TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso escola york house

Por:   •  23/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

A escola York House é uma escola independente de ensino fundamental e médio para meninas, situa-se na zona urbana de Alexandra Street em Vancouver, Canadá. A escola trabalha com o objetivo de auxiliar as crianças a descobrirem e desenvolverem suas habilidades e escolherem seus caminhos, buscando sempre o destaque para as mesmas. No ano de 2013, passou por uma reforma em sua estrutura. Foram planejados espaços amplos, abertos e fechados, de lazer e ensino, que atendessem todas as necessidades da instituição e de quem a frequenta, com materiais e formas modernas e contemporâneas, busca dar leveza e faz do ambiente mais agradável de se frequentar.

2. Problema de Pesquisa

O uso de diferentes formas e materiais na construção da escola York House.

3. Ficha técnica

Nome: Escola York House

Localização: 4176 Alexandra Street, Vancouver, BC V6J 2V6, Canadá

Finalidade da obra: Escola independente de ensino fundamental e médio para meninas

Data da construção: 2013

Arquiteto responsável: Mark Ostry

Área do terreno: 13.445 m²

Área construída: 3345 m²

4. A escola York House

A Escola York House é uma escola independente de ensino fundamental e médio para meninas, localizada na zona urbana da cidade de Alexandra Street em Vancouver. Foi fundada em 1932 por 7 mulheres, e até hoje preserva suas tradições, dando muitas oportunidades desafiantes para as meninas em áreas como as artes plásticas, o atletismo e o serviço comunitário. A escola trabalha diretamente para as crianças, sendo estas o centro de tudo, auxiliando-as a descobrir e desenvolver suas habilidades e destacar-se no caminho escolhido, seja na ciência, atletismo ou na música. Em 2013 passou por uma reforma em sua estrutura. A escola utiliza uma quadra inteira para fins de atividades escolares, que vão de espaços abertos a espaços fechados de lazer e ensino, atendendo as necessidades da instituição.

Como o terreno apresenta características planas, a construção foi implantada no seu nível. A quadra toda comporta espaços distintos que foram construídos ao longo de 80 anos:

1. Escola de Ensino Superior

2. Ala das Ciências

3. Ala Sul

4. Ginásio

5. Campo de jogos

6. Escola Primária

Imagem 01: Implantação

Fonte: http://www.archdaily.com.br/br, 2016

5. Relação com o entorno

A edificação a ser analisada é a Escola de Ensino Superior (1). A construção, embora se destaque em razão dos traços contemporâneos, como mostra a imagem 02, apresenta características na sua composição que se incorporam ao espaço, o que o torna parte do ambiente em que está localizado. As cores escolhidas na fachada aparecem no ambiente natural dando a impressão que a mesma faz parte do local.

Imagem 02: Fachada frontal – escola York house

Fonte: http://www.archdaily.com.br/br, 2016

6. Circulação e entrada

Na imagem 03 percebe-se que a entrada (1) se localiza no centro da fachada frontal, destacando-se pela presença de um grande volume vazio. Após a entrada, á esquerda, localiza-se um teatro ao ar livre (2), ao meio apresenta a entrada (3) de acesso aos demais, restrito por corredores e escadarias.

Imagem 03: Acesso à escola

Fonte: http://www.archdaily.com.br/br, 2016

Para acesso aos pavimentos inferiores e superiores, a edificação possui escadas localizadas no centro de seu interior, como mostra a imagem 04. Ao redor, ficam localizadas circulações internas que dão acesso às salas de aula e demais recintos.

Imagem 04: Circulações internas

Fonte: http://www.archdaily.com.br/br, 2016

7. Plantas

1. Pátio de entrada

2. Teatro ao ar livre

3. Entrada

4. Circulação

5. Saguão

6. Sala de aula

7. Escritórios

8. Sala dos professores

9. Sala de reuniões

10. Praça

11. Campo de jogos

Imagem 05: Planta baixa térrea

Fonte: http://www.archdaily.com.br/br, 2016

A entrada da edificação está localizada na região térrea, onde apresenta um convidativo espaço que dá acesso aos espaços como o teatro ao ar livre (02) à esquerda, a entrada para a região interna da escola (03), onde estão localizados os demais recintos como a circulação (4), saguão (5), salas de aula (6), sala dos professores (8) e a praça (10).

Imagem 06: Planta baixa primeiro pavimento

Fonte: http://www.archdaily.com.br/br, 2016

No primeiro pavimento estão localizadas as circulações (4) no centro, as salas de aula (6) na parte direita, o setor administrativo (7) na parte esquerda e o campo de jogos (11) na região inferior extrema.

Imagem 07: Planta baixa segundo pavimento

Fonte: http://www.archdaily.com.br/br, 2016

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com