TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCENTIVO A SATISFAÇÃO ORGANIZACIONAL

Artigos Científicos: INCENTIVO A SATISFAÇÃO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

1 Tema

O tema a ser projetado é o incentivo a satisfação organizacional. Um assunto tratado com extrema importância nas organizações e visto como primário na realização bem sucedida de um cargo, pois pode gerar cada vez mais resultados positivos a todas as áreas envolvidas. O incentivo e a satisfação andam juntos. Para que haja satisfação é necessário que haja um incentivo a tal. A satisfação no trabalho é o reflexo das tarefas realizadas, tal “satisfação” é definida por Oliveira (2009, p. 196), como “um conjunto de sentimentos favoráveis ou desfavoráveis com os quais os empregados vêem seu trabalho”

2 Delimitação do tema

A satisfação no ambiente de trabalho é um dos fatores considerados determinantes dentro de uma organização e fundamental para que se tenha um bom desempenho profissional. Vamos analisar o que é necessário para que se tenha um grande nível de satisfação no trabalho. A satisfação pessoal leva a satisfação profissional e vice-versa.

3 Problema

O que necessário para ser um empregado satisfeito? Quais são os fatores considerados como incentivos de satisfação? Quais níveis de satisfação pode se encontrar em uma organização? É possível estar satisfeito, sem ter um incentivo? Existe mais empregado satisfeito ou insatisfeito?

4 Hipótese

A satisfação no trabalho envolve muitos fatores dentro da organização. Primeiramente para responder se você é um empregado satisfeito, é preciso entender o que é satisfação, pois muitas pessoas associam satisfação no trabalho direto com remuneração. Sim, de fato esse fator ajuda e muito na satisfação dos trabalhadores, porém sozinha é insuficiente. Vamos relacionar alguns fatores para se obter um bom nível de satisfação:

• Poucos aborrecimentos: Vale a pena o chefe conhecer as pequenas coisas que aborrecem seus funcionários diariamente. Tentar evitá-las pode gerar grande aumento na satisfação.

• Percepção de pagamento justo: Se você acredita que outros fazem trabalho similar ao seu e ganham muito mais, isso influenciará de forma negativa na satisfação.

• Realização: A satisfação é maior quando percebemos que estamos realizando coisas, obtendo sucesso, atingindo objetivos.

• Feedback: Não ter um retorno se estamos ou não fazendo um bom trabalho é pior do que receber críticas. Um feedback negativo pode trazer melhorias e um feedback positivo pode fazer toda a diferença.

• Complexidade e variedade: Trabalhos muito fáceis e repetitivos rapidamente tornam as pessoas entediadas, estagnadas e insatisfeitas.

• Controle: Mais autonomia para as pessoas sobre como fazer seu trabalho aumenta a satisfação delas.

• Suporte organizacional: Os funcionários precisam sentir que a empresa se importa com eles.

• Intersecção entre trabalho e vida pessoal: Problemas no trabalho influenciam a vida pessoal e vice-versa. Quem separa melhor as duas áreas, ficam menos estressadas.

• Início no trabalho novo: Quando começamos em um trabalho novo, nos primeiros meses nossa satisfação é maior (GIMENES, 2011).

Conforme escreve Marqueze (2009) sobre uma maior satisfação no trabalho com atitudes: ”A satisfação no trabalho e a capacidade para o trabalho são de suma importância para quem o desenvolve. Assim, uma maior satisfação no trabalho, sem ansiedade, sem medo, faz com que o trabalhador encontre significado em suas atividades e apresente atitudes positivas.”

Normalmente nas organizações existem três níveis:

1. Satisfeitos: estão felizes com o que tem e são.

2. Insatisfeitos: faltam alguns fatores para realização pessoal e profissional

3. Satisfeito/Insatisfeito: está bom, mas poderia melhorar.

Inúmeros são os fatores pessoais que geram a satisfação no ambiente de trabalho, assim como existem vários fatores profissionais que levam a satisfação pessoal e assim sucessivamente ocorrendo uma síntese.

Podemos analisar que é necessário que a organização incentive essa satisfação, com treinamentos, palestras, dinâmicas em grupo entre outros métodos, porém o incentivo maior tem que partir do próprio indivíduo, fazendo seu incentivo o diária, com pensamentos positivos, vida social, saúde mental e corporal, convívio com pessoas queridas e momentos felizes, para que haja um conjunto de satisfação, levanto a um nível elevado.

5 Objetivos

Vamos esclarecer quais são os fatores relevantes que levam o empregado ao incentivo e satisfação no ambiente de trabalho e como deve ser feito para que não haja uma insatisfação. Permitindo que as pessoas possam justificar com clareza os fatos, no momento que surgir a famosa pergunta: “você esta satisfeito no seu ambiente de trabalho?” revelando para organização o que é possível fazer para manter essa satisfação ou converter a insatisfação para tal.

6 Justificativa

É muito importante para as organizações saber se seus funcionários estão satisfeito, porém, descobrir e não fazer nada para melhorar, fica inútil uma pesquisa. Portanto é necessário saber como manter um empregado satisfeito, como incentivar essa satisfação e como mudar uma insatisfação. É preciso saber que a satisfação vem de dentro para fora, que é preciso buscar uma motivação pessoal para que isso gere uma satisfação profissional. Uma organização precisa saber identificar o que de fato leva um funcionário a insatisfação, e identificar se essa insatisfação é pessoal ou profissional. É fundamental para organização ter funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com