TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO 10041

Artigos Científicos: ISO 10041. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  5.274 Palavras (22 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 22

1 INTRODUÇÃO

Conforme aumentam as preocupações com a manutenção, melhoria da qualidade do meio ambiente e a proteção da saúde humana, as organizações, de um modo geral, observam a importância de terem suas atenções voltadas para os impactos ambientais potenciais de suas atividades, produtos e/ ou serviços.

O desempenho ambiental de uma organização tem cada vez mais importância para as partes interessadas. Diante disso, as organizações que visam alcançar um desempenho ambiental adequado, devem requerer o comprometimento a partir de uma abordagem sistemática, implantando um sistema de gestão ambiental (SGA) adequado para suas atividades.

Quando uma organização possui um SGA, as partes interessadas sentem-se mais confiantes, pois, através de estruturas equilibradas e integradas de interesses econômicos e ambientais, é possível alcançar vantagens competitivas no mercado.`

O comprometimento com o cumprimento das conformidades exigidas por um SGA é de suma importância para a organização, pois em termos de gestão ambiental, sua adoção é voluntária. Nenhuma empresa é obrigada a adotar uma política ambiental, salvo em casos de requisitos exigidos por lei, como, por exemplo: licenciamento ambiental, controle de emissões, tratamento de resíduos, etc.

O SGA deve estar embasado numa política estratégica bem formulada. Dependendo do grau de sensibilidade do meio ambiente pode-se perceber o potencial existente para a implantação de um sistema de gestão ambiental.

Um SGA proporciona e assegura a economia para o uso racional de matérias-primas e insumos, destacando-se a importância da responsabilidade social.

A legislação ambiental exige cada vez mais respeito e cuidado com o meio ambiente, exigência essa que conduz coercitivamente a uma maior preocupação ambiental.

1.1 TEMA

O tema que foi pesquisado visou a busca contínua de procedimentos gerenciais ambientalmente corretos, incluindo-se a adoção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), no qual se encontram inúmeras razões que justificam a sua adoção. Esses procedimentos obrigatórios vão desde o atendimento da legislação ambiental até a fixação de políticas ambientais que visem a conscientização de todo o pessoal da organização.

1.2 PROBLEMA

A implantação de um SGA ,pode gerar uma oportunidade para a empresa inserir em suas atividades, internas e/ou externas, uma atitude favorável ao meio ambiente ou, ainda, ganhar novos mercados, Resolveria o Problema?

1.3 HIPÓTESES

Deve, então, haver um comprometimento envolvendo a alta administração da empresa, assegurando recursos financeiros, de infra-estrutura e de pessoal, para sua implementação.

Este comprometimento se realiza através de uma política ambiental definida, o qual é o elemento chave para o aprimoramento e do sistema de gestão ambiental, permitindo que seu desempenho seja mantido.

É viável que o processo para a identificação dos aspectos ambientais significativos associados às atividades das organizações considere quando pertinentes, os seguintes fatores:

a) Emissões atmosféricas;

b) Gerenciamento de resíduos;

c) Contaminação do solo;

d) Uso de matérias primas e recursos naturais;

e) Outras questões ambientais relevantes.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo geral dessas normas, diante do trabalho realizado, é fornecer assistência a organizações na implementação ou o aprimoramento de um SGA. As normas devem estar de acordo com o conceito de desenvolvimento sustentável e compatível com estruturas culturais, sociais e organizacionais diversas.

1.4.2 OBJETIVO ESPECIFICO

 Conhecer porque as empresas estão implantando um sistema de gestão ambiental;

 Demonstrar a importância das normas ISO e sua sistematização;

 Realizar um estudo bibliográfico acerca do tema em questão.

1.5 JUSTIFICATIVA

Este trabalho se justifica pelo fato das empresas se preocuparem com o processo produtivo, incluindo todo ciclo de vida do produto, minimizando todos os seus impactos para com o meio ambiente, preservando também a saúde humana.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 GESTÃO AMBIENTAL COM BASE NAISO 14000

Atualmente, em uma sociedade globalizada onde a competitividade é constante, se torna essencial a necessidade de inovar, levando em consideração os aspectos e impactos ambientais. É notória a necessidade de modernização contínua dos processos produtivos, que passam não mais pela recomposição de áreas ambientais afetadas, mas pela sua preservação.

Nos anos 60 e 70, os assuntos relevantes sobre a questão ambiental passaram a ter um maior destaque a partir da atuação dos grupos ambientalistas que passaram a reivindicar uma mudança de atitude por parte do setor produtivo, tendo em vista a preservação do meio ambiente.

Nesta época, surgiu nos Estados Unidos a primeira Lei de Avaliação de Impacto Ambiental. Segundo Ashley (2002), o objetivo dessa lei era “a obrigatoriedade de apresentação por parte das organizações de um relatório sobre os impactos ambientais de suas operações". Assim, em âmbito federal, esta lei passou a ser objeto de provisões explicitas, estabelecendo-se como um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente.

A Constituição Federal Brasileira de 1988 incluiu um capítulo sobre o meio ambiente, favorecendo o surgimento de órgãos de defesa do meio ambiente federais, estaduais e municipais.

A partir da década de 70, o Estado começa a regular a política ambiental por meio de legislação e políticas de fiscalização. As estratégias puderam ser dividas em três momentos distintos: no início dos anos 70, a prioridade era a distribuição e disposição espacial dos resíduos gerados, dando-se ênfase a localização do lixo; A partir da década de 80, surgem novas propostas de gestão de resíduos poluentes durante as fases do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com