TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imagem pessoal

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1 – Profissionais de Salões de Beleza        5

Gráfico 2 – Profissionais de Clínicas de Estética        5



  1. INTRODUÇÃO

O estresse é um assunto atualmente muito discutido, pois representa um dos causadores de alterações no organismo humano, podendo levá-lo à doença ou até supostamente à morte. Segundo Doi (2012, p. 45):

O termo estresse tem gerado grandes excitações emocionais e tem provocado e gerado estímulos que perturbam a homeostasia. Estimulam o desenvolvimento de processos caracterizados pelo aumento da secreção de adrenalina produzindo manifestações com distúrbios fisiológicos e psicológicos.

O estresse pode apresentar-se de duas maneiras, o eustresse quando ocorre uma resposta positiva, onde o esforço de adaptação traz sensação de realização pessoal e bem estar, sendo esse um esforço que mantém a sobrevivência. Pode apresentar-se também como uma resposta negativa, chamamos então de distresse, no qual predomina a raiva, a tristeza, o medo, a capacidade de concentração diminui e o funcionamento mental mostra-se confuso, perda da coordenação motora, aumento da insegurança e maior probabilidade de acidentes.

Segundo Hans Selye, a adaptação geral ao estresse se divide em três fases:

  1. Primeira fase – de alarme: nesta fase todas as reações do corpo ao estresse se fazem sentir. É aquela fase em que percebemos o coração batendo mais rápido, assim como a respiração, nos sentimos nervosos e com a mente agitada;
  2. Segunda fase – de resistência: depois que o estresse continua por um tempo suficiente, o corpo se habitua a ele e entra numa fase de adaptação. Nesta fase nos acostumamos a estar sob os estímulos que causam estresse e ele parece não nos afetar tanto;
  3. Terceira fase – de exaustão: se o estresse não cede, existe um limite para o tempo em que conseguimos manter-nos adaptados, antes de entrar na fase de exaustão. Nesta fase podemos adoecer física e mentalmente, o sistema imunológico, deixa de nos proteger adequadamente e é neste momento que podemos pegar uma infecção.

O presente trabalho pretende identificar o nível de estresse do profissional de estética, apontando fases e possíveis tratamentos.


  1. DESENVOLVIMENTO

Sempre que perguntados se o estresse é bom ou ruim, temos a tendência de responder que se refere a uma situação negativa, no entanto existe o lado positivo. Algum nível de estresse é necessário para que sejamos motivados a executar uma tarefa.

O stress é uma resposta complexa do organismo, que envolve reações físicas, psicológicas, mentais e hormonais frente a qualquer evento que seja interpretado pela pessoa como desafiante. Nosso enfoque é na resposta do organismo a um estímulo mediado pela interpretação que lhe dada. Esse estímulo, interpretado como desafiador, provoca uma quebre na homeostase do funcionamento interno que, por sua vez, cria uma necessidade de adaptação para preservar o bem estar e a vida. A necessidade de adaptação exige a emissão de vários comportamentos adaptativos que se constituem na forma como a pessoa lida com o stress, ou seja, suas estratégias ou não de enfrentamento. (LIPP E MALAGRIS, 2001).

Foi aplicado questionário, para profissionais, sendo duas de salões de beleza e quatro de clínicas de estética, com o intuito de identificar o nível de estresse dos profissionais que atuam nos salões de beleza e clínicas de estética.

Dos seis profissionais entrevistados, dois (sendo um de salão de beleza e um de clínica de estética) apresentaram valores de 21 a 40 pontos, e quatro (sendo um de salão de beleza e três de clinicas de estética) apresentaram valores de 41 a 60 pontos. A saber:

  • De 21 a 40 pontos: possibilidade de desenvolver o estresse procure trabalhar as recomendações de prevenção.
  • De 41 a 60 pontos: fase inicial do estresse procure ajuda profissional para debelar os sintomas e garantir, assim, a qualidade no seu desempenho profissional e a sua qualidade de vida.

  1. CONCLUSÃO

Após analisar os questionários constatamos que estresse pode acometer cada indivíduo em maior ou menor grau. O estresse é um processo dinâmico, que pode se agravar ou ser revertido, dependendo de como a pessoa o enfrenta. No entanto, para que ocorra a reversão do quadro de estresse se faz necessário intervir com a utilização de técnicas que auxiliem a melhora do quadro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com