TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iluminação Escolar

Trabalho Universitário: Iluminação Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

As relações com o meio ambiente por parte de nosso cérebro são possíveis graças a luz, sem a qual não seria possível enxergar. Nos últimos anos o sistema visual e sensorial vem se destacando nas atividades acadêmicas e trabalhistas, tornando-se na principal ferramenta de trabalho e aprendizado para milhões de pessoas, deixando a força física para segundo plano. Com isto, pode-se afirmar que o aprendizado é favorecido com boas condições de iluminação por melhorar o desempenho visual ().

O projeto de iluminação pode ser de fonte natural (luz solar advinda por meio de janelas e aberturas em geral) como também de fonte artificial (alimentada por energia elétrica). A iluminação proveniente de fonte natural propicia energia, bem estar e motivação à quem está no ambiente, além de proporcionar benefícios à saúde, entretanto, também podendo ocasionar ofuscamento, calor em excesso e desconforto em geral se utilizada em excesso. Para evitar o excesso, utiliza-se brises na parte externa ou persianas na parte interna.

Há situações em que a luz natural não é suficiente para o uso de um espaço, e assim, utiliza-se a luz artificial, sendo a primeira como parâmetro fundamental para a definição de um projeto em termos de hierarquia, e a segunda como parâmetro complementar. Esta definição determina a quantidade e o tipo de luz que o ambiente precisa. A iluminação artificial também proporciona estímulos e sensações diferentes de acordo com a tonalidade da luz, intensidade, localização entre outros aspectos e por isto, sua utilização é regrada pela ABNT 5413.

Todos os seres vivos obedecem ao ciclo circadiano o qual suas funções vitais alteram de ritmo crescente durante o dia e decrescente durante a noite, sendo um sistema que representa as condições fisiológicas do organismo ditando ao corpo quais funções utilizar durante cada período. Com isto, pode-se observar a importância da luz na regulagem da química do organismo e no estado de ânimo de uma pessoa (GAETANO et al., 2002; BOYCE et al, 2003).

A escolha das luminárias e do tipo de lâmpada a ser utilizados no projeto é feita após analisar e identificar as necessidades do ambiente assim como o uso, proporcionando iluminação eficiente e benéfica aos usuários. De acordo com SILVA (2004), quanto mais alta for a temperatura, mais branca será a luz e quanto mais baixa, mais avermelhada ou amarela ela será, evidenciando que a luz pode se classificar em quente, fria ou neutra, podendo interferir nos usuários que frequentam os espaços iluminados em como ele se sente no local.

Em termos de ambiente escolar, o mesmo deve estar voltado a uma melhor aprendizagem por meio de esforços que estimulem a aprendizagem. A iluminação tem grande importância neste aspecto, pois a mesma aumenta o desempenho visual dos alunos aguçando o campo visual, proporcionando melhor diferenciação de cores pelo contrastes das luminâncias, ao mesmo tempo em que se for elaborada de forma adequada, a iluminação ajuda a preservar a visão, por evitar o esforço dos olhos para focar as imagens (RENNHACKKAMP ,1964).

Em termos de iluminação escolar, um quesito importante a ser verificado é a faixa etária dos alunos, pois de acordo com LACY (1996) as diferentes tonalidades agem em crianças proporcionando sensação de segurança (tons rosa, pêssego e damasco)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com