;

Os canteiros devem ser protegidos por garrafas pet ou madeira ou guias de cimento;

Os canteiros terão placas indicativas com o tipo de cultura e a turma responsável;

O comprimento de cada canteiro ficará condicionado ao tamanho da área disponível, e a largura nunca ultrapassará a 1 metro, para facilitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com