TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO 14000

Casos: ISO 14000. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  1.560 Visualizações

Página 1 de 4

ISO

A “International Standards Organization” (Organização Internacional de Normalização) - daí a sigla “ISO”- , é uma organização não governamental que visa estabelecer padrões internacionais entre produtos e serviços com o intuito de facilitar as transações comerciais e melhorar práticas de gestão e produção trazendo segurança, produtividade e qualidade às empresas.

A ISO é composta pelos órgãos nacionais de padronização na maioria dos países do mundo. (com mais de 160 países até o momento). A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas é a entidade representante da ISO no Brasil.,

Fundada em 23 de fevereiro de 1947 na Suíça, sua cede permanece até hoje em Genebra. Ela expede vários tipos de certificados de normas de padronização como, por exemplo, ISO 14000, ISO 9000 e ISO 9001 sendo a ISSO 9000 a mais conhecida por tratar da Gestão de Qualidade de produtos e serviços. Seus certificados são extremamente reconhecidos no mercado, pois beneficiam as empresas trazendo uma melhor visão no planejamento e execução de seus processos com normas favoráveis à produtividade, gerando credibilidade com clientes, investidores e sociedade, além de passar uma imagem de excelência de suas atividades para os mesmos.

ISO 1400

A ISO 14000 é um dos conjuntos de normas da ISO que determinam diretrizes e parâmetros para a gestão ambiental das empresas.

Muitas empresas fazem uso desregrados e desmedidos dos recursos naturais, geram poluição ou causam danos ao meio ambiente através de seus processos de produção, e essas normas foram criadas para diminuir ou eliminar o impacto que essas empresas causam no meio ambiente.

Para obter o certificado ISO 14000 a empresa deve seguir suas normas e implantar os processos indicados. Com isso a empresa consegue mostrar que possui responsabilidade ambiental e valoriza sua marca e seus produtos.

Além de conquistar o certificado uma empresa precisa mantê-lo seguindo a legislação ambiental do país, treinando seus funcionários para seguirem as normas, aplicando procedimentos para diminuir os impactos ambientais e diagnosticar os danos que esta causando ao meio ambiente.

No início de 1990 a ISO detectou a necessidade de se criar normas internacionais na área do meio ambiente e em 1991 criou-se a SAGE – Grupo Assessor Estratégico Sobre Meio Ambiente Na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, realizada em junho no Rio de Janeiro, o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, presidido pelo empresário suíço Stephan Schmidheiny, foi a favor da criação de um comitê específico, na ISO, para tratar dessas questões ambientais.

O conjunto de normas voltadas para a Gestão Ambiental, a ISO 14000, foi criada em 1993 pelo grupo ISO/TEC207 – Comitê Técnico de Gestão Ambiental, que foi estabelecido especificamente para tratar desse assunto. A ISO 14000 abrange uma vasta gama de normas e procedimentos e alguns de seus subcomitês tratam de: Sistema de Gestão Ambiental (SIGA), Auditorias Ambientais, Avaliação do Ciclo de vida e até mesmo Rotulagem Ambiental.

Empresas que Possuem ISO 14000

O Brasil hoje possui mais de 240 empresas que possui o certificado ISO 14000 – Gestão de Meio Ambiente.

Abaixo você pode encontrar algumas empresas que já possuem o certificado ISO:

3M DO BRASIL LTDA – ITAPETININGA

3M DO BRASIL – RIBEIRÃO PRETO

3M DO BRASIL – SUMARÉ

A NOTÍCIA S/A EMPRESA JORNALÍSTICA

ACESITA S/A

ABL ANTIBIÓTICOS DO BRASIL

CASTROL BRASIL

CAFÉ BOM DIA LTDA

CAVO SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE S/A

FABER CASTTEL

AÇOFORJA INDÚSTRIA DE FORJADOS S/A

AES ELETROPAULO - UNIDADE BORDA DO CAMPO

AES ELETROPAULO - UNIDADE SANTO AMARO

AES ELETROPAULO - UNIDADE VILLA LOBOS

AES ELETROPAULO METROPOLITANA ELETRICIDADE DE SP

AJINOMOTO INTERAMERICANA IND. E COM. LTDA.

ALBANY INTERNATIONAL TECIDOS TÉCNICOS LTDA. - SC

ALBRAS ALUMÍNIO BRASILEIRO S/A

ALCAN ALUMÍNIO DO BRASIL - DIV. LAMINADOS

ALCAN ALUMÍNIO DO BRASIL LTDA. - UNIDADE MAUÁ

ALCAN ALUMÍNIO DO BRASIL LTDA. - UNIDADE OURO PRETO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com