TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERFACE HOMEM COMPUTADOR

Por:   •  23/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avaliativa 4

Analisar o exemplo de Documento de Visão presente no documento “Definição do Escopo do Projeto” 

Analisar o exemplo de Documento de Visão referente à situação problema de um Catálogo Virtual 

Criar o Documento de Visão do projeto que está sendo desenvolvido de Internet Banking para iPad 

Enviar esse Documento de Visão através do Moodle

VISIBILIDADE DO ESTADO DO SISTEMA

Um princípio básico de toda a interface é que o usuário deve sempre saber o estado do aplicativo.

CORRESPONDÊNCIA ENTRE O SISTEMA E O MUNDO REAL

É mais fácil para o usuário aprender um sistema que use palavras que sejam de seu conhecimento prévio, e que tenha uma interface similar ao ambiente “não-computacional” de trabalho o que faz com que ele use a metáfora da “folha de papel” e da “régua” para manter uma correspondência com as antigas máquinas de escrever.

CONTROLE E LIBERDADE DO USUÁRIO

O usuário quer ter a liberdade de não ser, ele quer ter o controle, quer poder errar e depois voltar na ação cometida. Imagine um aplicativo onde não existem condições de se desfazer uma ação.

CONSISTENCIA E PADRONIZAÇAO

Uma interface deve manter uma consistência gráfica e léxica durante toda a interação. Não deve haver duas palavras ou dois ícones diferentes indicando a mesma funcionalidade, assim como não deve ter uma palavra ou um ícone representando duas funcionalidades diversas. Também, a identidade visual do aplicativo ou site deve permanecer constante em todas as telas de interação. Senão, o nosso amigo usuário vai ficar bem confuso.

PREVENÇÃO DE ERROS

Se o usuário pode colocar algum dado errado naquele formulário, faça com que ele saiba como preencher os campos com dados corretos. Coloque algum aviso em vermelho para que chame a atenção do usuário e ele possa compreender o sistema

RECONHECIMENTO EM VEZ DE LEMBRANÇA

Um usuário não pode ficar raciocinando onde está o acesso a uma funcionalidade, dentro da interface. Pelo contrário, o usuário deve fazer uso do seu conhecimento de interfaces anteriores para ir “direto ao ponto”, sem ficar pensando: “Onde está a função X? ”. Em outras palavras, as instruções de uso do sistema devem estar visíveis ou facilmente acessíveis sempre que necessário. Além disso, o usuário não deve ter que se lembrar de informação de uma parte do diálogo para uma outra.

FLEXIBILIDADE E EFICIÊNCIA DE USO

Uma interface deve ter várias maneiras de acionar uma mesma função. Atalhos de teclado, por exemplo, podem tornar a interação do usuário experiente mais rápida e eficiente, enquanto recursos como a barra de ferramentas e o menu servem aos usuários inexperientes.

PROJETO ESTÉTICO E MINIMALISTA

É interessante que a interface ofereça um visual que não prejudique o usuário, tanto no uso de cores quanto na distribuição de informação. Um aplicativo que ofereça um baixo contraste diminui a legibilidade da interface, enquanto a utilização de cores muito vivas ou de elementos piscantes faz com que os olhos se cansem rapidamente. Já em relação à distribuição de informação, é interessante que se restrinja ao necessário para guiar o usuário naquele momento, dentro da interface.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com