TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO 14001:2004 EM INDÚSTRIA DE PAPEL DA REGIÃO

Por:   •  15/1/2019  •  Artigo  •  4.392 Palavras (18 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 18

TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL

MARCELO APARECIDO DOS SANTOS

MARCELO HENRIQUE MINARDI DOS SANTOS

WAGNER PAULISTA

ISO 14001:2004 EM INDÚSTRIA DE PAPEL DA REGIÃO

RIBEIRÃO PRETO

2018

RESUMO.

Conciliar necessidades dos negócios às ambientais, é um grande desafio para qualquer empresa. Os sistemas de gestão ambiental certificados pela NBR ISO 14001:2004 visam realizar de forma simples este processo, além de propiciar visibilidade positiva às empresas. No entanto, para implementar tal certificação, exige-se o atendimento de diversos requisitos. O objetivo geral buscou identificar e analisar as ações realizadas para a implantação da certificação ISO 14001:2004 em uma indústria de papel da nossa região. Para isso utilizou-se o estudo de caso, no contexto da abordagem qualitativa, por meio de entrevistas, observação e pesquisa documental, e o tratamento destes se deu pela análise de conteúdo. Os principais resultados apontam que essa indústria atendeu aos requisitos de maneira satisfatória, demonstrando sua capacidade de adequar-se à norma.

Palavras-Chave: Sistema de Gestão Ambiental. NBR 14001:2004. Desafios. Resultados.

ABSTRACT. 

Reconcile business needs with environmental ones is a great challenge for any company. The environmental management systems certified by NBR ISO 14001: 2004 aim to carry out this process in a simple way, in addition to providing positive visibility to companies. However, to implement such certification, it is required to meet various requirements. The overall objective was to identify and analyze the actions taken to implement ISO 14001: 2004 certification in a paper industry in our region. For this purpose, the case study was used, in the context of the qualitative approach, through interviews, observation and documentary research, and the treatment of these occurred through content analysis. The main results indicate that this industry met the requirements in a satisfactory way, demonstrating its ability to conform to the norm.

Key words: Environmental Management System. NBR 14001: 2004. Challenges. Results.

1 INTRODUÇÃO

        

O mercado busca empresas politicamente corretas na condução das questões ambientais. Isso faz com que as empresas tenham que implantar sistemas de produção ecologicamente corretos e sustentáveis.

As questões ambientais devem ser vistas como possibilidades de desenvolvimento tecnológico, econômico e competitivo. Uma das necessidades das empresas refere-se à conformidade com as regulamentações ambientais e, para isso, adotam-se práticas de gestão ambiental que atendem a elas e “legitimam-se por meio de certificados, sendo o mais reconhecido a ISO 14000.”

Ao buscar a certificação, as empresas necessitam adequar-se e atender a diversas exigências estabelecidas pela norma NBR ISO 14001:2004. Assim, levantou-se os questionamentos desta pesquisa: como a indústria de papel atendeu às exigências da NBR ISO 14001? Quais as estratégias de sustentabilidade foram realizadas para a indústria conquistar a certificação?

Para tanto, este estudo tem como objetivo geral identificar e analisar as ações realizadas para a implantação da certificação ISO 14001:2004 em uma indústria de papel da nossa região. Quanto aos objetivos específicos, estes visaram: levantar os requisitos exigidos pela NBR ISO 14001:2004 para a certificação do sistema de gestão ambiental da indústria pesquisada; analisar as estratégias de sustentabilidade desenvolvidas para se obter a certificação.

A escolha para analisar o processo de implantação da certificação em uma indústria de papel, deve-se ao fato de este setor ser considerado como altamente poluidor pela legislação ambiental (BRASIL, 1981). Assim, também porque a mesma mostra-se a anos, pioneira em ações ambientalmente corretas, justificando o estudo por apresentar como a indústria em foco conseguiu atender às exigências da NBR ISO 14001:2004. Justifica-se também por demonstrar que, ao buscar a certificação do sistema de gestão ambiental, a indústria precisa desenvolver estratégias de sustentabilidade. Portanto, esta pesquisa pode ser referência para indústrias e demais empresas que desejam implantar tal certificação.

Este artigo, primeiramente aborda o referencial teórico sobre o sistema de gestão ambiental e a certificação ISO 14001, e também traz conceitos de sustentabilidade. Na sequência apresenta a metodologia, análise dos dados e as discussões pertinentes nas considerações finais.

  1. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DA CERTIFICAÇÃO ISO 14001

A gestão ambiental é relevante para a empresa permanecer consciente das relações que seus produtos, processos e operações possuem com o meio ambiente. As normas de gestão ambiental buscam propiciar às empresas componentes de um sistema capaz de integrar-se a outros requisitos de um processo de gestão, com a finalidade de atingir as metas ambientais e econômicas (ABNT, 2004).

Os sistemas de gestão ambiental (SGAs) são alternativas utilizadas pelas empresas para alcançar seus objetivos ambientais. Define-se SGA como um processo de gestão de uma empresa, que visa desenvolver e implantar uma política ambiental e gerir os demais fatores ambientais (ABNT, 2004). A certificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um procedimento voluntário das empresas, a fim de ter um reconhecimento público desse SGA.

De acordo com Alberton e Costa Junior (2007), a implementação de um SGA pode aliar a melhoria nos processos industriais à preservação do meio ambiente. Por esta razão, pode-se dizer que os SGAs apresentam-se como estratégias organizacionais que são compostas de programas e ações de especificidade preventiva que buscam a formalização dos procedimentos operacionais, instituem o seu monitoramento e incentivam a melhoria contínua, possibilitando a redução da emissão de resíduos e o menor consumo de recursos naturais.

 Das certificações dos SGAs, a série ISO 14000 é uma das mais utilizadas no Brasil. No conjunto de normas da ISO 14000, a ISO 14001, são os padrões de gestão ambiental mais utilizados no mundo inteiro, principalmente em indústrias. Ela aborda a respeito das especificações para os sistemas de gestão ambiental, fornecendo a direção às empresas de como inserir a variável ambiental na gestão do negócio. Assim, a variável ambiental integra-se às estratégias, políticas, tecnologias, objetivos e rotinas organizacionais, que pode ser considerada como uma ferramenta de gestão estratégica e de marketing, as quais visam demonstrar ao mercado o comprometimento da empresa com práticas de gestão ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com