TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO 9001

Seminário: ISO 9001. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Seminário  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  272 Visualizações

A norma ISO 9001 é um componente estratégico de uma organização que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade e a forma como uma empresa deve ser gerenciada, tendo o objetivo de identificar e atender as necessidades dos clientes. Nada mais é do que um sistema de gestão de qualidade mais popular do mundo.

A ISO 9001 é utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral.

Ela ajuda todos os tipos de organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua.

A ISO 9001 agrupou os requisitos em quatro grandes grupos:

Responsabilidade da administração

Gerenciamento de recursos

Produção

Medição, análise e melhoria

A certificação ISO 9001 é concedida a empresas que atendem a rigorosas exigências de gestão da qualidade. Para ser certificada, uma empresa precisa passar pela avaliação de organização certificadora, que avalia os processos e verifica se o sistema de gestão atende aos requisitos estabelecidos pela norma.

O processo é contínuo. Após obter a certificação, a empresa passa a ser avaliada periodicamente, para que seja verificado se o sistema de gestão continua dentro dos requisitos determinados, ou seja, se continua sendo implementado e eficaz

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com