TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imagem pessoal

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

A imagem pessoal é um processo obtido pelos resultados cumulativos de várias interações, como: comportamentos, hábitos, posturas, ética, conhecimentos, habilidades e competência. Sabe-se que uma boa imagem pessoal transmite confiança ao cliente, a qual se vai mantendo ao longo do tempo uma integração dos resultados com a satisfação do mesmo3.

Levando em consideração que para atuação no mercado de trabalho a imagem pessoal é um ponto crucial, algumas questões devem ser levadas em consideração, como os cuidados com a aparência da pele, maquiagem, com as unhas, cabelos e o modo de vestir, e isso mostra que o conjunto desses fatores, agrega valores na aparência física de cada ser humano1.

O profissional ligado a área de estética e beleza deve estar atento à imagem que ele transmite em seu ambiente de trabalho, pois a mesma vai está reapresentando em um determinado momento uma empresa, e ela deve ser vista da melhor maneira possível. Além disso, um fator que deve ser observado e levado em consideração é a idade, pois cada faixa etária exige um comportamento e uma vestimenta diferente. Com isso, além de imprimir uma imagem coerente aos clientes, o profissional irá se sentir à vontade e adequado no seu ambiente de trabalho1.

Apesar de está se vivendo em uma cultura em que a aparência jovem é altamente valorizada, cada qual constrói sua imagem e essas se instituem como maneiras próprias de ver o corpo4.

A imagem pessoal é uma forma de comunicação visual que influenciam as pessoas a formar conceitos negativos ou positivos sobre você, isso porque as pessoas não são racionais. Os conceitos estabelecidos dependem muito das impressões que passamos no primeiro contato com os clientes, pois isso varia de pessoa para pessoa, de referências, de diferenças culturais e regionais. Esse primeiro contato pode abrir portas se aliado à competência, esforço e reconhecimento1.

No decorrer dos últimos anos cada vez mais as pessoas buscam na estética resultados que elevem a sua auto estima e o seu bem estar. A supervalorização do corpo é uma correlação direta com a auto estima, isso ocorre muito nos profissionais ligados a essa área, pois os mesmo tentam imprimir uma aparência que os mesmo idealizam2.

Compreendendo todo o conceito, a imagem pessoal não é o fato de vestir-se bem, mas abrange uma gama de fatores relevantes como a postura, tom de voz, elegância, sabedoria, discrição e principalmente conhecimento intelectual. Esses fatores “rotulam” os profissionais1.

Uma avalição realizada com 3 profissionais que atuam na área de estética ou salão de beleza mostra a insatisfação corporal dos mesmos1.

1. Estatura / Peso

2. Com que frequência você pensa que se veria melhor se pudesse vestir uma roupa de numeração menor?

3. Com que frequência você tem se sentido rejeitada por outras pessoas por conta de sua aparência?

4. Com que frequência você considera a cirurgia plástica uma boa opção?

5. Com que frequência você analisa a composição das calorias dos alimentos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com