TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIAS ORGANIZACIONAIS E CICLO DE VIDA DE PROJECTO

Por:   •  15/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  4.561 Palavras (19 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 19

Índice

1.        Introdução        1

2.        Contextualização e importância de estudo        2

2.1.        Contextualização        2

2.2.        Importância do estudo        3

3.        Problemática de estudo        3

4.        Objectivo geral        4

4.1.        Objectivo específico        4

Desenvolvimento dos objectivos específicos        5

4.1.1.        Estudo da situação actual de fornecimento de energia no bairro de Maxaquene        5

4.1.2.        Identificar os problemas no fornecimento de energia no bairro de Maxaquene        8

4.1.3.        Politica de melhoramento no fornecimento de energia no bairro de Maxaquene        13

5.        Fundamentação teórica        14

6.        Itinerário metodológico        16

7.        Principais constatações e conclusões de estudo        17

8.        Sugestões ou Recomendações do Estudo        18

9.        Bibliografia        19

10.        Anexos        20

  1. Introdução  

A energia tem sido considerada a base de crescimento. O mundo actual enfrenta um crescente aumento na procura deste recurso, provocado pelo aumento da população, pela industrialização e melhoria do nível de vida das populações.

Nos países menos desenvolvidos a um forte relação entre o consumo de electricidade e o crescimento económico. Nestes países, onde os rendimentos são mais baixos, a disponibilidade e acessibilidade da electricidade tem-se vindo a mostrar um elemento vital para o seu crescimento e desenvolvimento económico-social. O fornecimento de energia eléctrica, mais do que o acesso a um serviço público, deveria ser considerado um direito essencial, num contexto de justiça e igualdade, o qual permite a integração social e o acesso a outros serviços básicos essenciais. A segurança e a eficiência no fornecimento da energia eléctrica não são muitas vezes asseguradas, levando a população destes locais ou o uso de outras fontes de energias alternativas e prejudiciais ao ambiente.

Em Moçambique, Maputo em particular o crescimento populacional e económico estimula o consumo da electricidade. Porem o crescimento populacional não é acompanhado com o surgimento de infra-estruturas básicas.

O crescimento não planificado das áreas precárias e pré-urbanas é agravada pela ausência de instrumentos de planeamento do uso do solo, sua execução e controlo.

Como resultado, a maior parte da população urbana passa a residir em áreas sem acesso adequado a infra-estruturas básicas e equipamentos sociais e em unidades habitacionais precárias, sem segurança de posse da terra.

Neste trabalho pretendemos estudar as possíveis políticas para o melhoramento do fornecimento de energia eléctrica no bairro periférico de Maxaquene. Como melhor forma faremos a analise da politica em vigor e na base da mesma procuraremos os possíveis erros e propor soluções que possam solucionar.

  1. Contextualização e importância de estudo

  1. Contextualização

Maxaquene é uma área Pre-urbana da cidade de Maputo Localizado no distrito Kamaxaquene tem uma área de 1212km2 e com cerca de 199565 habitantes dados do Censo 2017.a sua característica social e económica é baixa.

O bairro é caracterizado por altos níveis de inseguranças, áreas de habitação bastantes reduzidas, vias não planeadas e estreitas, falta de infra-estruturas, miniaturas por material precário e convencional, lixo montado e negócios informais que desafiam quaisquer limites de higiene, salubridades e decência. Os residentes do bairro não têm acesso a água potável, acesso ao saneamento melhorado, espaço da habitação suficiente.

Este bairro tem sérios problemas de ordenamento físico, tem vias de acesso muito limitadas e essas ruas são usadas durante o dia para práticas normais como circulação segura de um ponto para o outro, durante a noite o bairro tem outro rosto de zona muito perigosa com muita criminalidade pois são praticados assaltos, sequestros, violação assassinatos e cria-se pontos para se drogar. É também no período chuvoso as mesmas vias tornam se em grandes charcos de aguas fluviais constituindo perigo para as crianças que acabam mergulhando nelas originando doenças tais como (malária, cólera, febre e entre outras).

A poluição a seu mais alto nível seja sonora assim como a do meio causado pelo cheiro nauseabundo das latrinas.

O bairro tem acendido a energia eléctrica fornecida pela concessionária nacional electricidade de Moçambique. Muitos residentes do bairro têm acesso a energia e iluminação pública em algumas vias. Por ser uma zona desordenada em muitos aspectos também há um grande desordenamento na distribuição de energia.

  1. Importância do estudo

Com a situação actual do bairro de Maxaquene em que o fornecimento de energia não esta em boas condições e que vem perigando vidas humanas e matérias

Este estudo terá maior importância para o bairro Maxaquene pois trará uma politica que revertera a situação e proporcionara.

  1. Qualidade do fornecimento de energia no bairro.
  2. Minimizar os riscos de acidentes causados pela energia eléctrica.
  3. Proporcionar estética no bairro.
  4. Diminuir o índice de criminalidade que se faz notar no bairro.

  1. Problemática de estudo

Sendo desordenamento territorial um aspecto que causa muitos impactos negativos na distribuição de energia numa localidade, no bairro de Maxaquene constatamos vários problemas que nos levam a fazer um estudo que visa melhorar as politicas em vigor de distribuição de energia eléctrica, tais como:

  • Cabos de distribuição de energia passando sobre residências
  • Postes plantados no interior de residências
  • Uma baixada alimentando varias residências
  • Residências com alimentação monofásica mas que a sua carga corresponde a uma alimentação bifásica.

  1. Objectivo geral

Estudar as políticas de melhoramento do fornecimento de energia eléctrica no bairro Maxaquene

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (216.2 Kb)   docx (148.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com