TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

Por:   •  27/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.690 Palavras (11 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
PIM II

 PIM II – RECURSOS HUMANOS


Nome                                                                                    R.A

ALUNO 1   ADERLANE MENDES DE MELO                  D73988-3

ALUNO 2   BRENDA DE JESUS MOREIRA                    N34315-0

               

RIBEIRÃO PRETO – SP

NOVEMBRO/2019

RA

Aluno 1  Aderlane Mendes de Melo

D 73988-3

Aluno 2  Brenda de Jesus Moreira                    

N 34315-0

Aluno 3

Aluno 4

Aluno 5

 Projeto Integrado Multidisciplinar II

PIM II – RECURSOS HUMANOS

[pic 2]

Ribeirão Preto – SP

Novembro / 2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 GERENCIAMENTO DE PESSOAS        4

2.1 Contabilidade        5

2.2  Estatística aplicada        6

2.4 Dinâmica das relações interpessoais        8

3 SUPRIMENTOS DE MÃO DE OBRA        9

3.1 Abertura de vagas e o tipo de recrutamento        9

3.4 Identificação de problema        10

3.5 Proposta para melhoria e soluções        10

4 CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda os principais assuntos da área de recursos humanos, assim como áreas contábeis, em que se direcionam aspectos normativos de Market Share, analises de recrutamento, entre outros, que ao final é realizado levantamento de problema e possível solução quanto as observações.

As condutas de uma empresa se dão em principal sobre os valores humanos, em que podem se destacar perante a qualidade geral da empresa, tendo como resultados o empenho de seus funcionários assim como as considerações que levam sobre a empresa de forma humanizada e profissional.

Muitas formas são vistas de recrutamento e administração, neste trabalho são abordados teoricamente e dados de observação de uma empresa local, na qual atua no ramo de transporte de passageiros, trazendo como aspecto de desenvolvimento deste as observações que se enquadram no percurso das disciplinas acadêmicas.

Dessa forma se pode concluir que com a realização deste trabalho poderá servir como base de aprendizagem e compreensão das atuações dos profissionais de recursos humanos em uma empresa.

2 GERENCIAMENTO DE PESSOAS

A adesão e o envolvimento dos indivíduos com o ambiente de trabalho, o que reflete, em última medida, na eficácia e eficiência individuais e organizacionais. Daí, continuam os autores, a importância de se buscar modelos explicativos para o fenômeno.

À semelhança desses autores, Moraes et al apud Borges, Marques e Adorno (2006) ressaltam também a produtividade e eficiência para as organizações além da “satisfação das aspirações, desejos e necessidades individuais como resultados importantes para os quais contribui o comprometimento, sendo importantes para o desenvolvimento autossustentado das organizações”. Medeiros et al (2003) abordam a importância do comprometimento em termos de retenção de pessoas nas organizações, razão pela qual, essas buscam imprimir em seus processos de seleção, cada vez mais, critérios envolvendo comprometimento. Isso adquire contornos de relevância na medida em que algumas medidas de flexibilização e esfacelamento das relações de trabalho, como enxugamento da força de trabalho e terceirizações, geram incerteza, prejudicando, portanto, as demandas inerentes das pessoas quanto à segurança e estabilidade almejadas em um trabalho (BASTOS, 1998).

O foco de comprometimento do indivíduo também pode ter múltiplos aspectos: a própria organização, a sua profissão, o seu sindicato, o grupo de tarefas que executa, os objetivos ou metas de trabalho (MORAES, MARQUES e CORREIA, 1998:5; BASTOS, 1998:1).

Além destes aspectos, Bastos (1998), evidencia outros aspectos que influenciam no comprometimento, a despeito de não estarem relacionados diretamente à esfera de trabalho do indivíduo, tais como, sua família, religião ou orientação política.

Segundo as analises realizadas sobre a empresa TRANSERP - Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S/A sobre a motivação e os resultados estudados são:

Motivação: Todos os seres humanos são movidos pela motivação, na qual tendem a despertar melhores rendimentos em todos os setores de trabalho, vida pessoal e propriamente dito, profissional. Dessa forma as análises direcionadas a empresa de transportes coletivos, tem como missão aos seus colaboradores internos as intervenções administrativas, recursos humanos na defesa dos direitos de ambos, tanto empresa quanto funcionários, dessa forma, os formatos de motivação, estão nos quesitos de reconhecimento aos funcionários, tais como participação de lucro, funcionário do mês, campanhas de participação familiar (festas de final de ano e comemorações de rendimentos da empresa), aumento de salário, atendimento personalizado aos funcionários, pagamento em dia, promoção de cargos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (140.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com