TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Hambiemtal

Por:   •  16/4/2015  •  Artigo  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Na pré-história a relação do homem com ambiente ocorria de forma divina, o homem respeitava a natureza e a chamava de “ mãe”, colhia da mesma somente o que necessitava para alimentação e vestuário. Após isso, o homem desenvolveu habilidades tais como a agricultura, pecuária e desde então vem alterando a natureza de forma a assegurar sua própria sobrevivência, sem se preocupar em repor à natureza aquilo que dela tirou. Com a revolução industrial os avanços na degradação ambiental cresceram de forma desordenada, ultimamente construção de prédios urbanos vem modificando a geografia das cidades de forma acelerada e sem muito planejamento, estudos de pactos ambientais que desencadeou no caos que se vive hoje.

No Brasil, ocorreu desaparecimento de Biomas inteiros, tais como a Mata Atlântica, A Amazônia perdeu uma boa parte de sua fauna e flora e há ainda as grandes catástrofes que vem ocorrendo em cidades do sul e sudeste do país como grandes enchentes e desmoronamentos que atinge em cheio a população de baixa renda que se tornou a maior vítima do desenfreado desenvolvimento capitalista que ocorreu no mundo. Estamos a beira de um colapso ambiental, a produção do lixo urbano é tão desordenada que não se sabe o que ocorrerá no futuro. Na cidade de Belém, capital do estado do Pará, o local destinado ao lixo não comporta mais o lixo produzido e não há outro lugar que se possa destinar para este fim. Vivemos hoje quase num colapso ambiental e o avanço das desigualdades sociais, são sinais eloqüentes da crise do mundo globalizado.

A consciência ambiental e a conservação da natureza devem ser exercitadas não só pela sociedade, mas também por cada um de nós em nosso cotidiano. Assim, estaremos colaborando para um planeta mais saudável. Como cidadão venho fazendo o que está ao meu alcance para contribuir nessa luta: procuro não jogar lixo pela janela do carro, escovo os dentes com um copo de água ao invés de usar a torneira, junto o máximo possível de roupa para lavar de uma só vez, a água da máquina é usada para lavar a área de serviço, vou de ônibus para o trabalho. No âmbito mais social, procuro contribuir com os catadores e recicladores separando as embalagens, separadas para facilitar seus serviços.

As ações de ONGS, e a mobilização da sociedade para o problema causado ao ambiente ainda é muito inópia, falta a população uma educação ambiental para que a sociedade como um todo possa agir e mudar sua atitude em relação ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com