TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iceberg Organizacional

Monografias: Iceberg Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  1.411 Visualizações

Página 1 de 2

Especifique a relação dos comportamentos aparente e subjacente com o iceberg organizacional.

Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos mais facilmente enquanto outros são menos visíveis e de difícil percepção, da mesma forma que um iceberg.

No iceberg a parte superior é perfeitamente visível, pois encontra-se acima da água, já a maior parte que é a inferior fica abaixo da água, totalmente invisível e fora da visão das pessoas, porém todas as partes são importantes, pois elas acabam sendo indivisíveis.

Conforme figura abaixo, da mesma maneira, a cultura organizacional mostra os comportamentos aparentes e facilmente perceptíveis, representando a parte de visível do iceberg, como as políticas e estratégias, os métodos e procedimentos, os objetivos, a estrutura organizacional e a tecnologia adotada.

Já a parte submersa representa os comportamentos subjacentes com aspectos informais como percepções, sentimentos, crenças, atitudes, valores, interações informais, normas grupais etc. Estes comportamentos são de difícil compreensão, interpretação, mudança e adaptações, porém são eles que sustentam tudo que é visível dentro da organização.

Apresente um exemplo destes comportamentos que você observa na empresa na qual trabalha.

Observo que minha empresa preocupa-se com o comportamento organizacional e acredito que alguns destes comportamentos aparentes e subjacentes vão ao encontro do iceberg organizacional apresentado acima.

A área de recursos humanos tem o papel de ser o construtor das pontes que ligam as pessoas a organização. Ele tem como objetivo unir as duas partes com os comportamentos aparentes e as duas partes com os comportamentos subjacentes, pois ambas são essencialmente importantes. O RH da organização tem grande contribuição ao apoiar as lideranças a exercerem seu papel, disseminando tecnologias para que estes saibam lidar com as pessoas e as equipes.

Acredito que alguns dos exemplos de comportamento aparente é o fato de o colaborador doar seu tempo, conhecimento e experiências, e em troca ele recebe da organização remuneração, oportunidades de carreira e reconhecimento. Esta é uma conexão visível.

Há também uma conexão menos visível, que podemos apresentar como exemplo de comportamentos adjacentes, onde o colaborador apresenta dedicação, motivação, entusiasmo, e em troca recebe reconhecimento, estimulo, oportunidades de desenvolvimento e satisfação em pertencer à organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com